Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Cidadania espanhola

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Para quem não sabe, eu sou neta de espanhóis e consegui a minha cidadania espanhola em 2012. Gente, como foi difícil essa jornada! Meus avós eram espanhóis e se conheceram no Brasil. Eles se casaram em São Paulo.

Quando as pessoas se casam civilmente, são obrigadas a entregar as suas certidões de nascimento ao Cartório de Pessoas Naturais. Se quiserem continuar com as certidões de nascimento, têm que solicitar uma segunda via ao cartório onde foram registrados.

Pois é. Com os meus avós não foi diferente. Quando eles se casaram na década de 20, entregaram as suas certidões espanholas ao cartório. Então, eles ficaram sem um documento importante que informava que eles eram espanhóis legítimos. Meus avós faleceram há algum tempo.

Quando nós, os netos, fomos requerer as nossas cidadanias espanholas, não tínhamos os documentos mais importantes que o Consulado Espanhol requeria: as Certidões de Nascimento dos nossos avós. Aí, foi terrível! Meus primos e meu tio se engajaram a encontrar a documentação exigida pelo consulado. Isso durou mais de 10 anos.

Um dia, meu tio, conversando com um colega de profissão, falou sobre a dificuldade que estávamos tendo em conseguir as nossas cidadanias europeias. Esse colega indicou uma moça que tinha um serviço de auxílio aos netos de espanhóis que estavam com dificuldade para conseguir essa documentação. Foi a solução!

Entramos em contato com essa moça e ela foi à Espanha conseguir a documentação para nós. Descobrimos que meu avô residia na cidade de Pampaneira, na província de Granada. Ela conversou com a cúria do local e conseguiu uma certidão do meu avô de lá.

Aí, com a documentação em mãos, todos os interessados da família foram dar entrada na cidadania. A minha saiu em 2012.

Cidadania espanhola

Infelizmente, a Lei de Memória Histórica espanhola, que dava direito aos netos maiores de 21 anos a tirar as suas cidadanias, ficou em vigor até 27 de dezembro de 2011. Hoje, os maiores de 21 anos só podem conseguir as suas cidadanias se residirem por, pelo menos, 1 (um) ano na Espanha.

Quem pode tirar a cidadania espanhola atualmente, segundo a lei espanhola?

Filhos de espanhóis por origem

A Espanha adota o jus sanguinis, ou seja, todo filho de espanhol que nascer fora da Espanha será espanhol, desde que não sejam registrados no país em que nasceram. Só que essa nacionalidade/cidadania não é automática. É preciso requerer ao consulado a opção pela nacionalidade/cidadania.

Pessoas nascidas na Espanha

Mesmo que a criança tenha pais de outra nacionalidade, ela será espanhola. Se um brasileiro possui um filho na Espanha e o registra no Consulado do Brasil no exterior, automaticamente, ele perderá o direito de solicitar a nacionalidade espanhola do mesmo, mas terá direito à cidadania espanhola.

Netos de espanhóis menores de 21 anos

Os netos de espanhóis só têm direito de requererem as suas cidadanias até os 21 anos. Quando completarem 18 anos, eles ainda têm três anos para requererem a cidadania. Se completarem 21 anos, automaticamente, perdem o direito de solicitarem as cidadanias.

Brasileiros residentes na Espanha

Os brasileiros que estiverem morando na Espanha podem requerer a cidadania após 2 anos de residência. Esse prazo diminui para 1 ano se o brasileiro for casado ou viúvo de espanhol. Se o casamento foi realizado antes do dia 02 de maio de 1975, a pessoa é espanhola.

Os netos de espanhóis podem requerer as suas cidadanias após 1 ano de residência da Espanha.

Documentação exigida

Veja abaixo a documentação exigida pelo Consulado Espanhol:

  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Certidão de casamento dos pais e avós;
  • Passaporte espanhol dos pais e dos avós ou certificado de naturalização;
  • Certidão de antecedentes do requerente, dos pais e avós;
  • RG do requerente, dos pais e dos avós;
  • Certidão de casamento;
  • Certidão de nascimento do cônjuge espanhol;
  • Comprovante de residência.

Bom, pessoal, mais dúvidas podem ser tiradas diretamente no site do Consulado Espanhol.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Planejando a sua viagem sem agência
l'Entrecôte d' Olivier
Londres com a família
3 comentários
  • Thami Sgalbiero

    Adorei! Eu preciso tirar a de italiana, que é a única que posso. Se pra você foi difícil, imagine pra mim que é relacionado com os meus bisavós? Hahaha!

    Beijos!
    Thami Sgalbiero postado recentemente…Quem é Você, Alasca?My Profile

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Thami!

      É bem mais difícil quando o parentesco é mais distante, mas não custa tentar!

      Beijinhos

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close