Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Dicas de dietas saudáveis para gestantes

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, estou apresentando para vocês a nossa nova colunista: Elizabeth Johnson. A Elizabeth é colunista do site G1 Moda, é apaixonada por moda, viagens e natureza. Ela vai escrever aqui no blog uma vez por semana sobre diversos assuntos.

Seja bem-vinda, Elizabeth!

Durante a gestação, sabemos o quanto é importante uma boa alimentação, pois um ser lindo e em estado de formação está dependendo de você para ser saudável. Então, nada mais importante do que se alimentar adequadamente para nutrir o bebê e fazer a preparação do seu organismo para uma etapa grandiosa que vem pela frente. Muitos desafios estão por vir agora que o pequeno está aí se formando. Terá que enfrentar uma atividade intensa quando o recém-nascido chegar, suportando poucas horas de sono. Sua mente e seu corpo precisam estar preparados para toda a maratona que virá. Sua energia estará concentrada no bebê e precisará repor sempre, mas principalmente, começando agora que ele ainda nem veio ao mundo.

Mantenha uma dieta equilibrada e com diversidades de alimentos nutritivos e ricos em vitaminas. A recomendação diária na alimentação de uma gestante é de 50 a 60% das calorias em forma de carboidrato, 20% em proteínas e de 25 a 35% em gorduras. Esses cálculos são aproximados e não se pede que a gestante fique contando calorias diárias. O importante é se alimentar direito, ingerir fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e tudo que for nutritivo para você e o bebê. Utilize o bom senso na hora de se alimentar, evitando as gorduras ruins que, consequentemente, trará um ganho de peso para você e não é nada saudável para o bebê. Veja algumas dicas saudáveis que você poderá colocar em prática em cada semestre da gestação.

É muito importante saber quais alimentos fazem bem à gestante

É muito importante saber quais alimentos fazem bem à gestante

Alimentação saudável em cada semestre

  •  – Primeiro trimestre: Ácido fólico e ferro

Este é o período inicial das transformações em seu corpo. Elas são poucas, mas o indicador maior de HCG (hormônio gonadotrofina coriônica humana – teste do hormônio da gravidez) está ali contando que tudo está começando a mudar e, internamente, as alterações acontecem a partir de agora. Haverá um aumento da pressão sanguínea e exigirá de você uma dieta com maior presença de líquidos para hidratar o corpo, ácido fólico e ferro no auxílio da formação completa do bebê. O ácido fólico você poderá encontrar nas folhas verdes-escuras como espinafre, brócolis, couve, escarola, nas frutas cítricas, nas leguminosas e nas castanhas. Geralmente, é dado pelo seu médico em forma de comprimido para ser ingerido diariamente.

  •  – Segundo trimestre: hora de comer melhor

Nesta fase, você estará com muita energia, sem tantos desconfortos do início e com o paladar bem mais apurado. Aqui, a necessidade de uma ingestão de calorias aumenta, a de cálcio e ferro também. Faça refeições saudáveis. Coma, no máximo, 5 frutas por dia, pães integrais, alimentos ricos em fibras, opções de proteínas como leite, ovos, iogurtes e queijo. Uma opção de vitamina B6 é a banana, muito nutritiva e saborosa. Hidrate-se muito nesse período, pois é importante para o bebê e para você, ajudando na prevenção de sintomas como prisão de ventre, ondas de calor e tonturas. As vontades incontroláveis de comer algum alimento diferente é bem normal nessa fase.

  • – Terceiro trimestre: vitaminas e nutrientes para um parto tranquilo

Hora dos desconfortos ocasionados pelo final da gestação. Poderá sentir uma vontade louca de comer, mas se sentirá satisfeita rapidamente. Coma pouco dividindo as refeições durante o dia. Dê atenção à ingestão de ferro e cálcio nessa fase. Sua energia começa a ficar menor, pois o bebê está consumindo todas as reservas. Coma mais carne vermelha, peixes, aves que contém ferro e bebidas como suco natural de laranja, vitamina C, que potencializam a sua absorção. Mantenha o corpo hidratado constantemente porque irá a ajudar a controlar os terríveis inchaços do final deste trimestre. Uma dieta nutritiva é essencial nessa fase. Inclua carboidratos não refinados como pães integrais, macarrão, cereais, arroz para o corpo gerar a energia que tanto precisa para a hora do parto que está chegando.

Quais alimentos devo evitar durante a gravidez?

  • – As carnes, salsichas, ovos e frutos do mar sempre devem estar bem cozidos e ingeridos com moderação. Cozinhando bem a carne, você evitará uma infecção chamada de toxoplasmose que pode causar má-formação no feto no primeiro trimestre da gestação.
  • – Não coma nada feito com leite pasteurizado como patês e queijos moles. Por ser gestante, você está muito mais aberta a contrair bactérias como a Listeria monocytogenes.
  • – Não coma derivados de leite não pasteurizados e ovos crus. Sempre mantenha tudo refrigerado para evitar a salmonela.
  • – Não faça uso de remédios para emagrecer como a sibutramina de forma alguma, como mostra o portal FimPRO.
  • – Beba moderadamente cafeína e álcool. Os refrigerantes à base de cola e de chocolate possuem uma porcentagem de cafeína. Tome cuidado ao consumir em excesso.

Agora que você já sabe quais são os alimentos para uma dieta saudável e os que deve evitar para não ter problemas com a saúde do bebê e a sua, você poderá colocar em prática e manter a saúde na gestação, um parto tranquilo e um bebê saudável.

Separei uma super dica da minha amiga nutricionista, Dra. Elaine Moreira, onde ela mostra os perfis de alimentos ideais para cada uma de nós, veja o vídeo aqui.

Comente

comments

Receitas de papinhas da pediatra da Micaela
Como escolher uma babá-eletrônica
Dicas de presentes para o papai: compartilhando momentos
5 comentários
  • Carolina Alves

    Nossa muito legal o seu site. Adorei essas dicas de dietas vou colocar em prática. Obrigado por compartilhar!

    Responder
  • Ramires

    Parabéns por compartilhar o seu conhecimento, são dicas muito legais e importantes cuidados para gestantes.

    Responder
  • luciana

    A alimentação saudável é muito importante na gestação. E comer coisas saudáveis é a melhor dieta não só para uma gestantes. Adorei as dicas, parabéns!

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close