Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

4 dicas para a organização da cozinha

Oi, gente!

Tudo bem com vocês?

Com o final do ano se aproximando, não existe nada mais saboroso do que uma ceia de Natal, Ano Novo ou um jantar mais especial com amigos e familiares. No entanto, uma cozinha desorganizada pode causar estresse e frustração justamente quando você menos precisa.

Confira abaixo algumas dicas muito úteis para organizar sua cozinha agora ou em qualquer época do ano!

cozinha1

Crédito: Pixabay

Comece por uma limpeza

Parte da organização começa por uma limpeza e “sessão de desapego” na sua cozinha.

1 – Retire tudo dos armários e gavetas. Temos certeza de que você irá encontrar alguns itens que não usa (ou vê) há muitos anos. Você realmente precisa deles?

2 – Aproveite para passar o aspirador, tirar o pó e realizar outras tarefas como desentupir pia, limpar os azulejos e lavar o chão.

Utilize as paredes

É muito comum colocarmos todo e qualquer item da cozinha em armários e gavetas – mas olhe para suas paredes e veja quanto espaço elas proporcionam.

1 – Use e abuse das prateleiras. Em outras palavras, verticalize seu espaço e coloque itens que você usa menos nas partes mais altas. Nada que um banquinho de madeira não resolva.

2 – Outra sugestão que une o útil ao organizado é pendurar um pequeno quadro negro em uma das paredes, onde você pode escrever o que precisa comprar no mercado ou deixar recados para quem entra e sai de casa.

Potes de vidro: bonitos e práticos

Se você seguir a dica acima, aproveite para colocar potes de vidro nas prateleiras. Eles dão um toque de organização e beleza à sua cozinha.

1 – Use os potes para alimentos secos como arroz, feijão e milho. Assim, você terá fácil acesso quando precisar e sua cozinha terá um colorido todo especial.

2 – Potes de tamanhos diferentes podem ser usados para itens diferentes. Por exemplo, vidros maiores são mais práticos para grãos e cereais, e vidros menores são ideais para ervas e temperos.

potesdevidros

Crédito: Pixabay

Organize a geladeira

Muitas vezes deixamos alimentos estragarem porque não lembramos que eles estavam lá no fundinho da geladeira. Portanto, é sempre bom ter um sistema de organização e checar toda semana a condição dos alimentos.

1 – Para uma organização mais “a fundo”, faça o mesmo que fez com a cozinha toda: retire tudo de seus compartimentos, veja o que ainda usa, e limpe a geladeira com um pano umedecido e um pouquinho de detergente neutro.

2 – Utilize as gavetas mais altas da geladeira para carne e produtos lácteos que precisam de temperaturas mais baixas. Vegetais devem ir na gaveta mais baixa, já que são mais sensíveis ao frio.

Agora que você já aprendeu a organizar sua cozinha, maximizar o espaço e viu até dicas de como desentupir pia, mãos à obra. O esforço vale a pena e você vai poder aproveitar o espaço de maneira mais prazerosa e eficiente!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

6 dicas para evitar a umidade em casa
Tipos de brita: da construção à decoração
5 dicas para montar um quarto de criança
10 comentários
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close