Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como saber se você está grávida

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Como vocês sabem, o Elton e eu estamos querendo ter um filho. Então, venho entendendo um pouco mais sobre o meu corpo sem a pílula. É muito engraçado porque o corpo começa a nos pregar umas peças. A cada ciclo, venho percebendo coisas diferentes como uma cólica, um enjoo novo, uma indisposição passageira. Só que a ansiosa aqui começa a achar que é gravidez. Aí, a minha amiga vermelha vem depois de um tempo e com ela também fecha a frustração.

Sabe de uma coisa? Resolvi desencanar com isso. A gravidez chegará quando tiver que chegar e pronto! É claro que é importante conhecer o corpo e como ele reage, mas tendo consciência de não pensar que qualquer sintoma pode ser gravidez.

Só que existem alguns sintomas clássicos que você pode perceber no seu corpo que podem indicar uma possível gravidez. Quer saber quais são? Então, vamos a eles:

1) Fome fora de hora

Fome fora de hora? Pode ser gravidez!

As alterações hormonais podem ocasionar diversos sintomas diferentes e um deles é a fome fora de hora. Este é um sintoma não confiável, mas que pode indicar alguma coisa. Essa fome pode vir, por exemplo, de madrugada, logo depois de almoçar, etc.

Calma! Não é só porque você está com esse sintoma é que você está grávida! Você pode estar apenas com algum tipo de ansiedade! Analise o seu corpo e veja se os próximos sintomas estão ocorrendo com você.

2) Bicos dos seios mais escuros e veias saltadas

Se os bicos e/ou as aréolas dos seios começarem a ficar mais escuros, pode ser que você esteja grávida. Este sintoma também pode ser algum tipo de alteração hormonal ou efeito de uma gravidez anterior.

Analise também a cor das veias dos seus seios, mãos e pés, mas considere também os sintomas aqui da lista.

3) Sangramento aguado e rosado

Se você estiver grávida, pode ser que você tenha um pequeno sangramento aguado e meio rosado antes da menstruação. Pode ser que você esteja tendo nidação que nada mais é do que a fixação do óvulo fecundado no útero.

Isso ocorre cerca de 5 a 15 dias após a fecundação do óvulo nas trompas de Falópio. Assim, o óvulo fecundado desce para o útero e se fixa em sua parede. Essa fixação pode gerar um sangramento aguado e rosado que pode durar algumas horas ou alguns dias, mas isso não é uma regra.

A partir daí, a mulher começa a produzir o hormônio beta HCG que é detectável nos exames de urina e de sangue. Fique atenta para saber se é nidação ou somente a menstruação que resolveu dar o ar da graça antecipadamente.

4) Xixi o tempo todo

Outro sintoma que você pode ter é a vontade de fazer xixi o tempo todo. A partir da hora em que o embrião se fixar na parede do útero e com a produção do hormônio beta HCG, a mulher começa a ter vontade de fazer xixi toda hora. Veja se isso está acontecendo com você, mas analise todos os sintomas desta lista.

5) Sono excessivo

O sono excessivo também é uma boa indicação de gravidez. Esse sono acontece por causa do aumento da progesterona em seu organismo. É claro que você precisa analisar se está realmente cansada por causa do seu dia de trabalho exaustante ou se esse sono incontrolável começou do nada.

Por isso, fique atenta!

6) Seios inchados e doloridos

Este é outro sintoma clássico, mas que pode ser muito confundido com os sintomas de TPM. Aguarde alguns dias até a sua menstruação chegar. Se ela não vier, faça um teste de farmácia!

7) Alterações no paladar e no olfato

De repente, um determinado cheiro ou gosto ficou muito bom ou muito ruim? Está sentindo um gosto metálico na boca? Esse sintoma pode ser gravidez! Vá anotando tudo o que você está sentindo e analise todos os sintomas!

8) Enjoo

A náusea pode começar após algumas semanas após a concepção, mas não é incomum enjoar antes do atraso da menstruação. Esse enjoo pode acontecer após uma refeição ou quando o estômago está vazio.

Fique atenta para saber se você já tem problemas de estômago para não encanar. Pode ser gravidez ou algo que você comeu e não fez bem!

9) Atraso menstrual

Este é o sintoma mais confiável que você pode ter. Se você tem o ciclo reguladinho e a sua amiga vermelha não aparecer no dia esperado, fique atenta! Aguarde uns cinco dias e, se ela não vier, faça um teste de farmácia. Atualmente, esses testes são muito sensíveis ao hormônio beta HCG. Então, pode confiar neles!

Se o seu ciclo for irregular, também aguarde alguns dias e faça o teste de farmácia. Se o teste der positivo, parabéns! Se quiser tirar mesmo a sua dúvida, vá ao laboratório mais próximo e faça um exame de sangue. Esse exame é baratinho e o resultado sai no mesmo dia.

Com a confirmação da gravidez, marque uma consulta com o seu ginecologista para começar o seu pré-natal! Boa sorte!

É muito importante analisarmos o nosso corpo para saber como ele funciona. Não deixe que apenas um sintoma deixe você encanada. Veja se você está tendo mais sintomas e aguarde o atraso menstrual. Não fique gastando testes de farmácia à toa (como eu já fiz)! O seu corpo vai avisar você se estiver grávida! Pode ter certeza!

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Cuidados odontológicos durante a gravidez
E a vida continua…
A primeira viagem de avião da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close