Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

5 dicas para planejar a sua construção ou reforma e economizar

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

O momento de construir ou reformar pode ser difícil, trabalhoso e caro, mas sabia que é possível deixar o processo da sua obra mais fácil e mais barato? A solução está em uma medida bem simples, mas que muitas vezes acaba sendo esquecida: o planejamento.

Ao planejar cada detalhe antes de iniciar sua nova construção ou reforma, você conseguirá economizar em material, mão de obra e evitar eventuais transtornos que possam vir a ocorrer. Veja abaixo nossas 5 dicas para economizar na hora de realizar sua obra:


Calcule os materiais e pesquise bem antes de comprá-los

Uma boa forma de iniciar seu planejamento é calcular e pesquisar os materiais que irá usar, comprando as quantidades corretas de cada produto por um preço justo.

Por exemplo, é aqui que você pode descobrir quantos blocos por metro quadrado serão necessários para aquela parede, ou quantos azulejos você precisará para o piso, entre outros detalhes importantes que te ajudarão a economizar no médio e longo prazo.

Profissionais especializados – como um arquiteto, engenheiro ou mestre de obras – poderão lhe ajudar nesse momento. Aqui no blog você também confere outras dicas importantes de como iniciar uma reforma.


Procure por materiais descartados que possam ser reutilizados

Em caso de pequenas reformas, muitas vezes, o que você precisa pode estar sendo descartado por outra pessoa.

Procure em lojas de materiais de construção usados ou grupos de doação e veja se o que já não é útil para outra pessoa, pode fazer a diferença para sua reforma sem mexer muito em seu bolso. Além da economia, você também contribui com o meio ambiente, aumentando a vida útil de algo que talvez fosse ser descartado.


Contrate profissionais e empresas especializadas

Na hora de realizar uma nova construção ou reforma, é muito importante que os profissionais envolvidos saibam o que estão fazendo.

Por isso, procure arquitetos, engenheiros, mestres de obra e pedreiros com referências, e pesquise sobre trabalhos anteriores realizado por esses profissionais. Ao contratar pessoas que entendam o que você deseja, sua obra fluirá de maneira mais eficiente e econômica.


Combine antecipadamente os valores e prazos da obra

Outra dica muito importante antes de começar uma obra é combinar os valores e os prazos com os profissionais envolvidos no serviço de forma antecipada.

Ao fazer isso, você poderá controlar melhor seu orçamento e o andamento da obra, evitando gastos inesperados e um serviço que leve mais tempo do que o esperado.


Descubra formas de reaproveitar o eventual material que sobrar

Caso alguns dos materiais usados na sua obra tenha sobrado, você pode pesquisar sobre maneiras de utilizá-los de forma eficaz e criativa. Além de ecologicamente corretas, essas ações também vão te ajudar a poupar seu suado dinheirinho e a conseguir novas decorações e objetos para sua casa. Quer alguns exemplos?

  • Você pode aproveitar a madeira que sobrou para criar prateleiras e móveis;
  • Usar os materiais de porcelanato para criar uma mesa diferente e com estilo!
  • Transformar os tubos e telhas que restaram para cultivar plantas no jardim.

Além disso, você também pode buscar lojas especializadas que compram esse tipo de material, ou doá-los para instituições de caridade ou amigas (os) que também querem fazer uma reforma.


Com estas dicas, você conseguirá ter uma obra menos estressante e dispendiosa, economizando em seus gastos e alcançando resultados melhores ao longo do processo.

E para você, quais outras atitudes podem ser tomadas para que a obra não pese tanto no bolso? Divida seus conselhos e compartilhe o nosso artigo com seus conhecidos que estão pensando em construir ou reformar!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Como fazer a transição do bebê da banheira para o chuveiro
Dicas para montar um jardim vertical
Como conservar os alimentos na geladeira
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close