Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Meu bullet journal

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

No começo de janeiro, fiquei muito interessada no sistema de organização do bullet journal e resolvi montar um para mim. Confesso que tenho anotado tudo nele e ele tem me ajudado a me organizar melhor. Acompanhem o post!


O que é Bullet Journal?

O sistema de Bullet Journal (ou BuJo®) foi criado por Ryder Carroll e trata-se de um diário/agenda/caderno de notas que seja adaptável para cada pessoa. Para começar, as únicas coisas de que você precisa são de um caderno e de uma caneta. Mais nada! Você pode até decorar, utilizar outras cores de caneta, etc., mas o sistema do BuJo é anotar tudo aquilo que lhe ajudará a se organizar.


Rapid logging

No sistema do BuJo, a ideia é você tomar notas de uma maneira simples e rápida. Assim, a ideia do rapid logging é utilizar quatro componentes: tópicos, números de página, frases curtas e marcadores.


Tópicos e números de página

O primeiro passo para Rapid Logging é adicionar um tópico no canto superior externo da página. Um tópico é simplesmente um breve título descritivo. Um exemplo de tópico é escrever o dia que você está escrevendo naquele momento (Sexta-feira, 19/01/18).

Dê um pouco de reflexão, pois isso pode ajudá-lo(a) a esclarecer sua entrada. Uma vez feito isso, certifique-se de numerar a página. À medida que você começa a preencher o seu Bullet Journal, tenha o hábito de titular e numerar suas páginas antes de adicionar conteúdo.


Marcadores

O sistema depende do uso de anotação de formulário curto emparelhada com marcadores. Todos os itens com marcadores devem ser inseridos como frases objetivas curtas. Os marcadores o(a) ajudarão a organizar suas entradas em três categorias: Tarefas, Eventos e Notas.


Tarefas

As tarefas são representadas por um simples ponto "•" e incluem qualquer tipo de itens acionáveis, como "lavar roupas". O marcador da tarefa pode ser utilizado assim:

  • X = tarefa concluída
  • > = Tarefa Migrada
  • = Tarefa agendada

Eventos

Os eventos são representados por um marcador assim: "O". Os eventos são entradas relacionadas às data ques podem ser agendadas (por exemplo, "Médico – 15 h") ou registradas depois que elas ocorrem (por exemplo, "assinou a locação").

As entradas do evento, independentemente de quão pessoal ou emocional elas sejam, devem ser objetivas e breves. Uma vez que você tenha registrado rapidamente um Evento, sinta-se livre para escrever sobre isso na próxima página disponível.


Notas

As notas são representadas com um traço "-". As notas incluem: fatos, idéias, pensamentos e observações. As notas são entradas que você deseja lembrar, mas não são imediatamente ou necessariamente acionáveis. Este marcador funciona bem para reuniões, conferências ou notas diversas.


Outros marcadores

Você também pode criar outros marcadores que você ache que sejam interessantes para a sua organização.


A importância do índice

As primeiras páginas do seu BuJo são o seu Índice. O Índice é o lugar onde você encontrará todas as informações de que você precisa rapidamente. À medida que você começa a usar seu BuJo, basta adicionar os tópicos e seus números de página ao Índice para que você possa encontrá-los rapidamente e em qualquer ponto.


O caderno ideal

O caderno ideal é aquele que você puder escrever bastante e não seja difícil de carregar. Eu gosto muito dos cadernos brochuras no tamanho A5. Eu comprei este na Miniso.

Uma dica também é comprar um caderno que seja pautado, quadriculado ou pontilhado para que você possa se organizar. Eu prefiro os cadernos pontilhados porque os pontinhos me ajudam como guia para fazer as linhas. Eu comecei com um caderno sem pauta, mas não deu certo!


Páginas anuais, mensais, semanais e diárias

Aqui, depende de como você vai se organizar. É interessante fazer um planejamento anual para saber como vai ser o seu ano.

As páginas mensais são interessantes para você visualizar o seu mês como um todo, assim como as páginas semanais.

Assim como as páginas mensais, as páginas semanais também o(a) ajudam a visualizar a sua semana.

Nas páginas diárias, você pode descrever melhor as suas tarefas, bem como fazer um resumo de como foi o seu dia, decorar com algumas frases e adesivos, etc.


Decoração

Aqui também depende de cada pessoa. Tem gente que gosta de decorar o bullet journal para ficar bem bonito. Confesso que eu não tenho tempo para isso, principalmente agora com a Micaela. Então, eu somente escrevo o que preciso e coloco alguns adesivos com frases motivacionais.

Não pense que, só porque você não fez aquela decoração linda que você viu no Instagram alheio, você não pode ter o seu buJo. O seu buJo tem que ter a sua cara e, principalmente, ser funcional!


Páginas interessantes de serem criadas

Existem algumas páginas bem interessantes que você pode criar no seu bullet journal:

  • Acompanhamento de hábitos
  • Acompanhamento financeiro
  • Acompanhamento de saúde e fitness
  • Acompanhamento de livros, seriados, filmes, etc.

Fica a critério de cada um se organizar como desejar.


Bom, pessoal, este é um resumo bem sucinto do que é um bullet journal e como você pode utilizá-lo para ser funcional!

Um grande beijo e até a próxima!

Comente

comments

5 formas rápidas e eficientes de dar um up na sua sala
Que tal um faxinão na sua casa para receber 2019?
7 locais da sua casa que podem desenvolver mofo
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close