16/11/2016
  • Vida Saudável

Como ter mais tempo para si e relaxar mais?

Você é uma daquelas pessoas que está sempre estressada por causa de toda a agitação que é a sua vida? Acredito bem que sim. Provavelmente, tem que dividir o seu tempo e atenção com filhos, escola/trabalho, parceiro, animais, responsabilidades… Dá com qualquer um em maluco não é mesmo?

Por vezes, parece que a sua vida é uma miséria e sempre vai ter que estar neste sufoco constante. Saiba que isso não é verdade! Na maioria dos casos, bastam pequenas mudanças para que a sua vida melhore bastante e esse estresse diário acabe por diminuir e você saiba também lidar melhor com ele.

Quer saber como? Vamos lá ver isso então.

Não faça amanhã o que pode ser feito hoje

Este é um clássico! Tenho a certeza de que, desde pequeno(a), que lhe dizem isto. A verdade é que deve mesmo seguir este lema.

Muitas vezes, o seu estresse é porque acabou por acumular um monte de tarefas e coisas para fazer e, quando olha para elas em grande quantidade, se desespera. Se fizer as coisas, mesmo que simples, logo quando elas surgirem, vai ver que, apesar de poder ser inconveniente na altura, irá lhe poupar bastantes dores de cabeça futuramente.

stress-2

Evite situações estressantes

Qual é a melhor forma de não ter estreses? É não ter coisas que o(a) estressem. Claro que isto é impossível, mas pode fazer com que essas coisas acabem por ser menos e, assim, ser mais fácil de lidar com as coisas essenciais.

Não se meta no que não sabe, pois, possivelmente, não vai conseguir fazer ou cumprir. Saiba delegar coisas e não tente fazer tudo e se sobrecarregar, entre outras coisas.

Caso seja empregado(a) de alguém e não lhe seja possível pedir ajuda ou delegar tarefas, então, fale com o seu patrão e peça-lhe um aumento. Não vai ter mais tempo, mas é justo ganhar um pouco mais e, assim, ter mais algum para gastar em coisas que você deseje e o(a) deixem feliz.

Se puder mudar, mude, senão, conforme-se

Tenho a certeza de que existem dezenas de coisas na sua vida que lhe incomodam e que acabam por tirá-lo(a) do sério como, por exemplo, aquilo que o seu(sua) marido/esposa sempre faz e que você não gosta, o que os seus filhos nunca obedecem, o mau feitio do seu patrão, entre outras coisas.

Se sabe ou acha que consegue mudar essas coisas, então, faça de tudo para mudá-las imediatamente. Se for preciso repreender, então, repreenda. Faça o que for preciso.

Caso saiba que não consegue mudar isso e que está fora do seu controle ou alcance, então, apenas se conforme e deixe de se estressar com a situação. Vai ver que, depois de um tempo, vai perceber que não valia a pena estar sempre enervado(a) por aquilo, que ia sempre a enervar-se em vão.

stress-1

Arranje um tempo para si e para relaxar

Uma das formas de diminuir o estresse é ter aquele tempo e um sítio de refúgio onde possa, por algum tempo, simplesmente, se esquecer dos problemas. Isto pode ser feito de diversas formas e feitios. Quer alguma sugestão?

Por que não começar a praticar um esporte? É uma ótima forma de libertar essa frustração interior. Se não quiser ter de fazer exercício físico e tiver algum dinheiro para gastar (daquele aumento que pediu ao seu patrão, talvez), comece a ir a algumas sessões de massagens, pois poderá ser também uma ótima ideia.

Bom, estas são as minhas dicas. O que achou delas? Já está a aplicar alguma delas? Deixe a resposta a estas perguntas nos comentários e partilhe este artigo com aquele seu colega que parece estar sempre estressado. Talvez acabe o ajudando.

Este texto foi gentilmente cedido pela nossa colaboradora portuguesa Sara Matos.

Comente

comments

                
 

5 Comentários

  1. Ótimas dicas, o de arranjar um tempo para si e relaxar é super importante e necessário!
    beijinhos
    http://entregarotas.com/
    Monise Camargo postado recentemente…Look da Semana: Blusinha Com Estampa FloralMy Profile

Deixe o seu comentário!

CommentLuv badge