Brisa da Tarde | Curtindo a Vida a Dois

Etiqueta não é coisa de gente fresca

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, vou falar um pouquinho sobre etiqueta. Muitas pessoas costumam dizer que etiqueta é coisa de gente fresca, que todo mundo tem o direito de ser como é e ser respeitado por isso, etc. Vamos falar sério: quantas vezes a sua mãe brigou com você por mastigar com a boca aberta, por não colocar os pés em cima da mesa, por não falar de boca cheia, etc.? Pois é! Essas pequenas coisas fazem parte das regras de etiqueta.

Ter educação e etiqueta, principalmente à mesa, é questão de princípios! Como dizia a minha mãe: "nós precisamos saber entrar e sair de diversas situações". Se você está em um evento ou local que exige uma formalidade, você tem que agir dessa forma. Se você está em uma churrascada com os amigos, você deve agir de outra forma. Essas coisas são muito importantes!

Por isso, resolvi relacionar aqui algumas regrinhas de etiqueta que todos nós devemos seguir para não fazer feio em nenhum lugar. Vamos a elas:

1) Se você foi convidado para um evento, observe se o mesmo é formal ou não

Como já falei acima, nós precisamos saber se o evento para que fomos convidados é formal ou não. Para isso, analise o convite que o anfitrião lhe deu. Essa é a fonte mais importante que você pode ter, principalmente no que tange à vestimenta.

Crédito: Tio Sam Eventos

No convite, na grande maioria das vezes, virá: "traje: passeio completo", por exemplo. Então, atente-se a isso e evite, por exemplo, aparecer por lá trajando calça jeans ou outra roupa menos informal.

2) Evitando gafes à mesa

Já falamos neste post sobre como arrumar a mesa de acordo com a etiqueta. Em um evento importante, é interessante que você se atente a algumas regrinhas que farão você se adequar a ele de maneira elegante:

  1. Quando começar a utilizar os talheres, use-os sempre de fora para dentro;
  2. Coloque o guardanapo no colo e, ao se levantar, coloque-o ao lado esquerdo do seu prato sem dobrar;
  3. Não palite os dentes à mesa;
  4. Não passe o fio dental à mesa;
  5. Não se maquie à mesa nem pensar;
  6. Não faça barulhos como arrotos, bater talheres no prato, assoprar a sopa, comer de boca aberta e falar de boca cheia;
  7. Não masque chicletes;
  8. Devemos evitar: encher demais o garfo de alimento, fazer barulho com a boca ao ingerir alimentos líquidos, brincar com as coisas dispostas à mesa (copos, talheres, guardanapos, toalhas, etc.);
  9. Quando estiver representando a empresa em coquetéis, jantares, almoços, evite bebidas alcoólicas – mesmo que o seu anfitrião esteja bebendo;
  10. Não coloque os cotovelos sobre a mesa;
  11. Não utilize os dedos para comer! Para isso, existem os talheres;
  12. Não corte a massa! Enrole-a no garfo!
  13. No caso de convites feitos pela empresa, é ela que paga a conta.

3) Não recuse um convite com a desculpa de não se sentir bem naquele ambiente

Já vi muitas pessoas dando desculpas para não comparecer a um evento porque não irão se sentir bem em determinado ambiente. E é cada desculpa: "ai, não tenho roupa para ir", "ah, mas fulana vai?; então, não vou", "ah, mas é muito formal; não vou me sentir bem", etc.

Desculpa, não vou porque vou ficar de pijama o dia todo!

Por mais incrível que possa parecer, dar uma desculpa assim é muito mais feio do que cometer alguma gafe na festa. Se a pessoa o(a) convidou, é porque ela tem consideração por você e está esperando a sua presença. Então, é interessante reconsiderar o convite e comparecer à festa. Se não for possível, fale com o anfitrião antecipadamente para que ele possa convidar mais alguém que gostaria de ir à festa.

4) Algumas regras modernas

Com a modernidade e a tecnologia, as pessoas acabam se esquecendo de algumas regrinhas básicas de convivência. Vamos a elas?

Cadê a conversa que estava aqui?

  1. Não deixe o seu celular sobre a mesa. Isso faz com que as pessoas que estão ali se sintam menos importantes que o smartphone. Isso vale também para ficar mandando mensagens e/ou vendo outras coisas no celular durante o evento. Evite!
  2. Se você foi convidado para jantar, não tem nenhum problema em cada um pagar a sua parte da conta.
  3. Não chegue na casa de ninguém sem avisar! Você pode pegar alguém desprevenido!
  4. Não se rebaixe ao nível da pessoa se a mesma o(a) insultou. Você pode argumentar com um tom de voz normal e conseguir contornar as coisas.
  5. Não utilize o celular dentro do cinema, nem que seja para mandar uma mensagem para alguém. A luz que o celular emite atrapalha muito quem está sentado perto de você.
  6. Se você for fumante, respeite quem não compartilha dessa sua prática, principalmente se estiver perto de crianças, idosos e gestantes. Vá fumar em um lugar totalmente aberto e longe das pessoas.
  7. Palavras como "por favor", "com licença", "me desculpe", etc. são extremamente valiosas hoje em dia! Utilize-as sempre!
  8. Não converse encostando nas pessoas. Isso é muito feio! Se a pessoa não estiver prestando a devida atenção, pergunte a ela se o papo não está legal.

Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do post de hoje! Fiquem à vontade para acrescentarem mais algumas regrinhas a essas que eu mencionei a acima. É só comentar neste post!

Beijinhos

Comente

comments

Tortas para a sua Festa Junina
Lasanha de carne seca
Torta de chocolate sem glúten para a Páscoa

CommentLuv badge

Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close