Brisa da Tarde | Curtindo a Vida a Dois

Estou feliz com o meu trabalho…

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Voltei a trabalhar na semana passada depois da minha licença-maternidade e, confesso para vocês, que está bem puxado. Meu trabalho aumentou e, consequentemente, a minha responsabilidade. Coisas da vida, não é mesmo?

Trabalhando…

Esses dias fiz uma reflexão sobre as coisas que fiz e que estou fazendo e confesso que é aqui que eu pertenço e é aqui que eu quero ficar. Aprendi muito com o meu trabalho e parece que realmente não sei fazer outra coisa (e olha que eu já tentei… rsrs).


Um pouquinho sobre felicidade e trabalho…

Por isso, é importante sempre fazer uma reflexão para saber se você está feliz com o trabalho que você escolheu. Conversamos com a Lucélia Ourique, que é coach e especialista em Recursos Humanos, sobre felicidade no trabalho e ela nos deu uma aula sobre isso. Vejam abaixo:

Felicidade e trabalho são palavras muito conhecidas e pouco entendidas, então, iniciamos com suas definições:

A palavra felicidade tem o significado de um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos.

Já o significado da palavra trabalho é um conjunto de atividades realizadas, é o esforço feito por indivíduos, com o objetivo de atingir uma meta.


Autoconhecimento é tudo…

Analisando essas definições, faço as seguintes perguntas: "Quem sou eu?", "O que me faz feliz?", "Quais são as metas que desejo realizar?", "Qual o significado do trabalho na minha vida?".

Para sabermos se estamos felizes com nosso trabalho, é preciso dar um stop, sairmos do automático e fazermos um pequeno exercício da linha do tempo:

  • Faça tópicos com datas/anos passando pelo fase de criança, adolescente até o atual momento. Acertou nas suas escolhas? Experimentou? Errou? Quais foram os aprendizados? Quais foram os momentos de felicidade?
  • Liste suas habilidades: o que você faz de melhor?
  • Qual a sua missão? Sentido de vida e propósito?

Respondendo essas perguntas, você terá a resposta se está feliz ou não com o seu trabalho, se a empresa que atua tem a ver com sua missão, seus valores e propósito de vida.

Recentemente, a coach passou por uma experiência na área de desenvolvimento de carreira, onde a reclamação era geral, comportamentos inadequados, e o mesmo discurso que o líder é o culpado, que a empresa não evolui, não inova, além disso o salário era ruim. Todos os sintomas que a infelicidade pairava no ar, porém, nenhum movimento para mudar este cenário.


Empresas são feitas por pessoas e cada pessoa é um universo complexo com seus valores e culturas, então, faz sentido estar aqui?

Portanto, a pergunta “Estou feliz com o meu trabalho?" só pode ser respondida através do autoconhecimento. Sem ele, terceirizamos e culpamos os outros pelas nossas derrotas e por aquilo que não nos faz feliz.

A vida só muda, se você mudar de atitude!


Por isso, é importante sempre parar e fazer uma reflexão para saber se está na hora de mudar de carreira ou se você realmente está feliz com o seu trabalho.

Espero que tenham gostado do texto de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Minha motivação diária
Com a caneta na mão…
Quando eu o vi…
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close