Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como montar um chá-de-bebê barato?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Resolvi alterar algumas categorias do blog para facilitar um pouco a organização. Criei duas categorias que estavam sem um local específico para elas e reorganizei as datas das colunas semanais. São elas:

  • Categoria Festas: subcategoria da categoria Prazer em Receber. Irá ao ar quinzenalmente às terças-feiras;
  • Categoria Presentes: subcategoria da categoria Vida Saudável. Irá ao ar quinzenalmente às quartas-feiras.

A coluna Passeios e Viagens irá ao ar quinzenalmente às terças-feiras. A categoria Vida Saudável também irá ao ar quinzenalmente às quartas-feiras.

Coluna Festas

Nesta coluna, vou falar sobre decoração e organização de festas em geral (aniversários, bodas, chás, Natal, Ano Novo, etc.), com exceção de casamentos  e noivados porque este tema já é abordado aqui no blog na categoria específica.

Para inaugurar a nova coluna Festas, vou começar falando sobre algo que quero fazer e que preciso economizar ao máximo por causa dos gastos que estou tendo: o Chá-de-Bebê.

Montando um chá-de-bebê barato?

Antes de mais nada, é importante saber quantas pessoas você vai convidar, se vai convidar apenas mulheres, etc. Além disso, é preciso saber que tipo de chá você vai fazer: chá-de-bebê comum, chá-de-fraldas ou chá-de-revelação.

Com as listas em mãos, está na hora de começar a fazer orçamentos de decoração e de comes e bebes.

Os convidados

O chá-de-bebê é uma festa íntima, então, maneire na quantidade de convidados. Convide apenas aqueles parentes e amigos que realmente frequentam a sua casa e que estão tão empolgados com a chegada do bebê quanto você.

Para reduzir o orçamento, que tal convidar apenas a mulherada da família e aquelas amigas pontas-firmes? Acredito que a sua lista será bem reduzida!

Chá-de-fraldas ou chá-de-bebê?

Este é um dilema que muitas mamães sofrem. Cada um tem as suas vantagens. Aqui, vai depender do que você quer ganhar.

No chá-de-bebê comum, você pode pedir itens variados como roupinhas, itens de higiene, itens do enxoval, etc. No chá-de-fraldas, você vai ganhar apenas as fraldas mesmo. Saiba qual é a sua real necessidade e invista nela.

O que servir em um chá-de-bebê?

Há um tempo atrás, fizemos um post sobre o que você pode servir para os seus convidados no seu chá. Para conseguir economizar, é interessante fazer orçamentos e orçamentos para saber o que é interessante. Veja abaixo um exemplo de um cardápio completo para 25 pessoas:

Acredito que, com um cardápio parecido com este, você conseguirá fazer com que os seus convidados possam aproveitar bem a sua festa.

  • Quanto mais você puder fazer em casa esse cardápio, mais você conseguirá economizar.
  • Considere em pedir para a vovó fazer um delicioso bolo de cenoura.
  • Faça aquela torta salgada que você gosta de fazer em casa.
  • Faça os docinhos antecipadamente e congele-os. Um dia antes da festa, tire os docinhos do freezer para ficarem saborosos no dia!

Ideias de decoração

Pesquisei bastante sobre empresas que fazem decorações de festas. Se você optar para que o decorador faça todo o trabalho, tenha certeza de que você vai desembolsar um valor bem considerável. Como o seu orçamento está apertado, é interessante você ir para a linha "pegue e monte".

Muitas empresas trabalham com o sistema "pegue e monte", ou seja, você chega na loja, escolhe algumas peças que lhe agradam e alugue APENAS essas. Se você for criativa e souber posicionar as peças, a sua mesa ficará linda!

Outra dica: você não precisa alugar as mesas que as empresas vão querer lhe empurrar. Sabe aquela mesa rústica e bonita que os seus pais têm na sala de jantar e aquela toalha linda que você ganhou de casamento? Elas podem servir como mesa do bolo para o seu chá. Ah, use também a regra das 3 mesas que demos aqui no último sábado!

Você também pode pegar alguns brinquedos e roupinhas do seu bebê para decorar o seu chá. Um exemplo é fazer um varal de roupinhas para decorar a parede que fica atrás da mesa do bolo. Acho lindo!!

