Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

5 erros que cometi em viagens

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Desde pequena, meus pais me ensinaram que a melhor forma de gastar o dinheiro arrecadado durante o ano com o nosso suor de cada dia é viajando. Mesmo com muito planejamento, nós podemos passar por diversos problemas durante a viagem. Assim, resolvi fazer uma lista com 5 erros que eu cometi durante as minhas viagens. Vamos a eles?

1. Viagens em excursão

Muitas das vezes que eu viajei sozinha, com o marido ou com a família foram através de pacotes de viagem em excursão. Essa dica é boa para quem não quer ter trabalho para organizar uma viagem. Só que tem um grande problema: você fica extremamente preso(a) às pessoas!

Você não fica sossegado se quiser aproveitar melhor o lugar que está visitando porque a excursão tem uma programação a ser seguida. Vamos supor: você está na frente da Fontana di Trevi na Itália e quer tirar todas as fotos possíveis e imagináveis daquele local, mas as pessoas que estão com você na excursão já se cansaram de ficar ali. Conclusão: o passeio continuará mesmo que você queira ficar ali aproveitando aquele momento, ou seja, ou você acompanha o planejamento ou você fica de fora.

Esta foto é do nosso grupo do Passeio de Balão. Não foi um pacote, mas vale como ilustração!

Quando o Elton e eu viajamos para Gramado, contratamos um pacote de viagens para nos levar aos lugares sem nenhum tipo de preocupação. Quando chegamos ao Museu Dreamland, ficamos encantados com tudo o que tinha ali e nos empolgamos com fotos e brincadeiras. Ao sairmos do museu, não encontramos mais o nosso ônibus ali parado nos esperando. A nossa sorte foi que tinha outros ônibus da empresa de excursão ali parados. Pegamos uma carona em um deles para encontrarmos o nosso ônibus no próximo destino do dia.

Ao entrarmos no nosso ônibus, vimos os outros viajantes nos olhando com caras feias e levamos uma bronca do motorista porque tínhamos demorado no museu e feito as outras pessoas esperarem! Foi um estresse desnecessário e chato que passamos!

As viagens em excursão são boas para aquelas pessoas que se preocupam com horário e em visitar vários lugares no mesmo dia. Se você não tem esse perfil, viaje por conta própria e monte o seu próprio roteiro.

2. Cuidado com companhias aéreas muito pequenas e preços muito acessíveis

Uma vez, viajei a trabalho para Brasília pela antiga companhia Webjet, que, na época, era famosa por voos baratos e sem luxo. A ideia era fazer o meu trabalho lá e voltar para São Paulo no mesmo dia. Cheguei cedo em Brasília e fiz o meu trabalho. No final do dia, retornei ao aeroporto e fui fazer o check-in. A moça do balcão me disse que a aeronave tinha tido um problema em Belo Horizonte e que ia atrasar uma hora para chegar em Brasília.

Uma hora de espera. Duas horas de espera. Quatro horas de espera. Cinco horas de espera e o aeroporto se tornou um caos. Era gente brigando, xingando e os comissários de bordo da Webjet tentando nos acalmar. Eles nos disseram que iam nos levar para um hotel, pois não tinha mais nenhum voo disponível para Brasília. Só que a quantidade de pessoas era enorme.

Conclusão: um terço das pessoas foi para o hotel e os outros dois terços ficaram no aeroporto. A TAM se sensibilizou com a situação e providenciou uma aeronave de madrugada para acomodar os passageiros da Webjet.

A experiência que tive com a Webjet foi terrível na época. Então, desconfiem de empresas que jogam os preços das passagens aéreas lá embaixo. Pode ser uma tentativa de overbooking. Tomem cuidado!

3. Calcule o valor total da viagem, incluindo presentes e lembrancinhas

Muitas vezes, nós nos empolgamos no destino escolhido e acabamos por gastar demais com lembrancinhas, coisas fofas, bebidas típicas, etc., e, no final da viagem, não temos dinheiro nem para uma água no aeroporto. Pois é! Eu já passei por isso várias vezes.

Copos do Star Wars na Nadir Figueiredo

O Elton e eu arrecadamos um dinheiro legal na gravata e no sapatinho na festa do nosso casamento. Só que, no terceiro dia da viagem, o dinheiro simplesmente acabou porque nos empolgamos na loja da Tramontina e nos Cristais de Gramado, além de comprar alguns passeios que não estavam inclusos no pacote. O que nos salvou foi o cartão de crédito! Só que a dívida que a gente arrecadou nos meses seguintes foi bem alta! Tome cuidado com isso!

4. Querer estar em mil lugares ao mesmo tempo

Você nunca visitou determinado lugar e, agora, conseguiu realizar o seu sonho! Acredito que você quer aproveitar ao máximo desse lugar, fazendo passeios e visitando tudo o que sempre sonhou, correto? Cuidado! Planeje tudo! Quanto tempo você levará para sair de um local para visitar o outro? Será que não é muita correria?

Antes de tudo, faça um planejamento dessa viagem. Quais lugares são essenciais para você visitar? Qual a distância de um lugar para o outro? Não se esqueça de que você perderá tempo no trânsito ou para se deslocar até o outro destino! Não vale a pena ficar estressado!

Como eu falei acima, os pacotes de viagem tem a mania de levar os viajantes para vários lugares no mesmo dia. Pode ter certeza que você verá tudo, mas, ao mesmo tempo, não verá nada porque será muito rápida a sua estadia por lá. Será que vale a pena visitar mil lugares ao mesmo tempo? Será que não é melhor você escolher alguns pontos turísticos e deixar os outros para uma próxima oportunidade? Fica a dica!

5. Não deixar um dia para descanso entre uma atividade e outra

Outra gafe que cometemos em viagens é a seguinte: não tirar um dia para descanso entre um dia de atividades. Isso acontece muito com pessoas que viajam para a Disney, por exemplo. São muitos parques para visitar e, muitas vezes, as pessoas têm apenas 10 dias para isso. Assim, as pessoas acabam indo aos parques todos os dias e não descansam. Não vale a pena fazer isso!

Não se esqueça de que a sua viagem também é um momento de relaxamento. Acredito que essa viagem foi muito bem planejada e você quer aproveitar o destino, mas você está em férias e precisa descansar. Senão, vai acabar reclamando o resto do ano porque não conseguiu descansar nas férias.

Isso aconteceu comigo quando fui à Europa. Todos os dias, tínhamos atividades e visitas a locais novos. Não conseguia dormir de empolgação e de cansaço (sim, muitas vezes, o cansaço não nos deixa dormir). No final da viagem, eu estava tão cansada que não tinha vontade de sair explorando os lugares. Simplesmente, me sentava em um café, em um restaurante ou na pracinha e ficava vendo as pessoas passeando. Não vale a pena! Tire um dia de descanso para você saber que está em férias!!

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje! Se quiser compartilhar mais algum erro de viagem com a gente, comente aqui neste post.

Beijinhos

Comente

comments

5 dicas para viajar com crianças pequenas
Brotas
5 dicas de viagem para as férias de julho
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close