Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

8 coisas que você precisa fazer antes de engravidar

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Todo mundo ficou sabendo que eu estou planejando engravidar. Para as mulheres que também estão planejando engravidar, é importante realizar algumas coisas antes da gravidez e da mudança de vida que o bebê trará na sua vida e na do seu companheiro.

Assim, resolvi fazer uma lista com 10 coisas importantes para fazer antes de engravidar:

1. Fazer todos os exames possíveis e seguir os tratamentos indicados pelo médico

É importante estar com uma vida saudável antes de engravidar. Assim, marque um check-up com o seu médico de confiança. Faça todos os exames que ele pedir, bem como os tratamentos que ele indicar. Se precisar terminar o tratamento antes de engravidar, espere mais um pouco para começar as tentativas.

Eu mesma estou nessa fase. Estou realizando uma série de exames para saber se eu já posso começar as tentativas. Estar saudável é muito importante!

 2. Passear e viajar

Todo mundo sabe que o casal fica um pouco mais limitado quando a mulher engravida. Não é que o casal vai parar de passear e viajar, mas, dependendo da orientação médica, a grávida vai precisar fazer repouso. Aí, a vida muda completamente quando o bebê chega na vida do casal. As saídas serão menos frequentes porque toda a atenção estará voltada para o bebê.

Uma dica legal que eu vi no blog da Lia Camargo é fazer um babymoon. O babymoon é parecido com a lua-de-mel, mas tem um outro propósito: fazer o casal se curtir antes da chegada do bebê. É interessante fazer essa viagem no segundo trimestre da gravidez, pois a mulher estará mais disposta.

Crédito: Travel by Darcy

Dê uma olhadinha nestas dicas para fazer um babymoon dos sonhos.

3. Sinta-se linda

Antes de engravidar, aproveite esse tempo para se cuidar. Quer fazer uma depilação a laser, então, faça. Quer mudar o cabelo, emagrecer, começar um novo estilo de vida, começar a se exercitar, radicalizar, etc.? Faça tudo o que tem direito antes da gravidez! É claro que você não deve descuidar da sua saúde! De resto, sinta-se linda e seja feliz!

4. Faça um planejamento da vida do casal

Analise a vida de vocês e veja se ainda está faltando alguma coisa a ser feita. Aproveite este tempo para estudar, fazer uma poupança, reformar a casa, planejar a vida financeira do casal, para mudar de emprego ou abrir um negócio, etc.

É muito importante que o casal converse sobre tudo o que pensam sobre a maternidade e sobre como ela mudará a vida de vocês. Precisam mudar alguma coisa? Então, já está na hora de fazer isso!

5. Adote um estilo de vida mais saudável

A gravidez será bem mais tranquila se a mãe já estiver se preparando para esse momento. É importante adotar um estilo de vida mais saudável, não só para a gravidez, mas para toda uma vida. Comece a frequentar a academia, converse com um nutricionista e peça a ele um cardápio saudável para você seguir, pratique alguma atividade que ajude a relaxar, como, por exemplo, a ioga, a dança de salão, etc. Vale a pena investir nessas práticas neste momento.

6. Escolha um cômodo da casa para ser o futuro quarto do bebê

O bebê ainda não tem um quarto? Então, já está na hora de começar a pensar em desmontar um cômodo para planejar o futuro quartinho. Como você quer decorá-lo? Já pensou na disponibilização dos móveis?

No nosso caso, nós já temos um quarto para o bebê, mas ele ainda é o escritório e um depósito de bagunças das coisas que vieram da casa do meu pai. Vamos ter que dividir esse quarto porque precisamos ter um escritório em casa. Quando o nosso filho estiver em idade escolar, estamos pensando em fazer um terceiro quarto em cima da área da lavanderia, entrando pelo closet. Vamos ver! Ainda temos tempo para isso, mas precisamos fazer o planejamento do quarto logo!

7. Comece a procurar um médico de confiança e um hospital que atenda as suas necessidades

O médico será o melhor amigo da mulher antes e durante o período da gestação. Então, é muito importante começar a procurar um! O seu ginecologista também é obstetra e você já confia nele há muitos anos? Ótimo! Você já está com meio caminho andado!

Converse com ele sobre as suas expectativas sobre a gestação, sobre os seus medos. Tire todas as dúvidas possíveis com ele. Se possível, vá anotando as suas perguntas para não se esquecer de nada. Pergunte a ele em quais hospitais ele faz parto. Veja no livrinho do seu plano de saúde ou no site dele se esses hospitais estão cobertos por ele. Se os hospitais indicados não estiverem no plano de saúde, está na hora de mudar de plano de saúde ou de médico. Pense nisso!

8. Informe-se

A internet e os livros estão aí para nos orientar durante essa fase. Entre no Google e pesquise sobre tudo o que você quiser saber sobre gravidez, maternidade, filhos, parto, etc. Para quem acompanha o meu Instagram, eu postei uma foto do livro que a minha irmã me deu sobre maternidade. Trata-se do livro "Um Bebê em Casa" da jornalista e apresentadora Chris Flores. Comecei a lê-lo anteontem e estou amando cada tema!

Recomendo também adquirir o livro "Parabéns, você está grávida! – Orientações para uma Gravidez Perfeita" do Doutor José Bento. Trata-se de um ótimo guia para quem quer ou já está grávida. Eu comprei esse livro no ano passado e ele tirou algumas das minhas dúvidas. Vale a pena o investimento de toda a coleção do Dr. José Bento!

Bom, pessoal, é isso! Espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje! Quem tiver alguma dica legal para compartilhar, por favor, poste nos comentários!

Um grande beijo!

Comente

comments

Como escolher uma babá-eletrônica
Dicas de presentes para o papai: compartilhando momentos
5 dicas para montar um quarto de criança
4 comentários
  • Talita Rodrigues Nunes

    Amei saber que estão com planos de engravidar!!! Sabes que estou à dispocição para judar no que for possíve, né?
    Mas vejo, pelo post, que já estás bem informada 😉

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Talita!

      Muito obrigada! Ah, estou me informando bastante, mas claro que toda ajuda é bem vinda!!!

      Beijinhos

      Responder
  • Amanda

    Que interessante! Adorei as suas dicas, e conselhos de coisas para se fazer antes de engravidar, serio isso me deu umas boas bases do que poderei fazer antes de engravidar

    Infelizmente, engravidar é algo sério é necessário responsabilidade e ter poses na vida de forma a poder se sustentar..

    Não é fácil, mas com certeza que vou usar essas dicas maravilhosas.

    Parabens.

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Amanda!

      Fico feliz por ter gostado das dicas!

      Beijinhos

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close