Além disso, muitos sites têm dicas de DIY (faça você mesma). Vale a pena dar aquela fuçada na internet! Selecionei algumas ideias desses sites aqui embaixo:

Chá da minha amiga Renata

Crédito: Sou Mãe

Crédito: Pinterest

Crédito: Esposas Online

Crédito: Construindo Decor

Crédito: Beleza Feminina

O convite e a papelaria do seu chá

Por ser um evento mais informal, você pode convidar as pessoas através do Facebook, do Whatsapp ou telefonando mesmo. Se você sentir falta de um convite impresso, você pode fazê-lo no seu computador e imprimir na sua casa ou mandar imprimir em uma gráfica. Ah, você pode comprar aqueles convites que vendem em qualquer loja de decoração de festas ou papelaria.

No Elo7, existem muitos artesãos que fazem a arte do convite e da papelaria para você. O seu trabalho é apenas levar a arte para imprimir na gráfica. É bem mais econômico do que comprar o convite pronto.

Muitos sites disponibilizam gratuitamente alguns modelos de papelaria para você fazer. Se souber mexer com algum editor de imagens como, por exemplo, o Photoshop, você pode baixar essas imagens e editá-las como quiser. Estes são alguns sites que eu encontrei na internet:

Como fazer bolo de fraldas?

Outra dica legal é montar um bolo de fraldas no lugar do bolo fake para a decoração da mesa. Sabem aquelas lojas de fraldas bem baratinhas que existem nos bairros mais afastados? Então, compre um pacote dessas fraldas para montar o seu bolo.

Sobre o assunto, achei um tutorial muito fácil do canal do blog Toda Mãe É. Olhem como é fácil:

Acredito que agora você se animou para fazer o seu bolo de fraldas, não é mesmo?

Brincadeiras

Todo chá-de-bebê tem que ter brincadeiras para animar a galera. Vejam abaixo algumas ideias de brincadeiras:

Descubra quem é o nenê

Esta brincadeira é bem legal. Peça para cada convidado levar uma foto de quando era bebê e deixe uma caixa separada para que eles as coloquem ali. Na hora da brincadeira, cada convidado pega uma foto e tenta adivinhar quem é o nenê que está ali. Quem adivinhar mais, ganha um brinde.

Bingo

Eu confesso que eu adoro um bingo! Pareço aquelas tiazinhas bingueiras! 😀 Você pode pegar a roleta de brinquedo da sua sobrinha, instalar um sorteador no seu computador ou, simplesmente, fazer os números para imprimir no computador. Para as cartelas, você pode comprá-las prontas em qualquer papelaria ou fazê-las personalizadas. Fica lindo!

O ganhador pode receber um brinde fofinho da mamãe como, por exemplo, uma caixa de bombons.

Descubra o tamanho da barriga da mamãe

Esta brincadeira também é bem legal. Com um barbante, os convidados têm que descobrir o tamanho da barriga da futura mamãe em centímetros. Então, cada um pega um pedaço de barbante que acha que é o tamanho certo da barriga da mamãe e segura para medir.

Ganha quem acertar o tamanho correto ou quem chegar mais próximo.

Quantos feijões têm no pote?

Para os matemáticos de plantão, esta brincadeira é um desafio porque muitos começam a fazer contas. Pegue uma quantidade grande de feijões e conte-os. Marque o valor e esconda-o. Pegue um pote e despeje esses feijões lá dentro.

No dia do seu chá, pergunte para cada convidado quantos feijões eles acham que têm no pote. Ganha quem acertar o número exato ou se aproximar mais.

Lembrancinhas

As lembrancinhas também são grandes preocupações das futuras mamães. Eu acredito que as melhores lembrancinhas para um chá-de-bebê são as comestíveis. Vejam abaixo uma lista de sugestões:

  • Algodões-doces coloridos (ideia linda para um chá temático de chuva-de-amor);
  • Bem-nascidos;
  • Caixinha de acrílico com confeitos ou balinhas;
  • Saquinhos de doces;
  • Brigadeiro no tubete;
  • Água com o tema do chá.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje! Quem tiver mais alguma dica legal pode deixá-la aqui nos comentários!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Despedida de solteiro(a): como evitar brigas?
Festa da Galinha Pintadinha | Aniversário de 1 ano da Micaela
Como fazer uma lista de convidados de aniversário de criança
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close