Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como contar as semanas de gravidez?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Bom, como estou pesquisando muitas coisas sobre gravidez para começar a me preparar no ano que vem, me deparei com uma dúvida muito grande das mamães de primeira viagem: como saber em qual semana de gravidez uma mulher está? Eu pensava que as semanas eram contadas a partir da data da relação sexual que gerou o bebê, mas não é assim. A primeira semana deve ser contada a partir do 1º dia da sua última menstruação. Confuso não?

Segundo os especialistas, a data da última menstruação é contada porque não dá para precisar em qual relação sexual o bebê foi gerado. Então, para facilitar a vida de todo mundo, resolveu-se iniciar a contagem das semanas a partir da data da última menstruação. A gestação é contada em semanas porque, até a data do parto, muitas coisas vão acontecer com a grávida e com o bebê.

As semanas são contadas da seguinte forma:

Mês inicial ou zero: de 0 a 3 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 1: de 4 a 7 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 2: de 8 a 11 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 3: de 12 a 15 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 4: de 16 a 19 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 5: de 20 a 23 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 6: de 24 a 27 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 7: de 28 a 31 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 8: de 32 a 36 semanas e 6 dias de gestação.
Mês 9: de 37 semanas até o final da gestação.

feto

Na maioria das vezes, a relação sexual ocorrerá cerca de duas semanas após a última menstruação, pois esta será a semana em que você estará mais fértil. Durante os próximos 15 dias, a célula fecundada começará a se dividir e ir até o útero (pode acontecer dessa célula ficar nas trompas).

Na semana em que a mulher ficar menstruada e não acontecer nada, ela já pode ficar desconfiada de uma possível gravidez. A gestação já terá cerca de 15 dias ou 4 semanas de gestação (15 dias após a menstruação + 15 dias até a data em que ocorreria a menstruação). Se fizer um teste de farmácia, provavelmente, você verá esta imagem:

gravidez

Parabéns, você está grávida!

Analisando a tabela acima, você pode perceber que a 4ª semana inicia o primeiro mês de gestação. Interessante, não? É tudo questão de matemática… 😀

Bom, pessoal, é isso. Espero que tenham gostado da explicação e até a próxima!

Beijinhos

Comente

comments

Depressão pós-parto
Amamentação: dicas da vida real
Aproveite o Dia das Crianças
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close