Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

A importância de ir ao ginecologista todos os anos

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Existem vários fatores que indicam que ir ao ginecologista é muito importante, pois apresenta um espaço de prevenção, orientação e tratamento para situações que afetam a saúde da mulher.

Diante disso, os motivos que possam incentivar as mulheres a procurarem seus médicos podem ser descritos como prevenção de doenças como câncer de mama e de colo de útero, irregularidade menstrual, suspeita de doenças sexualmente transmissíveis, entre outras.

O ideal é que, em toda consulta, a paciente venha relatar anormalidades, situações que possam ser indicativas e tirar todas as suas dúvidas sobre doenças e cuidados diários.

No entanto, a ida ao ginecologista também tem caráter de planejamento familiar, principalmente no quesito gravidez e suas principais dúvidas.

Quer saber qual a importância de ir ao ginecologista todo ano? Então, acompanhe nosso post de hoje.


Obter informações sobre sua própria saúde

De modo geral, as adolescentes, na primeira menstruação, já começam a procurar um ginecologista para fins de prevenção. A iniciação na vida sexual é um dos principais motivos para esta procura, além do interesse e conhecimento sobre seu próprio corpo.

O atraso menstrual é um dos sintomas da gravidez, mas também pode indicar outras opções que envolvem a saúde da mulher. O grande fluxo de menstruação ou a ausência durante o ciclo podem ser sinais de irregularidades relacionadas à saúde da mulher que precisam ser averiguadas.

Por isso, a importância de uma vez por ano frequentar o consultório de um ginecologista mesmo sem anormalidades, pois assim você garante mais cuidado com sua saúde e seu corpo.


Tratamento específicos para disfunções e irregularidades

Consultar-se com um especialista também é questão de responsabilidade. Com isso, você terá mais chances de conseguir um tratamento adequado para seu problema. Um exemplo são as lesões e feridas nas partes íntimas ou os tipos de corrimentos vaginais que podem sinalizar doenças que necessitam de tratamento.

Além do mais, existem casos em que a mulher sofre com disfunções sexuais que podem trazer desconfortos e apresentar-se como sintoma a doença.


Prevenção e diagnósticos de doenças

O câncer de mama e de útero são doenças que afetam muitas mulheres, mas, com o descobrimento no início da manifestação, as chances de cura podem chegar a 95% na maioria dos casos. Isso vale também para endometriose, pólipos endometriais e as DST que, quando descobertas com antecedência, podem aumentar as chances de serem reparadas.

Por isso, vá ao ginecologista periodicamente, faça o exame preventivo e saiba mais sobre a endometriose, bem como as outras doenças que podem acometer a sua saúde.


Orientação regular sobre sua saúde

Uma das maiores buscas pela consulta ginecológica é pela a indicação de pílula contraceptiva, onde pode haver limitações para certos organismos femininos, assim como você poderá receber orientações sobre os demais tratamentos contraceptivos evitando a gravidez indesejada.

Para as mulheres que querem engravidar, as consultas anuais são de extrema necessidade, principalmente para verificar situações de doenças que pode causar infertilidade.

Os distúrbios hormonais também são identificados pelo ginecologista, já que podem interferir no ciclo menstrual, na gravidez ou menopausa.


Viu só como é importante as consultas ginecológicas, tanto para tratamento de doenças, como para prevenção delas e orientações sobre sua saúde.

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Dicas para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena
Como ser produtivo durante a quarentena?
10 dicas para entreter os idosos em tempos de quarentena
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close