Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Dica de entretenimento: jogos de tabuleiro

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Quem acompanha o meu Instagram, percebeu que meu marido e eu gostamos muito de reunir os amigos para comer (coisa básica) e jogar aqueles jogos antigos dos anos 80.

clue

Meu Instagram: jogando Clue (ou Detetive da Estrela) na casa do meu primo no fim de semana

Já percebi que meu marido, nossos amigos e eu somos muito nostálgicos e fazer qualquer coisa que nos lembre nostalgia é uma delícia. É muito engraçado porque o pessoal é muito competitivo e quer ganhar de qualquer jeito.

Por essa razão, resolvi fazer este texto para reunir alguns jogos que você pode comprar em qualquer loja de brinquedos e chamar a galera para se divertir. É legal também servir alguns petiscos como já falei neste post. Vejam abaixo algumas dicas de jogos:

1 – Clue (ou Detetive)

clue2

Clue novo

No início do jogo, três cartas são escolhidas aleatoriamente e depositadas dentro de um envelope para que ninguém as veja. Tais cartas — um suspeito, uma arma e um cômodo da mansão — revelam, respectivamente, a identidade do assassino, o objeto usado no crime e o local onde ocorreu o assassinato. As demais cartas são distribuídas aos participantes. O objetivo é encontrar a solução do crime, isto é, descobrir as cartas contidas no envelope. São 6 suspeitos, 6 armas e 9 locais, conferindo 324 possibilidades distintas de crime.

No decorrer do jogo, um jogador por vez deve sugerir quais seriam as três cartas do envelope. Os demais participantes deverão contradizer o palpite, exibindo alguma carta que seja parte do palpite, comprovando que a mesma não se encontra no envelope. A carta deve ser mostrada apenas àquele que palpitou. Após suspeitar ter desvendado o crime, o jogador faz uma acusação, no qual cita em definitivo quem é o assassino, com qual objeto matou, e em qual cômodo da mansão houve o assassinato. O próprio acusador verifica as cartas do envelope, em segredo. Caso tenha acertado, é declarado vencedor do jogo. Em caso de erro, o jogador é eliminado, podendo apenas desmentir o palpite dos demais participantes.

2 – Interpol

Interpol

Interpol

Um dos jogadores atua como Mister X, um refinado assaltante procurado pela polícia, enquanto os demais representam os detetives. O tabuleiro mostra um mapa de Londres com a indicação dos meios de transporte disponíveis em casa rua –- táxi, ônibus ou metrô -, e os participantes recebem um número limitado de bilhetes para poder usá-los. A partir de uma posição inicial aleatória, os jogadores tem direito a um deslocamento por rodada, indo de um ponto da cidade a outro. Os detetives fazem isto às claras, movendo seus peões sobre o tabuleiro: Mister X, no entanto, valendo-se do seu anonimato, registra seus passos secretamente, deixando apenas pistas (os bilhetes sados).

Através da análise destas pistas, os detetives eventualmente estarão em condições de localizar o fugitivo, cercá-lo e apanhá-lo. Para isso, é necessário formular hipóteses e checá-las de modo lógico e coordenado, caso contrário Mister X fura o cerco e, quando menos se espera, já esta do outro lado do Tâmisa! É essa ação coordenada que incita os jogadores a um natural esforço e cooperação. Não importa mais quem captura Mister X, desde que ele seja apanhado. Esse jogo é muito bom e os participantes ficam muito competitivos!

3 – War

war

War

O jogo é disputado com um mapa do mundo dividido em 6 regiões (Europa, Ásia, África, América do Norte, América do Sul e Oceania). Cada jogador recebe uma carta com um determinado objetivo e quem completar primeiro o seu e declará-lo cumprido é o vencedor. É disputado em rodadas nas quais os participantes colocam exércitos (as bolinhas menores) e atacam outros oponentes. Uma partida pode durar várias horas, com disputas, regidas pela estratégia dos jogadores e pela sorte lançada pelos dados.

4 – Imagem e Ação

rue Color Image

Imagem e Ação

0 “desenhista” tem cinco segundos para examinar a palavra ou expressão da respectiva categoria. Então, a ampulheta é virada e ele começa a desenhar para os membros da sua equipe, tentando fazer com que eles adivinhem qual a palavra em questão. 0 desenhista não pode usar comunicação física ou verbal, por menor que seja. Também não é permitido usar letras ou números.

Se a equipe conseguir adivinhar a palavra, ela continua a jogar, lançando o dado, avançando o peão o número de casas respectivas, fazendo um rodízio de desenhistas e pegando uma nova carta. A carta anterior é colocada atrás das outras.

Se a palavra não for adivinhada, o dado e a jogada passam para a próxima equipe à esquerda. A equipe que receber o dado começa sua vez de jogar comprando uma nova carta e não lançando o dado. A palavra deve pertencer à categoria em que estiver seu peão no momento. O dado só é lançado para mover um peão quando uma palavra for adivinhada.

O jogo prossegue desse modo até que um dos peões complete todo o percurso.

5 – Banco Imobiliário

bancoimobiliario

Banco Imobiliário

Banco Imobiliário é um jogo de tabuleiro lançado pela Brinquedos Estrela. É o brinquedo mais bem-sucedido em vendas na história do Brasil, com mais de 30 milhões de unidades vendidas. O jogo consiste na compra e venda de propriedades como bairro, casas, hotéis, empresas, de forma que vença o jogador que não for à falência. O tabuleiro é composto por propriedades (ruas, avenidas) que se agrupam em grupos de cores, ações de companhias, notícias (cartas de termo bom e ruim), feriado, prisão/visitas, camburão e o início que ao passar o jogador recebe o pro-labore, além da receita federal e imposto de renda.

Bom, pessoal, é isso! Espero que eu tenha inspirado vocês a reunir a galera para jogar muita conversa fora e muita diversão no fim de semana!

Um grande beijo!

Comente

comments

Recebendo bem: drinks e comidinhas para o seu evento em casa
Almôndegas de aveia gratinadas com queijo
Salada de nhoque com melão e presunto
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close