Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

5 razões para introduzir desenhos animados na rotina infantil

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Não é novidade que os desenhos animados fazem parte do imaginário infantil desde o início do século XX. Desenhos como Gato Félix, Mickey Mouse e Looney Tunes acompanharam a infância dos nossos avós até chegar aos dias de hoje na infância de nossos filhos.

Crédito: Depositphotos

Muito se discute hoje em dia sobre desenhos animados serem prejudiciais ao desenvolvimento dos pequenos por conta das muitas horas em frente às telas, mas, se colocados de forma saudável e controlada, os desenhos animados educativos podem trazer vantagens e até ajudar na formação das crianças.

Por isso vamos citar 5 razões para introduzir desenhos animados na rotina da criança. Confira a seguir!


Estímulo da criatividade

Assistir desenhos animados pode contribuir bastante para o desenvolvimento e estímulo da criatividade: linguagem lúdica, cores, músicas e movimentos são alguns dos recursos utilizados por essas produções, servindo não apenas como entretenimento, mas também ensinando a resolver pequenos problemas de forma criativa.

Um exemplo disso é o desenho Dora, A Aventureira que, junto com seu fiel amigo Botas, encoraja os pequenos a participar dos acontecimentos que ocorrem na animação como desafios e interações onde a protagonista pede ajuda aos espectadores, cria diálogos e ensina palavras em outro idioma.


Ensino de valores importantes

Desenhos podem ser ótimos aliados dos pais para passar boas mensagens aos filhos. Alguns deles podem ir muito além das brincadeiras, ensinando às crianças valores sentimentais e espirituais, como é o caso da animação brasileira O Pequeno Francisco, um desenho de São Francisco que mostra a infância do santo por uma visão singela e facilmente entendida por crianças.

A história acompanha o menino Francisco, que é filho de comerciantes, e deseja se tornar um grande cavaleiro no futuro, quando, um dia, ele recebe um chamado divino para largar sua vida de riquezas e se tornar um mensageiro da paz e do amor na Terra. Essa animação reforça os valores da bondade, amor ao próximo, humildade e obediência de forma delicada e numa linguagem apropriada para crianças de todas as idades.


Convivência em sociedade

Muitas animações trazem como tema principal o convívio do personagem principal com a família, amiguinhos e com a comunidade onde ele vive. Nessas histórias, são abordadas situações cotidianas que as crianças conseguem se identificar e elas costumam repetir comportamentos dos personagens.

Crédito: Free Photos

Um bom exemplo é o desenho Daniel Tigre, onde um pequeno tigre chamado Daniel mora com os pais e passa por situações comuns a uma criança enquanto aprende lições na convivência com vizinhos e amigos.


Introdução ao método científico

Muitas produções despertam o interesse das crianças para as ciências e a pesquisa científica, fazendo isso de forma leve e divertida.

Um exemplo desse tipo de desenho é o Show da Luna, um desenho brasileiro onde a protagonista Luna é uma menina curiosa que adora fazer perguntas sobre vários assuntos relacionados à ciência. Junto com seu irmão Júpiter e o furão de estimação Cláudio, Luna encontra as respostas de suas perguntas através da observação e experimentação, introduzindo as crianças de forma simples ao método científico.


Ajuda na alfabetização

Junto com o hábito da leitura, os desenhos animados são ótimas ferramentas para alfabetização de crianças em idade pré-escolar. Um bom exemplo de desenho que usa esse recurso é o ABC e você, uma série feita em conjunto com profissionais educadores que estimula a comunicação, uso do alfabeto e regras de português através de músicas animadas.

Os personagens Lupi, Angélica, Chico e Kami apresentam às crianças as palavras e como se comunicar de forma compreensível usando rimas e inserindo informações elaboradas de acordo com a curva de aprendizagem dos pequenos.


Você conhece mais alguma razão para inserir desenhos animados na rotina das crianças? Compartilhe com a gente nos comentários!

Beijinhos e até a próxima!


Este artigo foi criado pela equipe Arte Piedosa para uso exclusivo do blog Brisa da Tarde.

Comente

comments

Clipping: 12 brinquedos educativos indicados por mães blogueiras
Nosso ensaio fotográfico em casa
Mamães na Web.com.br
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close