Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Desmame natural da Micaela

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, vim contar para vocês como foi o desmame natural da Micaela. Esse desmame foi feito com muito amor e respeito por ela, pois foi ela mesma quem decidiu quando ela pararia de mamar.


Mamando…

A Micaela, desde que nasceu, sempre mamou bastante. Houve dias em que eu chegava a amamentá-la por até 2 horas. Não acreditava para onde todo aquele leite ia (bom, sabia sim :D)

Durante um mês, eu sofri muito com a amamentação, pois doía demais. Depois que meus peitos "calejaram", a amamentação se tornou prazerosa para mim e para ela também.

Amamentação

Amamentação durante um dos ensaios fotográficos da Micaela

Ela teve o aleitamento materno exclusivo até os cinco meses (tive que antecipar porque precisei voltar ao trabalho) até a introdução alimentar. Com a introdução alimentar, eu a amamentava três vezes ao dia (manhã, finalzinho de tarde e noite). Os finaizinhos de tarde eram como um reencontro, pois eu a pegava na escolinha depois do trabalho e ela mamava até a hora que ela queria.

De acordo com os especialistas, o desmame natural começa quando a introdução alimentar é iniciada porque a amamentação se torna um complemento.


Início do desmame

Em fevereiro, eu deixei de amamentá-la no finalzinho da tarde. Percebi que ela se interessava mais em brincar com os brinquedos dela em casa, quando chegava da escolinha. Mais uma parte do desmame natural dela.

Foi assim até abril…

Início do desmame brincando

Brincando depois que chegou da escolinha

Em abril, decidi cortar as mamadas da manhã, pois ela já estava tomando café-da-manhã e era um momento bem mais divertido do que ficar mamando o tetê da mamãe. Ela nem me pediu mais…


Desmame parcial

Em maio, confesso para vocês que comecei a ficar cansada da amamentação. Só quem é mamãe que amamenta que sabe como esse processo se torna cansativo depois de um tempo. Acredito que a Micaela percebeu isso porque começou a brincar demais no peito.

Quando não brincava com o peito, era pulando na cama ou em cima de mim e mamando cada vez menos. Teve dia que ela mamou 5 minutos e bagunçou comigo na cama até dormir.

A situação ficou tão cansativa que me inscrevi no Curso de Desmame do site Sintonia de Mãe. A Andressa é uma fofa e ela ensina as mamães desesperadas a fazerem o desmame amoroso e sem traumas para o bebê e para a mamãe. Recomendo muito!


Desmame natural

Na sexta-feira passada, fizemos todo o ritual de sono (banho, pijama, escovar dentes, pentear cabelos e vir para a minha cama para mamar). Quando a Micaela começou a mamar, ela fez umas caras meio feias como se o tetê estivesse com um gosto esquisito (não passei nada de diferente – nem creme). Pegou e soltou o peito várias vezes e ficou me olhando.

Aí, troquei-a de lado, mas também não aceitou. Acabou dormindo sozinha. Achei estranho, mas beleza.

No dia seguinte, fomos viajar para Brotas (vai ter post especial, pois vamos voltar para lá no feriadão de Corpus Christi). Dormimos na casa dos meus cunhados. Eu dormi na cama de solteiro, a Micaela na bicama e o Elton no colchão. Também não pediu para mamar e dormiu direto. No domingo, foi a mesma coisa.

Final de semana em Brotas e o final da amamentação

Segundo a Andressa do site Sintonia de Mãe, mesmo que a Micaela tenha alguma recaída durante os próximos dias, o desmame total já aconteceu na cabecinha dela.

Na segunda-feira, ela só conseguiu dormir aninhada no meu peito sem mamar. Conversei com a Andressa e ela me disse que a Micaela está em um processo de adaptação e que está descobrindo outros recursos para pegar no sono.

Confesso que vou aguardar mais uma semana para ver se realmente aconteceu o desmame.


E a mamãe…

Confesso que fiquei muito feliz ao saber que um ciclo na vida da Micaela se encerrou de uma maneira tranquila e sem traumas, pois foi ela mesma que decidiu quando isso aconteceria.

Os meus seios não estão pesados como da última vez, mas confesso que sinto umas pequenas pontadas nas laterais deles. Acredito que isso vai continuar até o leite secar de vez.


E o sono…

A Micaela tem pegado no sono quando desligamos as luzes. Ela reluta bastante para dormir, mas acaba pegando no sono em 10 ou 20 minutos quando deita.

A única parte chata é que ela está fazendo isso na nossa cama. Ela dorme lá e, quando está apagada, o Elton leva-a para o berço. Só que, quando é 3:00 h mais ou menos, ela acorda berrando e só se acalma quando volta para a nossa cama. Aí, começa o processo até pegar no sono…

Na segunda-feira, levamos a Micaela a um médico homeopata. Ele receitou uma fórmula para ela tomar para se acalmar e dormir. Comecei a dá-lo para ela. Só que demora um pouco para ele fazer efeito… Assim que fizer efeito, eu venho contar para vocês.

Nas noites seguintes, a Micaela só pegou no sono literalmente em cima de mim. Ela tem vindo se aninhar em mim para dormir: deitando na minha barriga, nos meus ombros, ou seja, ela quer estar perto de mim para dormir.

Carinho na mamãe

Dizem os especialistas que foram duas mudanças muito radicais na vida dela e ela precisa de um tempo para se adaptar a elas. Vamos ver até quando isso vai continuar…


Bom, pessoal, é isso! Estamos em um processo de adaptação que, com certeza, está no caminho certo!

Espero que este post possa ajudar vocês que também estão nesse processo de desmame amoroso!

Agradeço também o apoio da Andressa! Muito obrigada mesmo!!

Um grande beijo!

Comente

comments

Como fazer a transição do bebê da banheira para o chuveiro
5 dicas para viajar com crianças pequenas
Ensaio Smash The Cake da Micaela
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close