Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Brincadeiras com papel e caneta para as férias

Oi, pessoal!

Tudo bem com vocês?

Hoje em dia, são tantas as opções de jogos e passatempos digitais que, muitas vezes, o videogame, o celular, o computador e a TV acabam se tornando os melhores amigos da criançada na época das férias escolares, não é verdade? Porém, é preciso estimular as atividades que não tenham nenhuma relação com o mundo virtual e que promovam a interação entre os pequenos. E com apenas papel e caneta na mão, é possível a criança se divertir sozinha ou com os amigos, cabe aos adultos resgatar as delícias de décadas atrás!

De como fazer origami à importância de desenvolver a mente em jogos como Stop ou charadas, confira abaixo algumas dicas para agitar a vida dos pequenos nestas férias:

Origami

Crédito: Pixabay

Crédito: Pixabay

A arte de como fazer origami, por exemplo, é uma brincadeira que pode resultar em objetos decorativos como cortinas de origami e enfeites para o quarto da criança. Caso ela esteja acompanhada de amigos, que tal fazer uma grande oficina com diversos tipos da dobradura?

Confira algumas dicas de como fazer origami aqui – é uma atividade fácil e extremamente criativa! Para dar um toque diferenciado, peça a ajuda do pequeno na hora de comprar os papéis que serão utilizados.

Mãos à obra

Crédito: Stocksnap

Crédito: Stocksnap

De atividades individuais como desenho a jogos em grupo, é importante estimular a criança a querer brincar de formas alternativas. Colocar uma criança para pintar ou desenhar, com certeza, não será algo estimulante. Por isso, em vez de deixá-la apenas desenhando sozinha, ofereça temas e utilize os desenhos como parte da decoração da casa.

Aprendizado é sinônimo de diversão

Crédito: Pixabay

Crédito: Pixabay

Jogos como Stop, em que é sorteada uma letra do alfabeto e a criança deve preencher um questionário com palavras que comecem somente com a letra escolhida, são ótimas formas de agregar aprendizado às atividades de lazer. Palavras cruzadas, Sudoku e caça-palavras também podem ser atividades feitas em grupo para estimular as crianças a não desistirem antes de finalizarem todas as etapas.

Unindo a família

Desligar-se dos aparelhos eletrônicos não pode ser uma tarefa só para os pequenos. Desconectar-se pode ser a melhor forma de unir a família. Junte-se às brincadeiras e, para matar a saudade e reviver a criança que há em você, que tal um jogo de charadas? Apenas usando papel e caneta, os participantes devem indicar qual a música, filme ou objeto que estão pensando. Com certeza, todos darão boas risadas e vão aproveitar mais tempo juntos!

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Como fazer a transição do bebê da banheira para o chuveiro
5 dicas para viajar com crianças pequenas
Ensaio Smash The Cake da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close