Brisa da Tarde | Curtindo a Vida a Dois

Em qual horário você é mais produtivo?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Com bastante frequência, recebo perguntas sobre produtividade e em qual período do dia ela é maior. Geralmente, as pessoas acreditam que são mais produtivas durante a manhã, pois é o que muitos especialistas dizem, mas será que é verdade? Como eles podem afirmar que é preciso, por exemplo, acordar cedo para ser mais produtivo?

Pessoas não devem ser padronizadas

“Padronizar” as pessoas dessa maneira e dizer que um hábito é o melhor para todas é um grande engano. Afinal, somos diferentes uns dos outros. Quando a gente analisa – seja por meio de pesquisas ou softwares – como a produtividade das pessoas varia ao longo do dia, percebemos que elas têm picos de desempenho em momentos diferentes. Algumas realmente produzem mais de manhã, acordam bem cedo cheias de energia e conseguem, nesse tempo, realizar diversas tarefas.

Trabalhadores não são iguais

Trabalhadores não são iguais

Por outro lado, muitas não conseguem acordar antes das 10 h e só começam a render a partir das 14 h, enquanto outras têm pico de performance e trabalham melhor à noite.

Você é mais produtivo no momento em que aprende a ter mais desempenho e isso pode variar muito ao longo da sua vida. Você pode já ter sido muito produtivo de manhã e, hoje, performar melhor à noite. Cada indivíduo tem um ritmo, e isso precisa ser respeitado.

Observe as suas regras

Eu acredito muito, inclusive, que, no futuro, o trabalho será condicionado à performance individual. Chega a ser injusto cobrar, por exemplo, que um profissional chegue às 8 h no escritório se ele só começa a render às 10 h. Ele e a empresa perdem.

Existem diversos estudos sobre o “ciclio cardiano” ou “ciclo biológico” que regula o sono, os hábitos alimentares e como funcionamos ao longo do dia. Esse conceito divide opiniões, mas, particularmente, acredito que faça todo o sentido, até para os animais irracionais.

Produtividade sempre

Produtividade sempre

No ciclo cardiano, os momentos do nascer e do pôr-do-sol são muito importantes: quando o sol nasce, os animais se levantam e começam a caçar; e, quando ele se põe, os bichos se recolhem. É interessante observar que, até no reino animal, algumas espécies “fogem à regra” e só começam a funcionar à noite, quando caçam e socializam. Nos seres humanos é similar.

O que a gente pode perceber, portanto, é que nem todo mundo é mais produtivo pela manhã. Quer um conselho? Observe sua rotina, perceba qual é o horário de maior produtividade para você e tente realizar o máximo possível de tarefas nesse período. E lembre-se de duas coisas: cuidado com as regras que você ouve por aí e respeite o seu ciclo.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos e até a próxima!

Este texto foi gentilmente cedido por Christian Barbosa, que é considerado o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade e CEO da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo.

Comente

comments

Almôndegas de aveia gratinadas com queijo
Especial Dia das Crianças: diferentes esportes para cada fase da vida dos pequenos
Os benefícios do rabanete para a saúde
2 comentários
  • Stephanie Ferreira

    Teve uma época que eu me sentia realmente mal por não ser produtiva de manhã. Levei anos pra entender que eu não tenho um problema. Eu só sou produtiva mais a tarde e a noite e ta tudo bem assim. Problema são os outros que me apontam e dizer que se vc não acorda com o sol pra malhar antes de trabalhar ás 7h vc é preguiçoso e isso me deixa bem mal 🙁
    Desculpa a desabafo… eu realmente amei o post
    Stephanie Ferreira postado recentemente…Lookinho do Dia: Alice de Ana Giovanna Moda InfantilMy Profile

    Responder
  • Mari

    Eu sempre fui muito produtiva à noite e durante a madrugada. Já me disseram que tem a ver com o horário em que nasci (às 20h). Será que é verdade? 🙂
    Mari postado recentemente…Cabelo novo: tintura, arrependimento, Dekapcolor e maisMy Profile

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close