Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

O valor de um abraço

Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Gostaria de lhes apresentar a nossa nova colunista: a Marina Bittencourt. A Marina é advogada, pós-graduada em Direito Administrativo e atua desde sua formação em Direito de Família e Direito da Criança e do Adolescente. Atualmente, é graduanda em Pedagogia e Pós-Graduanda em Docência em Educação Infantil, especializada em Educação Montessoriana pela Associação Brasileira de Educação Montessoriana, afiliada a Associação de Psicologia Positiva da América Latina e estudiosa de Comunicação Não-Violenta.

Ela estará aqui a cada 15 dias para conversar com vocês sobre relacionamentos.

Fiquem agora com o texto dela!

Abraçar é um ato muito especial que demonstra o carinho para com o outro, além de proporcionar a sensação de segurança e conforto.

No entanto, os abraços não costumam levar mais de 3 segundos e, de acordo com a ciência, o ideal seria que o tempo dentro de um abraço fosse prolongado por, pelo menos, vinte segundos para que o corpo pudesse usufruir de alguns benefícios físicos e mentais.

Infelizmente, vivemos em uma época onde temos muita pressa para fazer qualquer coisa e, muitas algumas vezes, acabamos nos esquecendo de fazer coisas tão simples quanto dar um abraço demorado na pessoa amada.

Por isso, hoje resolvi te contar tudo o que que você precisa saber sobre o poder abraço e 6 motivos pelos quais adotar esse hábito pode melhorar muito o seu relacionamento!


Um abraço pode influenciar reações químicas no organismo

Um abraço pode provocar uma série de reações químicas em nossos organismos, principalmente quando o gesto vem de uma pessoa especial. Os efeitos de um abraço são tão interessantes que a universidade americana Camegie Mellon University resolveu fazer um estudo para descobrir o que de fato acontece quando recebemos um abraço.

O valor de um abraço

Crédito: CEVISA

De acordo com os resultados do estudo, o ato de se abraçar a alguém e estar envolvido nos braços de outra pessoa é capaz de liberar uma grande carga de ocitocina no organismo. Com isso, a corrente sanguínea daqueles que estão se abraçando é afetada automaticamente e faz com que ambos relaxem, além de diminuir a pressão arterial e o ritmo cardíaco.

A ocitocina, que é popularmente conhecida como o hormônio do amor, é responsável por promover a sensação de prazer para o corpo humano, por isso, ela é tão importante para a diminuição dos níveis de estresse.

O estudo também comprovou que um abraço pode beneficiar a saúde e bem-estar, melhorar a capacidade de tomada de decisões e aumentar o nível de intimidade e o sentimento de conexão entre aqueles que se abraçam.

No entanto, para gerar todas essas reações positivas, o abraço deve ter uma duração maior que o de costume. Geralmente, um abraço dura apenas 3 segundos, entretanto, para que os benefícios possam ser sentidos por ambas as partes a duração de um abraço deve ser de ao menos 20 segundos.


Como criar o hábito de abraçar?

Agora que já sabemos quais são os impactos positivos que um abraço pode proporcionar ao nosso organismo e influenciar a saúde e bem-estar, é importante que aprendamos como praticar o poder do abraço.

Nem todas as pessoas gostam de contato físico; alguns até fogem disso, no entanto, em um relacionamento, um gesto de carinho físico, como o abraço, pode ser fundamental para a demostrar o carinho e a importância da pessoa na sua vida. Esse fato é especialmente verdadeiro caso a linguagem de amor da pessoa que você ama seja toque físico.

Você pode entender mais sobre linguagens de amor assistindo a este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=emmYXmMEUZU

Sendo assim, criar o hábito de abraçar o parceiro de forma demorada irá ajudar na construção de um relacionamento mais forte e repleto de companheirismo, conexão e intimidade.

Para aqueles que possuem dificuldade em lembrar de realizar demonstrações de amor e carinho ou mesmo que se sentem desconfortáveis com ações de toque físico, as dicas a seguir com certeza tornarão a tarefa de abraçar mais a pessoa que você ama mais fácil!


1) Coloque um alarme

Tudo é uma questão de hábito. Desta forma, ligar um despertador para lembrar de abraçar a pessoa amada pode parecer uma atitude estranha, mas é eficaz para construir o hábito de abraçar.

Crédito: Santa Casa de Maringá

Pode (e provavelmente vai) parecer forçado no começo, mas, se você persistir por alguns dias, logo, o abraço se tornará um hábito e será até mesmo ansiado por vocês!


2) Conte os segundos do abraço

Não basta criar o hábito de dar abraços na pessoa que você ama. Lembre-se de que é importante se certificar que eles sejam duradouros (no mínimo 20 segundos).

Se abraçar ainda não é algo natural pra você, tudo bem contar os segundos na sua cabeça ou, até mesmo, colocar um timer para controlar o tempo, viu? O importante é que você se permita ficar junto com a pessoa que você ama experimentando o poder do abraço!


3) Peça por abraços

Converse com a pessoa que você ama sobre a importância de abraçar (mostre este artigo para ela!) e peça que ela se empenhe nessa tarefa junto com você.


6 motivos para abraçar mais a pessoa que você ama

1) Diminui o estresse

As sensações proporcionadas por um abraço recebido por uma pessoa especial podem ajudar a diminuir o estresse acumulado. Isso porque o abraço é capaz de proporcionar um relaxamento do nosso corpo e deixar a vida muito mais leve.

Inclusive em situações de crises de ansiedade ou de pânico, o abraço é uma das formas mais efetivas de reverter a situação, pois ajuda a tranquilizar a pessoa nesses momentos de nervosismo.


2) Sentimento de segurança e proteção

Abraçar a pessoa que você ama é capaz de proporcionar o sentimento de segurança, de que estamos protegidos e de que temos alguém para dividir os problemas apesar de todas as circunstâncias.


3) Melhora a autoestima

Ao contribuir para a sensação de segurança, o abraço promove uma melhora significativa na autoestima e confiança. O abraço nos permite mostrar quem realmente somos e ainda transparece para a pessoa abraçada como ela é importante.


4) Transmite energia e coragem

Muitas vezes, receber um abraço de quem alguém importante para você pode te ajudar a criar coragem para realizar qualquer coisa que você sinta medo ou insegurança de fazer. O abraço pode transmitir a energia positiva de alguém que acredita em seu potencial e que estará lá de braços aberto para te acolher, não importa o que aconteça.


5) Melhora os relacionamentos

Para uma relação, o abraço é um reflexo daquilo que estamos sentindo, podendo significar a necessidade de comemorar um feito importante ou, até mesmo, buscar consolo nos braços da pessoa amada. Isso porque a linguagem corporal reflete o estado emocional. Dessa, forma o hábito de abraçar dentro de um relacionamento significa que ambos se entendem e apoiam um no outro.


6) Proporciona um sentimento de tranquilidade

Um abraço demorado proporciona muitos benefícios para o corpo, portanto, o sentimento de tranquilidade de estar junto a uma pessoa especial é inevitável. Sendo assim, permita-se ficar em um abraço demorado com a pessoa que você ama a ponto de perder a noção do tempo, apenas para estar ali curtindo o momento com alguém especial e sem se preocupar com mais nada.


Bom, pessoal, é isso! Espero que tenham gostado do texto de hoje!

E você? Já abraçou a pessoa amada hoje?

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Nosso ensaio fotográfico em casa
Mamães na Web.com.br
Comemorando o Dia das Mães na quarentena
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close