Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Castelo de Neuschwanstein

Não preciso dizer o quanto este castelo é mágico. Basta dizer que Walt Disney se inspirou nele para criar o castelo da Cinderela! O Castelo de Neuschwanstein fica na cidade de Füssen, no sul da Alemanha, e faz parte da Rota Romântica. No complexo turístico, há dois castelos: o Hohenschwangau, que é o mais antigo, e o Neuschchwanstein, que foi construído a mando de Rei Luis II da Baviera.

Estive por lá durante a primavera e o frio era intenso. Fomos de trem. Deixamos nossas mochilas em um armário alugado na própria estação e seguimos de ônibus até a entrada do local. Primeira dica: chegue cedo, pois os ingressos para entrar nos dois castelos esgotam rápido. Segunda dica: dá para alugar um áudio-guia em português que nada mais é que um rádio que transmite explicações em português sobre as salas que adentramos no castelo.

Como a entrada dos castelos é agendada na hora da compra do ticket, eu e minha irmã tivemos bastante tempo para explorar o local antes da visita aos castelos. A história contada por lá é que o Rei Luis II foi declarado insano e, após algum tempo, foi encontrado morto no lago em frente ao Hohenschwangau, antes mesmo de ver seu castelo Neuschwanstein ficar pronto. Esse lago tem a cor azul mais linda que já vi devido aos minerais que são depositados lá na época do degelo, que ocorre justamente na primavera, época em que estivemos lá.

Castelo de Hohenschwangau ao fundo

Castelo de Hohenschwangau ao fundo

Há diversas lojinhas com itens inspirados na monarquia, tais como cisnes, coroas, brasões, etc. Eu amo coroas! Saí de lá com várias, rsrs. Os restaurantes por lá são bem caros, então, comemos em diversas barraquinhas que encontramos pelo caminho. O mais curioso foi um bolinho que parece o nosso bolinho de chuva, mas que é bem mais macio chamado quarkbällchen, acompanhado de um vinho quente igual ao que tomamos aqui no  Brasil.

Começamos pelo castelo de Hohenschwangau com uma inusitada surpresa: o guia falava português! Ele era um britânico, estudante de história, que tinha amigos brasileiros e, por isso, aprendeu português. Os guias estão vestidos a caráter, como se fossem serviçais da realeza! Infelizmente, não é permitido tirar fotos dentro dos castelos, mas imaginem serem recebidos desta forma! Simplesmente demais!

Depois, fomos até o famoso Neuschwanstein, a cereja do bolo! O áudio-guia explica bastante sobre a arquitetura do castelo e as inovações de Luis II, como o jardim de inverno (sim, foi ele quem inventou!) e o sistema central de aquecimento. Passamos por luxuosos salões e até pelo quarto que ele construiu para seu melhor amigo, o compositor Richard Wagner.

Neuschwanstein

Neuschwanstein

DSC02704DSC02705

Reparem que, nas fotos, é possível ver algumas partes do castelo em manutenção. Esse tipo de manutenção ocorre em todas as primaveras e tem por finalidade reparar os danos causados pelo frio e neve. Passamos apenas um dia lá, mas há hotéis dentro do complexo turístico para aqueles que desejam ficar lá por mais tempo.

Quem ama história vai amar esse passeio!

Comente

comments

Planejando a sua viagem sem agência
l'Entrecôte d' Olivier
Londres com a família
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close