13/10/2016
  • Maternidade

Momento de transformação: de mulher para mãe

Pessoal, vamos dar às boas-vindas à nossa nova colunista Rosane. A Rosane Gonzalez tem 33 anos, é mãe de 2 meninas em fases completamente diferente e louca pelo mundo da maternidade. É escritora e gerente de conteúdo do Portal Trocando Fraldas. A Rosane estará aqui no blog mensalmente trazendo informações bem legais sobre o mundo da maternidade!

Ao longo da vida passamos por variadas transformações, seja ela de fases, de localidades, de comportamento, mas acredito que uma das maiores transformações que uma mulher pode vivenciar é a da maternidade, quando de mulher torna-se mãe. Aquele sonho colorido parecendo comercial de margarina na verdade se desfaz logo com a chegada do bebê.

Temos o costume de romantizar a maternidade e pintar uma realidade que não existe, começando pela amamentação. Aquela imagem do bebê recém-nascido indo diretamente para os seios da mãe e se alimentando de forma mágica nem sempre acontece. Maioria das mulheres sofre quando é chegada a hora de alimentar seus bebês e toda aquela perspectiva do momento vai por água abaixo quando se depara com a dor do mamilo ferido, do leite que demora a descer ou do bebê que não consegue fazer a pega correta.

Mãe e mulher

A dor dos pontos após a cesariana, o cabelo que cai devido a anestesia, o corpo que muda suas formas e, dificilmente, retorna como antes. Seu tempo de folga, que antes era dedicado aos seus prazeres ou cuidados pessoais, acaba sendo deixados de lado. As unhas raramente estarão sempre feitas, o cabelo dificilmente ficará alinhado, as olheiras já farão parte do seu momento e o salto alto tirará férias indeterminadas, porém, todo esse sacrifício se tornará imperceptível ao você olhar para seu bebê.

O início da vida de uma mãe com a chegada do bebê e toda a adaptação que é necessária não é fácil. A pressão que a mulher sofre dos parentes, do marido e, principalmente, dela mesmo de dar conta de tudo e estar sempre sorrindo é muito grande, mas a grande verdade é que, no pós-parto, as mulheres se sentem “um lixo”. Mesmo que completamente plena e realizada, a exaustão da nova rotina abate a mulher que ainda tem que saber lidar com tantos palpites do que pode e do que não pode fazer.

mulhermae

Crédito: Mãe não dorme

Rotina complicada, cansaço e sensibilidade à flor da pele e, mesmo que se sentindo realizada com a maternidade, uma tristeza invade a alma. O sentimento de incapacidade de cuidar do bebê acaba transbordando os olhos e, regada de culpa, se sente o pior dos seres humanos. Muitas mulheres passam por esse sentimento caladas, com medo dos comentários maldosos, como se já não bastasse a pressão psicológica de si mesma.

Outra grande transformação não só na vida da mulher, mas do casal, é sua vida sexual após a chegada do bebê, no site Trocando Fraldas, existem diversas dicas sobre o assunto. Aquela empolgação na época do namoro, onde o desejo exalava por seus poros, inevitavelmente, ficará como segundo plano. Os cuidados com o bebê exigem muito da mulher e, quando podem, tudo que desejam é um bom banho e cama. Essa é uma das grandes reclamações dos maridões! No começo, é mais complicado, mas com o tempo, vai se adequando, se programando e tudo se enquadra na nova rotina.

Todo início e toda adaptação é complicada, mas nenhuma é recompensadora e mágica como ser mãe. Todo esforço, dificuldade e transformação são incrivelmente aceitáveis pelo amor inabalável que sentimos por nosso bebê. Os medos e a insegurança de não conseguirmos sermos boas mães acabam sendo deixados de lado quando colocamos nossa intuição em prática e nos dedicamos de corpo e alma àquela pequena vida que Deus confiou em nossas mãos. Ser mãe é uma dádiva divina, é permitir-se se doar por completo e ter seu coração batendo fora do peito. É sentir um amor que chega a doer e se dedicar sem esperar nada em troca além de mais amor. É ouvir a palavra mamãe pela primeira vez e sentir uma sensação inexplicável que nada e nem ninguém nesse mundo podem substituir. Pronta para encarar essa aventura?

Comente

comments

                
 

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

CommentLuv badge