Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Entrevista: Saúde Bucal

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Continuando o tema sobre saúde bucal iniciado na semana passada, convidei a Dra. Adriana Besagio Ruiz Hamam, que é cirurgiã dentista, para uma entrevista a respeito do tema. Vejam abaixo como foi a entrevista:

adrianaBrisa da Tarde: O tema de hoje, Dra. Adriana, é a importância da higiene bucal. Gostaria de saber o seguinte: quais os benefícios da higiene bucal para a nossa saúde?

Dra. Adriana Besagio Ruiz Hamam: Não há malefícios em se fazer higiene bucal. É algo necessário e só há ganhos. Com uma higiene bucal adequada e eficaz, previne-se a grande maioria das doenças bucais, dentre elas as mais comuns como a cárie e a doença periodontal que podem gerar focos de infecção, causando outros males sistêmicos como a endocardite bacteriana que acomete o coração.

BDT: O câncer de boca tem a ver com a higiene bucal?

Dra. Adriana: Não, o câncer bucal como qualquer outro câncer é uma alteração celular. Uma célula recebe um estímulo e passa a se reproduzir fazendo um tumor de células com está função de reprodução. Sabemos que o cigarro causa câncer de boca, dos sistemas respiratório e digestivo, mas uma má higiene pode causar um foco de infecção e agravar o quadro ou mesmo mascarar uma lesão cancerígena.

BDT: A alimentação balanceada tem a ver com a saúde bucal?

Dra. Adriana: Uma alimentação balanceada é, sem dúvida, muito importante. Uma dieta rica em açúcares e carboidratos favorece o aparecimento de cárie, bem como a frequência de ingestão desses alimentos, baixando o pH bucal e favorecendo a flora bacteriana.

BDT: É possível contrair alguma doença através de um beijo?

Dra. Adriana: Sim! Muitas doenças podem ser adquiridas através da boca. A cárie é uma doença transmissível como a hepatite, a gripe, etc. Algumas doenças sexualmente transmissíveis também podem ser passadas pelo beijo.

BDT: Para terminar, Dra. Adriana, qual orientação importante você pode dar para os leitores do blog?

Dra. Adriana: Eu sempre digo aos meus pacientes que não adianta jogar sabão no chão sem esfregar que não vai ficar limpo, na boca, é a mesma coisa. Escovar os dentes após cada refeição é importante, principalmente antes de dormir, pois, nesse período, não falamos, não deglutimos e é aí que a bactéria "gruda" no resto de alimento e começa o processo de cárie ou doença periodontal. Usar o fio dental, pelo menos uma vez ao dia, de preferência à noite, e usar uma escova macia com cabeça pequena sem força excessiva garantem uma boa saúde bucal. A visita ao dentista anualmente é importante para não deixar que a doença se instale e, se algo errado acontecer, estará no começo, onde é mais fácil tratar, gastando menos dinheiro, menos tempo e sem dor!

Muito obrigada por participar desta entrevista, Dra. Adriana. Um grande beijo!

A Dra. Adriana Besagio Ruiz Hamam é cirurgiã dentista e formada há 20 anos. Atualmente, é membro do corpo clínico do hospital alemão Oswaldo Cruz e cirurgiã dentista da ESF Hospital Sírio-Libanês. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato por e-mail.

Beijinhos

Comente

comments

Dicas para melhorar a qualidade do sono durante a quarentena
Como ser produtivo durante a quarentena?
10 dicas para entreter os idosos em tempos de quarentena
4 comentários
  • Herminia

    Adorei as explicações, sem rodeios, o fio dental é dificik para crianças, mas aos poucos conseguimos.

    Responder
  • cláudio

    Não resta dúvida de que a higiene bucal é um fator decisivo para evitar uma série de doenças e até mesmo inconvenientes como cáries e mal hálito. Parabéns pelo artigo

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Cláudio!

      Com certeza!!! Muito obrigada pela visita!

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close