Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como cuidar dos pés dos bebês e das crianças?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Quem convive com criança sabe como é difícil ter momentos de tranquilidade, salvo nos horários do sono. As brincadeiras rolam soltas o dia inteiro e o pé no chão, muitas vezes, acaba sendo o principal alvo de pancadas e machucados.


O corte das unhas

Cortar unhas também é um trabalhão e a agitação e recusa deles tornam o processo ainda mais difícil. A segurança nesses casos é fundamental e a melhor opção é sempre recorrer a um profissional especializado, que tem um olhar mais técnico e aguçado para proceder da melhor maneira, de forma a evitar complicações como unhas encravadas ou inflamações.

“Os pais precisam sempre observar os pés dos bebês, principalmente, quando começam a engatinhar, pois eles acabam friccionando-os no chão e, se a unha não estiver cortada corretamente, poderá inflamar, comenta Cristina Lopes, podóloga e coordenadora técnica da rede Doctor Feet.


Dicas para o corte das unhas

Para os maiores, a atenção ainda continua, já que é comum, nessa idade, trombadas com objetos ou, até mesmo, com o chão, que causam lesionam às unhas. Para evitar esses tipos de problemas, a podóloga dá algumas dicas de cuidado com os pés:

  1. Se o corte das unhas for feito em casa, é importante que a tesoura seja própria para o uso infantil, como as de ponta arredondada.

  2. Esterilização é sempre um cuidado que se deve ter em mente, por isso, evite que a escolinha faça o aparo, uma vez que os objetos são, na maioria das vezes, compartilhados entre as crianças.

  3. A melhor maneira de cortar as unhas dos pequenos é de forma reta, sem invadir os cantos ou tirar a cutícula.

  4. Uma dica é aproveitar os momentos que eles estiverem mais tranquilos, como o pós-banho ou assistindo um desenho infantil, para apará-las.

  5. Se a criança quiser esmaltar as unhas, há opções de produtos que são feitos à base de água e saem sem a necessidade de acetona ou removedor, além de serem hipoalergênicos.

  6. No caso de crianças que usam tênis, é importante deixá-los arejar, pois o suor cria um ambiente bastante favorável para proliferação de micro-organismos que causam o chulé.

  7. Em bebês e recém-nascidos, não roa a unha deles com os seus dentes, pois isso pode contaminar o lactente com germes, caso exista uma pequena fissura na região.

  8. As crianças também podem realizar a reflexologia, um método que consiste em aplicação de pressão nos pés de forma a causar resultados em outras partes do corpo.

Então, a saúde dos pés dos nossos pequenos deve ser cuidada desde já para que eles possam crescer saudáveis e felizes!

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Cuidados odontológicos durante a gravidez
E a vida continua…
A primeira viagem de avião da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close