Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como conservar os alimentos na geladeira

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

O desperdício de alimentos no Brasil é um assunto alarmante, contabilizando 26 toneladas descartadas por ano, levando em consideração produtos em boas condições que são jogados fora ou o descuido na hora do armazenamento, atitude que aumenta a probabilidade de o produto estragar antes do vencimento.

Com a falta de tempo, confesso que também acabo jogando muita coisa estragada fora. Esse é um dos hábitos que quero acabar na minha vida.

Preocupada com o meio ambiente, a Tirolez, uma das marcas mais tradicionais de laticínios do País, nos deu algumas dicas para evitar um dos erros mais frequentes: a má organização da geladeira. Confira alguns cuidados fundamentais para manter a qualidade dos produtos:


Higienização da geladeira

Separando o processo por etapas, o primeiro passo é a higienização do interior da geladeira. É recomendado esvaziar o espaço e usar bicarbonato de sódio e água para limpar. Removedores ou outras soluções com álcool não são indicados por conta do cheiro, que pode ser absorvido pelos alimentos.

Antes de devolver os produtos ao seu devido lugar, é necessário checar a data de validade e o estado de conservação de cada um.


Na porta da geladeira

Considere sempre o tipo de produto que será armazenado na geladeira antes de separar cada um por compartimentos. Na porta, podem ser inseridos produtos em conservas, bebidas, condimentos e outros alimentos industrializados, que não requerem refrigeração intensa.


Prateleiras superiores

As prateleiras superiores são mais frias, pois estão mais próximas do freezer. Nelas, devem ser armazenados alimentos que tenham maior sensibilidade a variações de temperaturas, como as carnes cruas, frios e os laticínios, como queijos, cremes e requeijões.


Prateleiras intermediárias

As prateleiras intermediárias devem acomodar alimentos semipreparados, sucos, ovos, saladas prontas e sobras de alimentos.


Gavetas inferiores

As gavetas inferiores podem comportar legumes e verduras. Acima, podem ficar as frutas e os produtos que, em breve, serão descongelados.


Dicas

  • Não é recomendável deixar os ovos na porta da geladeira, pois essa área sofre constante mudança de temperatura, o que pode possibilitar o desenvolvimento e reprodução de bactérias.
  • Fique atento ao vencimento dos alimentos e ao tempo de duração após as embalagens estarem abertas.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

5 formas rápidas e eficientes de dar um up na sua sala
Que tal um faxinão na sua casa para receber 2019?
7 locais da sua casa que podem desenvolver mofo
1 comentário
  • Fernanda Rodrigues

    Oi, Fê!
    Amei o post. Ter uma geladeira organizada tbm é uma garantia de aproveitamento de alimentos e de proteção da nossa saúde, né? 🙂
    Aqui em casa, quem cuida disso é a minha mãe, mas mudamos muitas coisas depois que a minha irmã fez o técnico e a graduação em Nutrição.

    Um beijo,

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close