Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Harmonização de queijos e vinhos

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Para quem quiser fazer uma comemoração legal para o Dia dos Namorados, é interessante fazer uma Noite de Queijos e Vinhos. Uma das grandes dúvidas de quem está começando a apreciar um bom vinho é saber harmonizá-lo com o prato que está sendo servido. A dupla queijo e vinho sempre deu certo, mas é preciso saber qual vinho harmoniza bem com determinado tipo de queijo.

Por isso, o blog resolveu fazer uma seleção de queijos e com quais vinhos eles se harmonizam para sanar essa dúvida. Vamos aos queijos?

queijos e vinhos

Queijos frescos

Os queijos frescos são aqueles que tem mais umidade e seu gosto é meio ácido e suave. Entram nesta categoria: muçarela de búfala, ricota, feta, etc.

Harmonização

Vinhos brancos chardonnay e sauvignon blanc.

Queijos brancos moles

Os queijos brancos moles são aqueles que tem o seu interior cremoso, mas é coberto por uma fina camada de bolor branca e aveludada. Entram nesta categoria: brie e camembert.

Harmonização

Espumantes e vinhos pinot noir, riesling e gewürztraminer.

Queijos semimoles

Os queijos semimoles são aqueles que têm uma casca mole e pegajosa e, usualmente, são mais cremosos. Entram nesta categoria: edam, asiago, taleggio e gouda.

Harmonização

Espumantes e vinhos pinot noir, riesling e gewürztraminer.

Queijos duros

Os queijos duros são aqueles que combinam com a macarronada da mama. Esses queijos são maturados e os sabores são mais marcantes e complexos. Nesta categoria, entram o parmesão, o provolone e o grana padano.

Harmonização

Vinhos chianti e bordeaux.

Queijos azuis

Os queijos azuis são aqueles que tem o famoso bolor dentro dele. Muitas pessoas não gostam desse tipo de queijo, mas eles são gostosos e têm sabores marcantes. Nesta categoria, entram o roquefort e o gorgonzola.

Harmonização

Vinhos Porto Vintage e Sauternes.

Uma dica legal para você economizar é aproveitar os cupons de diversas lojas oferecidos pelo site Cupom Válido. Existem diversas lojas parceiras, inclusive supermercados e empórios como o Carrefour e o Empório da Cerveja. Vale a pena dar uma passadinha por lá!

Bom, pessoal, é isso. Espero que vocês tenham gostado do post de hoje!

Um grande beijo e bom domingo!

Comente

comments

Frango assado ao molho de queijos gorgonzola e gruyère
Almoço do Dia dos Pais | Filés de peixe
Escondidinho de bacalhau
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close