
Como organizar o cortejo do casamento?
Oi, gente!
Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!
Há um tempo atrás, eu fiz um texto sobre a playlist que você pode tocar na cerimônia do seu casamento. Hoje, vou falar um pouquinho sobre o cortejo do casamento, ou seja, qual é a ordem de entrada dos noivos, padrinhos, pajens, etc. durante a cerimônia. É claro que nada precisa ser engessado, mas valem as dicas para organizar a entrada de todos. Vamos lá?
1) Entrada dos padrinhos
Os primeiros a entrarem no casamento são os padrinhos. O padrinho fica do lado esquerdo da madrinha. Hoje em dia, não existem regras com relação à quantidade de padrinhos, mas acredito que deve haver bom senso para que o altar não fique entupido.
Logo após, entram o pai do noivo com a mãe da noiva.

Se vocês escolherem uma quantidade grande de padrinhos, é interessante que eles, ao entrarem, permaneçam sentados.
2) Entrada do noivo com a sua mãe
Os segundos a entrarem são o noivo com a sua mãe. Hoje em dia, muitos noivos têm entrado com os seus pais. O Elton entrou com o seu pai e a sua mãe. Foi muito bonito!

3) Entrada da florista
Muitos noivos costumam colocar uma florista para jogar pétalas de flores para a noiva passar. Fica muito bonito! Pode ser uma criança ou mais, uma adolescente ou uma adulta que tenha bastante contato com a noiva.
Já vi casais colocando a filha adolescente como florista. Aqui, depende da criatividade da noiva!

Crédito: Casamentos.com.br
4) Entrada da noiva e de seu pai
A entrada da noiva com o seu pai é um dos momentos mais aguardados do casamento. A noiva deve entrar ao lado direito do seu pai e, quando for entregue ao noivo, ela passa para o seu lado esquerdo. Diz a tradição que o noivo teria o braço direito livre para empunhar a sua espada se tivesse que se proteger e/ou proteger a noiva de um possível ataque.

5) Entrada das alianças
A entrada das alianças pode ser feita logo após a entrada da noiva ou após a troca dos votos dos noivos. Não existem regras para a escolha de quem levará as alianças. Podem ser crianças da família, adolescentes ou os avós dos noivos que, particularmente, eu acho que fica muito delicado!

6) Saída dos padrinhos e/ou saída dos noivos
Também não existe mais regra para quem sai primeiro. No nosso caso, os nossos padrinhos nos cumprimentaram e foram saindo um a um. Logo depois, nós saímos. Fica a critério dos noivos neste caso.
Na cerimônia na igreja, a saída ocorre de forma inversa, ou seja, saem os noivos, a daminha e o pajem, os pais da noiva, os pais do noivo e, por último, os padrinhos.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje!
Beijinhos