Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Benefícios do queijo na terceira idade + receita

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos que buscam praticidade e nutrição – atributos considerados essenciais na hora da compra para a terceira idade, segundo informações de um estudo conduzido pela consultoria britânica Mintel.

A pesquisa mostra que 76% dos consumidores com mais de 55 anos tendem a comprar alimentos com efeitos nutricionais adicionais. Além disso, revela que o desenvolvimento de novos produtos focados nas necessidades deste público vem se tornando cada vez mais relevante, uma vez que a população mundial está envelhecendo (o número de pessoas com 60 anos chegará a 1,2 bilhão em 2025).

Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos, maturados, amarelos, etc. – ganham destaque, já que são opções práticas, acessíveis, ricas em nutrientes essenciais à manutenção da saúde e fáceis de manusear e de degustar. Outro aspecto que conta é a variedade de queijos existentes, cada qual com suas características, que podem ser consumidos em diferentes ocasiões, desde o café da manhã, sendo consumido puro ou em lanches, até o jantar, como ingrediente na culinária.

 

Além de atividades e exercícios diários para o bem-estar, é importante ressaltar duas coisas. Primeiro: que o valor nutritivo dos queijos deve ser considerado em uma dieta equilibrada. Segundo: que o grau de gordura e colesterol presentes em sua composição devem ser comparados a outros alimentos em quantidades habituais de consumo para certificar o benefício.

Conheça algumas das vantagens dos queijos para a saúde. As informações são da RG Nutri:


Controle da pressão arterial

Uma dieta rica em alimentos lácteos com baixo teor de gordura, como os queijos magros, contribui para o consumo adequado de cálcio, potássio e magnésio, minerais que exercem efeitos benéficos sobre a pressão arterial. Alguns estudos mostram uma relação inversa entre o consumo de lácteos e a prevalência da hipertensão, sendo essa relação independente do cálcio dietético, o que sugere um papel adicional desses alimentos sobre a doença.


Saúde óssea e dental

Por serem fonte de cálcio, os queijos são importantes também para saúde óssea. Para os dentes, por exemplo, ajudam no combate a formação de cáries, na remineralização do esmalte do dente, na retenção de cálcio e na densidade óssea e, ainda, aumentam a absorção de cálcio.

Além disso, são atribuídos alguns benefícios do soro do leite à saúde, componente resultante da fabricação dos queijos. O soro de leite pode auxiliar na redução da glicemia e aumento da tolerância à glicose, o que resulta na contribuição para a prevenção e tratamento da diabetes e obesidade. E, ainda, o soro pode estar relacionado à redução da pressão arterial, inflamação e estresse oxidativo.


Sistema imunológico

Contribuem para a defesa do organismo atuando contra os microrganismos (inibindo a adesão de vírus e bactérias à pele e se ligando às toxinas bacterianas para evitar sua atuação, por exemplo), modulando a resposta imune, promovem o crescimento das bactérias probióticas e o aumento da atividade dos linfócitos T (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos) e secreção de anticorpos.


Gostou das dicas? A Tirolez mandou para a gente uma bem saborosa e equilibrada para o seu dia-a-dia. Veja abaixo:

Salpicão Light com Creme de Queijo Minas

Ingredientes

  • Sal
  • 300 g de peito de frango
  • 1 maçã verde pequena (150 g)
  • 1 limão
  • 1 cenoura pequena (120 g)
  • 1 talo de salsão (40 g)
  • Salsinha e cebolinha a gosto (40 g)
  • 1 embalagem de Creme de Queijo Minas Light (220 g)

Modo de preparo

Ferva água e sal em uma panela em fogo médio. Coloque então o peito de frango e deixe por 20 minutos ou até que esteja cozido. Desfie o peito de frango ainda quente com dois garfos. Deixe esfriar e reserve.

Descasque e corte a maçã verde em cubos e coloque gotas de limão para evitar que escureça. Descasque e rale a cenoura no ralo fino e fatie finamente o salsão. Pique a salsinha e a cebolinha.

Em uma tigela, coloque o frango, a maçã, o salsão, a cenoura, a salsinha, a cebolinha e o creme de queijo minas light. Misture bem e leve para a geladeira por 20 minutos antes de servir. Sirva gelado.

Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 8 porções


Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Açúcar refinado: o grande vilão
Puberdade precoce
Como ser saudável depois dos 30 anos?
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close