Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Jogo de cama e decoração

Sabe aquele momento em você dá uma olhada no seu quarto e vê que tem algo que está faltando ou não se encaixando? Aquele instante em que você começa a observar e avaliar cada parte dele para ter a certeza de que escolheu certo os objetos que compõem a decoração, e mesmo mudando os móveis cinco vezes de um lado ao outro a coisa ainda está lá te incomodando? O problema pode estar onde você menos espera: na sua cama. Não estou falando do maridão dormindo! Coitado! Ainda teve de carregar os móveis de um lado ao outro para a ajudar a encontrar o melhor ponto para eles. Estou me referindo ao seu jogo de lençóis, travesseiros, fronhas, cobertores, edredons, colcha, ou seja, sua roupa de cama.

Junto ao guarda-roupa, a cama tende a ser o maior móvel dentro de um quarto e, por causa do seu formato mais horizontal, o mais visível e chamativo. Combinado a isso, a cama ainda possui diversas peças (as mencionadas logo acima) que a decoram como se fosse um ambiente à parte. Então, muitas vezes, o problema daquela peça que não se encaixa na decoração do quarto pode ser a decoração da cama.

Imagine só a cena: um quarto todo em cores claras, puxadas para tons azuis que transmitem calma e tranquilidade. Já a cama: fronhas marrons, lençóis amarelos mostarda, cobertores vermelhos, edredons rosas. Talvez até possa funcionar como combinação, se não fosse o fato de cada um ter detalhes, desenhos ou símbolos totalmente diferentes uns dos outros. Enquanto uns apresentam figuras geométricas, em outros temos desenhos de personagens animados, vários com escritos orientais e para fechar alguns com estampas de animais. Uma verdadeira salada que deixa a decoração do quarto desarmônica, até mesmo brega, e gera aquela sensação estranha que você tem. Então, para te ajudar a deixar o seu quarto e cama bem decorados, separamos algumas dicas.

1 – O começo da decoração

quarto1

Crédito: Pinterest

A primeira coisa a escolher é a cor e o tom da pintura de um quarto, certo? Então, tudo que for colocado ali dentro precisa combinar com essa cor. Isto é um conceito até óbvio, mas tem muita gente que se esquece e, com o passar do tempo, vai adicionando outras cores ali dentro, deteriorando a estética harmônica. Então, sempre que for comprar algo, LEMBRE-SE da composição de matizes do seu quarto, sua paleta de cores. Isso vai ajudar a escolher o jogo de cama ideal toda vez que for renovar as peças.

2 – Os componentes da roupa de cama

quarto2

Crédito: Pinterest

Na hora de comprar seu jogo de cama, tente sempre adquirir peças com decorações semelhantes. É uma dica simples, mas nem sempre é possível, pois muitos jogos de camas vêm apenas com lençóis e fronhas do mesmo modelo decorativo. Nem sempre dá para achar uma colcha, um edredom ou um cobertor que possua os mesmos detalhes e, quando isso acontece, muitas vezes o preço desses itens está lá em cima. Não se esqueça também de ver os tipos de tecidos que estão inclusos nesses pacotes.

A dica aqui é tentar achar elementos que combinem na cor e tons sem quaisquer detalhes. Isso ameniza a dissonância entre os elementos e pode ajudar a realçar a composição da paleta de cores do seu quarto.

Outro ponto a observar é o tamanho dos itens necessários para sua cama, já que ela pode ser de casal ou de solteiro, com formato redondo, queen size, king size, etc. Imagina só se, depois de todo o cuidado escolhendo um jogo de casal harmonioso e bonito, você chega em casa e descobre que não cabe na cama? Complicado, né?

3 – Mudando o ambiente

quarto3

Crédito: Pinterest

Do mesmo modo que o jogo de cama pode desconstruir a estética do seu quarto, ele também pode ser usado para alterar a decoração positivamente. Por exemplo, se seu quarto possui elementos e cores que combinem por serem semelhantes ou seguirem uma mesma cor em diversos tons (combinações monocromáticas), você pode passar a usar sua roupa de cama baseada numa cor oposta ao que predomina no local. Dessa forma, a combinação passa a ser por contraste. Ao invés, por exemplo, de uma combinação envolvendo tons de amarelo você pode passar para uma envolvendo amarelo e roxo. Se fizer direito fica muito legal.

No item anterior, mencionamos o cuidado com o tamanho da cama, mas o cuidado semelhante vale também para as dimensões do quarto: se é grande, médio ou pequeno, pois cada tamanho de espaço necessita de um tipo de decoração diferenciado para enaltecer suas qualidades, especialmente os menores. Se quiser saber também sobre decoração para ambientes reduzidos, este artigo traz muitas dicas bem bacanas, incluindo sobre quartos!

Por hoje são só essas dicas, mas esperamos que elas possam ajudar na hora de escolher a melhor combinação para a sua cama e quarto!

Este artigo foi gentilmente cedido por Matheus Bertoluci!

Comente

comments

Apostando no delivery durante a quarentena
Como limpar o quarto do bebê?
O novo quarto da Micaela
4 comentários
  • camila

    Adorei as dicas, um lugar que gosto muito para comprar roupa de cama são as lojas Pernambucanas, tem muita coisa boa e em conta!
    camila postado recentemente…Diy: 15 ideias de Diy para a PáscoaMy Profile

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Camila!

      As lojas Pernambucanas têm coisas bem legais mesmo! Vale a pena comprar lá!

      Beijinhos

      Responder
  • Carol

    Adorei as dicas, esses quartos estão muito bem decorados, as roupas de cama deram um visual diferenciado. Ta de parabéns!!!
    Carol postado recentemente…Criado-mudo branco – Como escolherMy Profile

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close