Brisa da Tarde | Curtindo a Vida a Dois

Os benefícios do rabanete para a saúde

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Rabanete é um vegetal muitas vezes esquecido em acompanhamentos e saladas. Até mesmo certos livros deixam de fora o rabanete dos alimentos mais saudáveis do mundo.

Rabanete é surpreendente para o sistema imunológico e contém cerca de um terço da vitamina C necessária para cada dia. Também existem compostos no rabanete que podem ajudar a prevenir e tratar o câncer, sendo ainda um bom vegetal de raiz para desintoxicação, controle de peso, saúde do coração, saúde da pele e muito mais.

Fica ótimo em sopas, como acompanhamento, em saladas e até pode ser usado para fazer chá com as suas folhas ou com o vegetal. Vejam abaixo 5 benefícios para a sua saúde:


Rabanetes têm sido usados como medicina popular há séculos e são usados na medicina tradicional chinesa e Ayurveda para tratar uma variedade de problemas de saúde, incluindo dores de garganta, febre, inflamação e distúrbios biliares.

Foto por Damien Creatz no Unsplash

As propriedades antibacterianas dos rabanetes também podem prevenir a infecção e ajudar a curar a pele seca e rachada. A vitamina C em rabanetes pode ajudar a tratar e prevenir a artrite. O teor de água nos rabanetes também fornece hidratação para a pele.


1. Ajuda na desintoxicação

A icterícia é essencialmente uma descoloração da pele amarelada, que pode resultar de níveis de bilirrubina acima do normal no sangue. A icterícia também pode resultar de abuso de álcool, doenças do fígado e certos tipos de câncer.

Rabanetes ajudam a desintoxicar e limpar o sangue de resíduos e toxinas. O rabanete pode remover a bilirrubina e estabilizar sua produção. Folhas de rabanete e rabanetes pretos são melhores na desintoxicação.


2. Previne e trata o câncer

Em geral, o consumo de vegetais crucíferos, como rabanetes ricos em água, pode ajudar a prevenir o câncer. Vegetais crucíferos contêm certos compostos que se convertem em isotiocianatos quando combinados com água.

Os isotiocianatos são conhecidos por impedir o desenvolvimento de tumores e livrar o corpo de substâncias causadoras de câncer.


3. Promove a saúde do coração

Rabanetes reduzem a doença cardíaca devido ao flavonoide chamado antocianina. Estudos descobriram que as antocianinas contêm propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir as doenças cardiovasculares e seus efeitos, como insuficiência cardíaca e doença arterial periférica.

As antocianinas podem circular metabólitos, que fornecem proteção contra vários problemas cardíacos. Estas têm como alvo o sistema vascular, reduzindo a inflamação e o estresse oxidativo no processo.


4. Benefícios na digestão

O rabanete beneficia a digestão com o seu conteúdo de fibra. Como resultado, os rabanetes podem regular os movimentos intestinais, eliminar a constipação e ajudá-lo a sentir-se satisfeito por mais tempo.

Os coreanos descobriram que a fibra em folhas de rabanete pode ajudar a melhorar a digestão, possivelmente devido à sua capacidade de aumentar a produção de bílis. Como se vê, até as folhas podem ser aproveitadas e tirar benefícios delas.


5. Combate a candidíase

O crescimento excessivo da cândida pode causar candidíase oral, infecções fúngicas vaginais e candidíase sistemática. Os sintomas comuns da candidíase sistemática incluem dor abdominal, fadiga persistente, constipação e prurido retal.


Alguns cuidados

    • Nada em demasia faz bem e os rabanetes não são exceção.
    • Quando você começar a ter erupções na pele depois de comer um rabanete, pare de comê-lo imediatamente porque pode ser alérgico a este vegetal.
    • O consumo de grandes quantidades de rabanetes também pode causar problemas digestivos.

E então, gostou das dicas? Se sim, deixe nos comentários o que achou do artigo e se costuma comer rabanetes e se sim, como os prepara.


Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Benefícios do queijo na terceira idade + receita
Torta de chocolate sem glúten para a Páscoa
Os benefícios da garra do diabo
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close