Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Faça você mesmo: Fitas adesivas de tecido (fabric tapes)

Vocês, com certeza, já devem ter notado o sucesso que as fitas decoradas como as washi tapes, deco tapes e fabric tapes estão fazendo, afinal, elas vem sendo muito usadas na decoração e nos projetos de faça você mesmo.

fita adesiva de tecido0

As washi tapes são fitas fabricadas com papel de arroz japonês, são translúcidas e podem ser encontradas com uma infinidade incrível de cores e padrões. Essas, com certeza, são as mais queridas e desejadas pelas loucas da papelaria, mas, aqui no Brasil, infelizmente, ainda são encontradas por um valor nada amigo do bolso.

Uma alternativa a elas são as deco tapes que nada mais são que "durex" coloridos e/ou estampados. Tem a adesão muito maior que as washi tapes, então, pense bem onde vai colá-las, pois são difíceis de retirar. São mais em conta no quesito preço e não devem em nada em lindeza.

A terceira opção, que vamos fazer juntas, são as fabric tapes. São as fitas adesivas feitas de tecidos e que podem ser feitas por você, aí no conforto do seu lar, sem gastar quase nada. Gostou, né? Então, separa os materiais e vem ver como se faz.

fita adesiva de tecido1

Você vai precisar de:

  1. Retalhos de tecido de algodão – estou usando tricoline
  2. Cola branca
  3. Rolinho de espuma
  4. Papel sulfite
  5. Fita dupla face – das comuns, encontradas em papelarias
  6. Tesoura

Se você tiver em casa um cortador circular e uma base de corte, pode utilizá-los para fazer os cortes no lugar de usar a tesoura.

Como fazer:

Passe cola na folha de sulfite utilizando o rolinho. Espalhe bem e não deixe excesso de cola. Você deve passar a cola em um espaço maior que o tamanho do retalho que você irá colar para que não haja o risco das pontinhas não ficarem bem grudadas.

Cole o tecido esticado sobre a folha, alisando bem com as mãos para que não fique nenhuma bolha de ar. Deixe secar por alguns minutos.

fita adesiva de tecido2fita adesiva de tecido3

Recorte o excesso de papel em volta do tecido.

fita adesiva de tecido4

Faça esse processo em todos os retalhos de tecido que você deseja usar. Esse processo de "laminar" o tecido no papel serve para que o tecido desfie menos ao ser recortado. Também ajuda na aderência da fita dupla face no material, mas, caso você não se importe com o tecido desfiando e com a possibilidade do tecido soltar da fita, não precisa fazê-lo, basta começar do próximo passo.

fita adesiva de tecido5

Desenrole um pedaço de fita dupla face e aplique a parte colante no papel colado no tecido. Se seu tecido tiver uma estampa com sentido, tente acompanhar a estampa.

fita adesiva de tecido6

Com a tesoura – ou com o cortador circular – corte o tecido bem rente a fita dupla face.

fita adesiva de tecido7

Aí estão elas, prontinhas para colorir e decorar o que você quiser!

fita adesiva de tecido9

Eu decorei esse potinho de papinha que uso para guardar pequenos retalhos de tecido, mas que, na foto, serviu de vasinho para as minhas sempre-vivas. Não ficou fofo? Se você quiser mais ideias e inspirações de como usar essas fitas tão versáteis, dá uma passeada lá no meu Pinterest. Eu fiz um painel com várias fofurinhas superfáceis de fazer.

fita adesiva de tecido10

E não se esqueça de mostrar sua arte para nós usando as hashtags #donnarita #brisadatarde nas redes sociais.

Espero que tenha gostado. Nos vemos loguinho.

Beijitos!

Comente

comments

Tipos de brita: da construção à decoração
5 dicas para montar um quarto de criança
Como fazer a transição do bebê da banheira para o chuveiro
1 comentário
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close