Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Dicas para montar um jardim vertical

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

O jardim vertical tem se tornado uma boa opção para aqueles que vivem em casas em condomínio fechado ou que não possuem tanto espaço para cultivo de diversas flores.

A ideia é aproveitar as paredes e colocar alguns vasos pendurados em paletes ou madeira. Mesmo se não houver muito espaço, é possível criar algo legal e bonito que dá um toque agradável a parte interna ou externa da casa.

Confira algumas dicas para criar seu próprio jardim vertical:


Reaproveite um estrado de cama velho

Você tem em sua casa um estrado de cama antigo que não é mais utilizado e está parado há algum tempo? Dê nova utilidade e traga-o para seu jardim vertical. Procure por uma parede da casa que conseguiria abrigar o estrado, podendo ser na horizontal ou na vertical. Fica à sua escolha.

Em seguida, prenda junto à parede. Pode usar pregos ou parafusos. Com o estrado fixo na parede, é hora de escolher quais plantas vão fazer parte do painel. Muitas pessoas apostam nos vasos menores feitos de plástico e os mantêm fixos ao estrado com a ajuda de pequenos pedaços de arame.


Use paletes

Os paletes são umas das opções mais buscadas por aqueles que querem montar um jardim vertical. O motivo? A questão da sustentabilidade, dar nova vida a algo que, certamente, não teria mais utilidade e seria descartado.

Você pode conseguir os paletes de graça e, dependendo do espaço disponível em sua casa, apenas um será suficiente. Fixe-o na parede com pregos ou parafusos e, em seguida, pendure os vasos.

Dicas para montar um jardim vertical

Essa dica fica legal até mesmo na sacada de casa, se você não quer deixar os vasos na parte externa. Basta escolher um palete menor.


Telas de arame

Lembra-se daquelas telas de arame que são colocadas nos portões das casas para evitar que os cachorros fujam? No caso, são aquelas mais resistentes, quadriculadas, pois você pode utilizá-las para criar o seu jardim vertical.

Dicas para montar um jardim vertical

Crédito: Dicas de Mulher

Claro que, neste caso, não vai dar certo colocar vasos mais pesados, mas sim plantas mais leves em vasos plásticos que são muito indicadas para esse modelo de jardim.

Além da parte externa da casa, esse modelo se encaixa bem nos corredores com o objetivo de criar uma parede viva e deixar o ambiente mais alegre.


Pendurados no teto

Uma forma diferente de fazer seu jardim vertical é seguir a ideia das samambaias que você encontrava na casa dos seus avós. A planta ficava pendurada e presa por um arame ao teto.

Dicas para montar um jardim vertical

Crédito: Pinterest

No jardim vertical, você vai seguir mais ou menos a mesma ideia, mas com a diferença de que vai conectar um ou dois vasos ao principal que está preso ao teto. O arame mais grosso garante o sucesso da ideia, além do uso de vasos de cerâmica, adaptados com hastes de ferro.


Vasos que atuam como quadros

Se você quer ser criativo na hora de criar seu próprio jardim vertical, vai gostar da ideia de ter vários vasos na parede pendurados de forma aleatória, como se fossem quadros.

Para conseguir o resultado, existem várias opções, desde a colocação de pequenas prateleiras para equilibrar apenas uma das plantas, até a montagem de uma moldura para deixar o vaso no meio.

Se você ainda está em busca de casas à venda, vale a pena pesquisar por aquelas que tenham paredes amplas nos fundos de forma a criar esse jardim vertical diferente.


Muro com peças de concreto em relevo

Que tal fazer uma pequena reforma? Se estiver disposto(a) a tentar um jardim vertical que seja unido ao seu muro usando apenas o concreto, pode apostar na construção com peças de concreto em relevo.

Dicas para montar um jardim vertical

Crédito: Quitauna Blocos

As partes em relevo podem servir de apoio para vasos de plantas ou, até mesmo, atuar como abrigo para as plantas. Dá um toque bonito e único a uma das paredes do terreno, mas exige um investimento maior.


Prateleiras “furadas” e suspensas

Você prefere deixar suas plantas em algo mais tradicional como as prateleiras? Que tal inovar um pouco apostando nos modelos furados que permitem encaixar os vasos em cada espaço?

A parte mais divertida é que você mesmo(a) pode montar esse tipo de prateleira. Tudo que vai precisar é de duas ou três tábuas de madeira, fio de corda e uma furadeira.

Primeiro, corte os espaços em que os vasos vão ser encaixados. Existe um item que pode ser acoplado na furadeira e consegue o efeito sem necessidade de muito esforço.

Em seguida, faça quatro furos nas pontas das tábuas, dois em cada lado. Você vai passar as cordas por eles.

Depois de pronto, é só pendurar sua prateleira suspensa e colocar os vasinhos que preferir. Sim, foque em vasos menores para não correr o risco que caiam ou derrubem a prateleira.


Tela de arame com vasos

A tela de arame mais fina, muito usada como cerca para galinhas ou canteiros, também funciona bem como jardim vertical. Para montá-la, é preciso ter algumas estacas de madeira, já que o material não vai se manter fixo a parede.

Procure por um espaço no jardim da casa e prenda as estacas lado a lado à terra na distância que você gostaria. Fixe uma terceira estaca ou tábua na parte superior, ligando as duas estacas principais.

Agora, pegue a tela de arame e prenda-a nas madeiras, como se estivesse montando um grande cercado. Para finalizar, prenda pequenos arcos de arame mais grosso, nos quais você irá encaixar os vasos.

Só se lembre de apostar em plantas mais leves para evitar amassar a tela e destruir seu jardim vertical.


Cano de PVC

Os canos de PVC também podem ser utilizados na montagem de um jardim vertical e você estará contribuindo para dar novo uso a um material que poderia ser descartado no lixo. A largura dos tubos fica à sua escolha, dependendo do que melhor se encaixa ao ambiente em que o jardim vai ser instalado.

Dicas para montar um jardim vertical

Crédito: Alto Astral

Corte os tubos de PVC ao meio (faça isso também com as tampas de encaixe) e pronto, você já tem dois vasos prontos para receberem alguma flor ou outra planta. Com todos os canos já cortados, vale fixá-los na parede ou criar uma prateleira suspensa, usando ferro ou cordas.


Gostou de conhecer esses tipos de jardim vertical que podem ser feitos em sua casa? Se você ainda não encontrou o imóvel ideal para isso, pesquise por terrenos à venda que permitam investir neste jardim.

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

6 dicas para evitar a umidade em casa
Tipos de brita: da construção à decoração
5 dicas para montar um quarto de criança
2 comentários
  • Micha

    Lindos demais. Minha mãe tá fazendo um de pallets que tá ficando maravilhoso.
    Eu tenho um feito numa porta antiga, fica na subida da escada pra minha casa, mas tá com flores artificiais há quase 10 anos (troco de tempo em tempo), mas agora to querendo ver planta para colocar lá. Pensei em cacto, pq no verão pega um sol de quase 50 graus, aqui no Rio.

    Beijossssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close