Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como entreter as crianças nas festas de fim de ano

As festas de fim de ano são algumas das comemorações mais aguardadas por nós, adultos, sendo momentos de alegria, de encontrar aquele parente distante e de muita diversão, sem esquecer da boa comida e dos presentes!

Só que, quando se tem uma família com crianças, as preocupações vão um pouco além e você tem que adequar o ambiente para que tanto os adultos quanto os pequenos se divirtam. Conciliar o bem-estar e o sossego de ambos pode parecer uma tarefa difícil, por isso, separamos algumas dicas simples sobre como deixar a criançada entretida nas festas de fim de ano. Com certeza, vai ficar sempre alguma  bagunça para limpar, mas também é bom saber como tirar mancha de canetinha da roupa, pois uma das formas de entreter os pequenos é com papel e caneta.

Começando os jogos

As festas de fim de ano costumam ser eventos de longa duração. Para os adultos, a diversão já está garantida até tarde, mas o que fazer com as crianças? Além de se cansarem facilmente, elas ainda precisam de supervisão o tempo todo!

Primeiramente, tenha certeza de que poderá contar com um ou mais adultos para ajudar nessa tarefa para não sobrecarregar muito e ainda tenha tempo e energia para curtir a festa. Pense com antecedência no que precisará e prepare as atividades na semana anterior, já que, no dia da celebração, organizar a casa e a comida será prioridade.

meninos

Crédito: Pixabay

Os jogos são uma das maneiras mais divertidas de atrair a atenção dos pequenos por um bom período. A dica é tentar focar em jogos que não necessitem de muita movimentação, especialmente para as festas dentro de casa – para evitar também que eles corram pela casa.

Você pode resgatar jogos antigos, como o passa-anel e o telefone sem fio, até os mais recentes e simples, como a pena no ar. Este último pode ser feito em forma de competição: cada criança recebe uma pena e, quando o jogo começar, cada uma terá que manter a sua flutuando no ar apenas com o sopro. Os jogos de tabuleiro também são outra ótima aposta! Essas brincadeiras podem ser jogadas por equipes se houver muitas crianças na festa e os vencedores podem ganhar pequenos prêmios.

Outra dica muito boa para distrair as crianças são os balões. Qual criança que não gosta de bexigas? Você pode encher alguns com gás hélio para que flutuem ou inflar aqueles compridos e fazer animaizinhos, moldando-os em diferentes formatos e deixar que as crianças soltem a imaginação e façam seus próprios bichinhos! As massinhas de modelar também cumprem bem o seu papel de distrair e entreter a criançada. Além de não fazer muita sujeira, é uma brincadeira que não precisa de muito espaço.

Hora de rabiscar um pouquinho

As crianças adoram tudo que envolve tinta, canetinha e papel. Rabiscar e colorir é uma distração e tanto, pois, além de ser uma atividade educativa, pode atraí-las por um bom tempo. Para isso, basta reservar um cantinho com alguns banquinhos e mesinhas especiais para crianças e disponibilizar diferentes tipos de papéis, alguns desenhos em preto e branco para colorir e giz, lápis de cor e caneta. E saiba como tirar mancha de canetinha da roupa, pois você vai provavelmente precisar!

pintando

Crédito: Pixabay

A pintura facial também é um jeito interessante de entreter a criançada, pois bastam alguns minutos, muita cor e um pouco de criatividade! Só tenha certeza de que você está usando uma tinta própria para essa finalidade.

E quando o soninho chegar

As festas de fim de ano costumam varar a madrugada e o que, para nós, é uma oportunidade de nos divertimos um pouquinho mais, para as crianças, pode não ser algo tão legal assim ainda mais depois de tantos jogos e brincadeiras. É bem provável que, a essa altura, elas já estejam cansadas.

Prepare um cômodo com alguns colchões no chão e organize as crianças neles. Cubra qualquer quina ou canto na divisão que possa machucar e deixe uma iluminação bem leve. Algumas musiquinhas infantis ou de ninar são ótimas para levar a criançada direto para um sono profundo, além de distrair do barulho da festa.

Agora que a diversão já está garantida para todas as idades, é hora de se preocupar apenas em curtir a magia do Natal e as extravagâncias do ano novo com as pessoas que ama.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado das dicas!

Beijinhos

Comente

comments

Amamentação: dicas da vida real
Aproveite o Dia das Crianças
Receitas de papinhas da pediatra da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close