Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

6 atividades para as férias escolares

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Férias é tempo de descanso, de estar com a família e de recarregar as energias para mais um semestre do ano. A pedagoga Márcia Murillo da Mercur nos deu algumas dicas de atividades que podem ser realizadas durante esse período com as crianças. “É preciso incentivar as crianças a vivenciarem experiências diversificadas, que se exercitem, saiam da frente da televisão, smartphones, tablets e computadores. Férias é hora de relaxar, ler, brincar e se divertir muito”, declara.

Vejam abaixo algumas atividades:

Cartaz das atividades para as férias

ferias

É bom deixar a criança escolher o que quer fazer

Quando chega o período de férias dá vontade de fazer muitas atividades, porém, sabemos que o tempo não nos permite realizar tudo que temos em mente, por isso, é fundamental a organização. Junto com as crianças, pegue um cartaz, faça um calendário do mês, planeje e escreva tudo o que pensam em fazer a cada dia neste período. Utilize materiais coloridos para escrever como lápis de cor, giz de cera e canetas hidrocor. Deixe a criançada livre para ilustrar cada dia com muita criatividade. 

Presente das férias

valepresente

Vale tudo com muita criatividade

É importante oferecer espaços que convidem a criança a se experimentar já que o brincar é um espaço de descobertas e pesquisa sobre diferentes materiais, brinquedos e brincadeiras. Crie vale-presentes para as crianças. Cada vale refere-se a uma ação diferente com a família, por exemplo, uma ida a praça, uma massagem, um cinema em casa, uma brincadeira no pátio e um cafuné. A criança escolhe quando utilizará seus vales, conforme o seu tempo.

Acampamento na sala

Quem não curte montar uma barraca bem improvisada na sala de casa? Afaste os móveis do ambiente, pegue cobertas e lençóis e monte barracas. Divirta-se curtindo um filme, jogando ou até mesmo batendo um bom papo com as crianças na barraquinha da família.

Bingo da família

bingo

Quem não gosta de brincar de bingo?

Utilize diversos materiais como tintas, lápis de cor e giz de cera. A ideia é criar um bingo em família. As perguntas do bingo podem estar relacionadas a aprendizados que os pais queiram repassar para os seus filhos. Não tem certo ou errado, o importante é estar e aprender juntos com os questionamentos.

Dança comigo?

O que acha de mostrar a seus filhos as danças de quando era mais jovem? Mostre vídeos, tire-o para dançar. Solte a música e afaste os móveis da sala. Com certeza será um momento de muita diversão.

Invente a história

As histórias estão presentes na nossa vida desde a fase infantil até a adulta. O ato de criar história desperta muitas coisas boas. Recorte figuras de pessoas (homens, mulheres, crianças, bebês) e paisagens. Coloque todas as imagens em um envelope e passe a missão para cada um tirar do envelope uma figura. Todos devem escrever uma história de acordo com a figura que tirou.

Assim, dá para saber que tem como se divertir com a criançada sem gastar. O que vale a pena é estar com a família com muito amor e carinho!

Beijinhos

Comente

comments

Amamentação: dicas da vida real
Aproveite o Dia das Crianças
Receitas de papinhas da pediatra da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close