Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

O que dizem as etiquetas das suas roupas?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

O Sindilav – Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo – mantém, em seu site, uma página com os principais símbolos de limpeza de roupas contidos nas etiquetas para que qualquer pessoa interessada possa consultar ou até imprimir e utilizá-la na hora de lavar as roupas.

Segundo o presidente da entidade, José Carlos Larocca, o Sindilav orienta o consumidor a não remover a etiqueta lateral das roupas, aquela que não incomoda e que contém as orientações de limpeza, já que ela mostra as particularidades da peça e deve servir de guia para higienização da peça. “Seja em casa ou na lavanderia, a orientação deve ser seguida para que a roupa não manche, encolha ou se desgaste facilmente. Os símbolos são muitos, por isso, é aconselhável tê-los sempre à mão, impressos, para serem consultados”, orienta o presidente.

Conheça alguns símbolos de limpeza contidos nas etiquetas:

Lavar

A tina simboliza o tratamento doméstico de lavagem pelo processo manual ou mecânico. Ela é usada para transmitir informações referentes à temperatura máxima de lavagem, bem como os demais processos de lavagem, como mostrado na tabela abaixo:

Alvejar

O triângulo simboliza o processo de alvejamento, como mostrado abaixo:

Secar

O círculo em um quadrado representa o tambor de secagem utilizado depois da lavagem. A temperatura máxima é indicada por um ou dois pontos colocados dentro do símbolo. O quadrado com três linhas verticais em seu interior representa a secagem por gotejamento, onde o artigo têxtil é pendurado molhado, podendo ou não ser estendido ou alisado, em ambiente externo ou interno, após a extração do excesso de água.

Passar

O ferro simboliza a passadoria a ferro doméstico e o processo de prensagem, com ou sem vapor. A temperatura máxima é indicada por um, dois ou três pontos inseridos dentro do símbolo, como mostra a tabela abaixo:

Limpar a seco

O círculo simboliza a limpeza a seco e os processos de limpeza a úmido para artigos têxteis (excluindo o couro genuíno e peles), executados por profissionais. Fornece informações relativas a diferentes processos de limpeza estão descritos na tabela abaixo:

Além dessas dicas, o blog também já deu diversas dicas sobre lavagem de peças e afins. É só acessar esta página para ver essas dicas.

Bom, pessoal, espero que vocês possam conservar melhor os tecidos das suas roupas para que elas durem bem mais que o esperado!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Que tal um faxinão na sua casa para receber 2019?
7 locais da sua casa que podem desenvolver mofo
4 números de telefones que você deve ter sempre à mão
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close