14/07/2017
  • Assuntos diversos

5 livros que marcaram a minha vida

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Quando eu era criança, a minha mãe, que era professora de português, costumava me presentear com muitos livros. Na escola em que ela dava aulas, sempre passavam por lá vendedores de livros e de outras coisas (minha mãe era a rainha do consórcio da Sharp… rsrs… mas isso fica para um outro post). Nem sei qual foi o primeiro que ela me deu porque eram muitos. Eu colecionava os livros do Tesouro Disney, da Biblioteca do Escoteiro Mirim, de contos de fadas diversos, etc. Era muito gostoso!

Aí, chegou a fase das leituras obrigatórias na escola. Confesso que eu enrolava para ler os livros que a professora mandava porque não eram os que eu gostava de ler. Na adolescência, começaram a ser indicados os famosos livros de literatura que (desculpe quem curte) não me agradavam.

Comecei a ter prazer na leitura na época da faculdade. Passava tardes na biblioteca escolhendo qual livro eu iria pegar para ler no final de semana. Era bem gostoso! Dentre esses livros que li nessa época e os que vieram depois, muitos deles marcaram a minha vida e me mostraram uma maneira diferente de enxergar a vida. Assim, resolvi fazer uma lista desses livros para indicar aqui para vocês. Vamos a eles?

1. A Sombra do Vento

A Sombra do Vento

Eu comprei esse livro em uma das Bienais do Livro porque me encantei com a sinopse do livro. Ele fala sobre um menino que visita o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra o livro A Sombra do Vento que transformará para sempre a maneira que ele enxergará a vida. É lindo demais!

Sinopse oficial

Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade. A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura.

Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.

2. Vinte Dias em Coma

Vinte dias em coma

Este é outro livro lindíssimo! Como será que é ficar vinte dias em coma? Você consegue escutar e sentir tudo o que está à sua volta? Confesso para vocês que eu fiquei muito emocionada quando li este livro! Vale a pena lê-lo para ver que a vida é muito maior que nós pensamos.

Sinopse oficial

Não se movia, não conseguia abrir os olhos, não falava… mas ouvia tudo. E voltou… Uma surpreendente descoberta na reconquista dos valores mais caros da existência. Comovente história de amor a comprovar que esse sentimento maior pode ser resgatado no coração daqueles que se propuserem a encontrar a felicidade, bastando o mágico toque da humildade, do perdão e da ternura. É o que narra este romance, demonstrando que um exame mais apurado sobre quem realmente o indivíduo é, e sobre os porquês da vida, pode transformar, levando à plena felicidade, dentro dos caminhos da bondade e do amor.

O leitor, em muito, se emocionará com as tocantes surpresas no desenrolar deste livro, onde a temática do intercâmbio entre os dois planos da vida é tratada sob cativante prisma. Enfim, uma obra que traz a certeza de que se pode ser feliz desde que se implante a felicidade ao redor.

3. Laços Eternos

Minha mãe me emprestou este livro e foi o primeiro livro espírita que eu li na minha vida. Simplesmente me apaixonei. Este livro me tocou de tal forma que me abriu a mente para muitas coisas. É lindíssimo!!!

Sinopse oficial

O amor une. O ódio também. Ligações de ódio são passageiras. As do amor, eternas. A vida usa a reencarnação. Aproxima as pessoas. Abre-nos a compreensão para outras parcelas da verdade. Desenvolve nossos sentimentos. Ilumina nossa inteligência. Facilita-nos a conquista da paz. As almas amadurecem, conseguem perceber que existe só amor. Força motriz da vida surgindo do todo. Em laços indestrutíveis pela eternidade.

4. Quem mexeu no meu queijo?

Quem mexeu no meu queijo?

O título parece bobinho, mas é uma verdadeira lição de vida. É um ensinamento sobre como encaramos a vida e sobre como podemos nos melhorar como pessoas. As mudanças vêm com algum propósito na vida da gente, então, é preciso estarmos preparados para elas. Recomendo!

Sinopse oficial

Quem mexeu no meu queijo? é uma parábola que revela verdades profundas sobre mudança. Dois ratinhos e dois homenzinhos vivem em um labirinto em busca de queijo – uma metáfora para o que se deseja ter na vida, de um bom emprego a um relacionamento. Um deles é bem-sucedido e escreve o que aprendeu com sua experiência nos muros do labirinto. As palavras rabiscadas nas paredes ensinam a lidar com mudança para viver com menos estresse e alcançar mais sucesso no trabalho e na vida pessoal. Quem mexeu no meu queijo? é uma leitura rápida, mas sua idéias permanecerão por toda a vida.

5. Há Dois Mil Anos

Há dois mil anos

Esta é uma leitura obrigatória para todos os cristãos. Trata-se de uma das encarnações do mentor de Chico Xavier, Emmanuel, e sua vida como o Senador Romano Públio Lentulus. Neste livro, Públio Lentulus encontra com Jesus e muda totalmente a maneira de encarar a sua vida. Vale a pena!!!

Sinopse oficial

Às margens do lago Genesaré, Públio Lentulus (Emmanuel) teve um encontro com Cristo. Fora interceder pela cura de sua filhinha Flávia, que contraíra lepra. Comovido e magnetizado por emoções que ainda desconhecia, o senador romano afastou-se, entretanto, aquele encontro ressoaria em seu íntimo pelos séculos vindouros…

Emmanuel nos relata essa experiência pessoal com a riqueza de detalhes que caracteriza todos os seus livros para que meditemos sobre os momentos preciosos que nos são oferecidos pela vida. Momentos, muitas vezes, desperdiçados, retardando nosso progresso e evolução.

Bom, pessoal, estes são os livros que mudaram a minha forma de encarar a vida! Vocês têm mais algum livro para incluir nesta lista? Então, deixe o seu comentário neste post!

Beijinhos e bom final de semana!

Comente

comments

                
 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

CommentLuv badge