Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Lista de convidados

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Hoje, vou conversar um pouquinho com vocês sobre o dilema da lista de convidados para o seu casamento. Este tema é muito delicado porque é a lista de convidados que definirá o tamanho da sua festa. Sem ela, você não conseguirá contratar um buffet, um salão de festas, as lembrancinhas, etc.

Definindo o orçamento

Antes de mais nada, a quantidade de pessoas definirá o orçamento do seu casamento. Isso porque a maioria dos fornecedores trabalha com a quantidade de pessoas que estará em sua festa. Existem pacotes fechados para 100, 200, 300 pessoas, por exemplo. Saibam que, quanto mais pessoas vocês chamarem, mais cara será a sua festa. Pensem nisso e definam quanto querem gastar com a festa.

convidados

Lista de convidados

Quem chamar?

Depois de definida a quantidade de pessoas que vocês vão chamar, vocês precisam se sentar e saber quem serão os seus convidados. Vejam quantas pessoas existem nas suas famílias, quantos amigos vocês têm e se vão chamar os colegas de trabalho.

Tomem muito cuidado com os pais de vocês. Eles vão querer mexer na sua lista de convidados para incluir algumas pessoas que eles achem importantes. Deixe um número de pessoas reservado para isso. Falem para eles que só podem chamar um número X de pessoas porque o orçamento de vocês está apertado.

No caso dos colegas de trabalho, chamem apenas aqueles que vocês se dão bem. Você também pode deixar um convite em seu setor se, por acaso, vocês vão se casar na igreja e fazer a festa em um salão, por exemplo. Vocês podem chamar essas pessoas apenas para a cerimônia. Assim, trabalhem com aqueles miniconvites com dizeres: "após a cerimônia, os noivos recepcionarão os convidados no buffet Tal". Se não quiserem chamar essas pessoas para a festa, não coloque esse miniconvite no convite de casamento.

Pensem que os convidados têm família, ou seja, vamos supor que você tem um amigo muito estimado. Esse amigo é casado e tem dois filhos. Então, você precisa chamar a família toda. Se não quiser, coloque no convite apenas Fulano e Fulana. Não coloque Fulano e família porque, senão, o convidado entenderá que você está chamando todo mundo. Foco no orçamento.

Convite com nomes

Convite com nomes

Pensem em convidar apenas pessoas que fazem parte das suas vidas. Acredito que esse conselho é o mais importante de todos!

Se vocês extrapolarem a lista, sentem novamente e reanalisem todos os convidados novamente, mas façam isso antes de mandarem os convites para a gráfica.

Saibam que os buffets cobram por pessoa e, se forem mais convidados à sua festa, você terá que arcar com os custos deles. Não se esqueçam disso e de separar um dinheiro extra para esse problema.

Sem dó de cortar a lista

Quando forem cortar pessoas da sua lista, tenham em mente o seguinte:

1) Essa pessoa é meu colega, mas nunca saímos do ambiente de trabalho.

2) Essa pessoa se casou e não o(a) chamou?

3) Quanto tempo faz que não vejo essa pessoa?

4) Sou muito próximo(a) dessa pessoa?

5) Essa pessoa já falou mal de você pelas costas?

6) Essa pessoa o(a) prejudicou alguma vez?

Analisem esses questionamentos e não tenham dó de cortá-las da sua lista.

Cortando a lista

Cortando a lista

O casamento é de vocês

É muito chato estar na festa de vocês e ter pessoas que vocês nem conhecem. Isso pode acontecer porque um amigo resolveu chamar pessoas que não foram convidadas por vocês para o seu casamento. É terrível vocês chegarem em seu casamento e falar o seguinte: "ah, muito prazer! você é convidado de quem?".

É por isso que a lista de convidados é importantíssima! Deixem isso claro aos seus convidados. Só serão convidadas aquelas pessoas que estiverem no envelope do convite. Para que não tenham gastos desnecessários, é importante que o convidado confirme se vai ao casamento para que vocês possam considerar chamar mais alguém que vocês queiram. Além disso, o buffet deve ter um controle de quem está entrando em sua festa. Se não foi convidado, não entra!

Não tentem agradar ninguém e não tenham em sua festa pessoas que vocês não conhecem, pessoas que não fazem parte das suas vidas, etc. Sejam categóricos e façam todos entenderem isso.

Bom, pessoal, estas são algumas dicas que resolvi trazer para vocês para ajudá-los a montar a sua lista de convidados. Espero que tenham gostado!

Tem mais alguma dica legal sobre o assunto? Então, comente aqui embaixo!

Beijinhos

Comente

comments

Como fazer um pedido de casamento inesquecível?
Surpresas para noivos e noivas no dia do casamento
Como organizar o cortejo do casamento?
4 comentários
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close