Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Planejando a sua viagem

Oi, pessoal!

Vou apresentar para vocês a nova colunista de viagens do blog: a minha irmã Adriana. Ela adora viajar e estará aqui compartilhando as suas dicas sobre diversos temas. Fiquem com o texto dela!

Olá, povo do Brisa da Tarde!!

Sou Adriana, cirurgiã dentista de formação, profissão, coração e uma apaixonada por viagens!! Para mim, a melhor maneira de “investir” dinheiro é viajar!

Viajando você conhece lugares incríveis, encontra com diversas pessoas, prova diversas comidas, sente cheiros e gostos diferentes, aprende com novas culturas e costumes, interage no dia-a-dia das pessoas e de lugares, presencia acontecimentos, revive histórias, passeia por lugares novos e antigos com visuais de tirar o folego!

Viajar é viver! E sim, sua viagem dos sonhos pode ser possível com planejamento sério e detalhado.

Eu mesma sou cirurgiã dentista numa empresa, ganho salário mensal, CLT, tenho 30 dias de férias por ano e viajo para o exterior, pelo menos, a cada dois anos. Às vezes, a cada ano. Como? Planejando!!!


Planejando uma viagem

O planejamento da viagem como um todo é muito importante, mas planejar os gastos é essencial, pois sem essa parte ou você gasta muito mais do que precisa, ou vai faltar dinheiro, ou então, acha que é impossível fazer aquela viagem que tanto quer!

Às vezes, achamos que é caro demais para pagarmos, mas você tem ideia de quanto custa àquela viagem pra Disney? Pro Jalapão? Pra Natal? Para Paris? Sem ter nem ideia de quanto custa uma passagem aérea ou hospedagem, não dá para ter noção e, por isso, nem sabemos se podemos ou não viajar.

Se quiser conhecer mais a cidade de Natal, veja esse post sobre o que fazer em Natal!


Como eu planejo a minha viagem?

  1. Decido o destino;
  2. Verifico a melhor época para ir (clima, temporada alta ou baixa, mês de férias);
  3. Verifico o que vou precisar na viagem – passagem aérea, hospedagem (se for ficar na casa de amigos em um trecho ou não), transporte, alimentação, atrações, ingressos, etc.;
  4. Faça uma pesquisa no Google mesmo para ter ideia de quanto custa isso tudo.

Parece complicado? Não é porque existem vários sites para nos ajudar: Booking para hotéis, Decolar.com e Skyscanner para passagens aéreas, Melhor Câmbio para cotação de moedas, etc.


Anotando tudo

Coloque tudo no papel, veja aproximadamente o quanto vai precisar para a viagem e é com essa estimativa que você vai trabalhar. Quanto você pode investir por mês na sua viagem?

Não compre nada por impulso!!! Pesquise!! Pechinche!!


“Meu salário é baixo e não tenho como guardar dinheiro”

Eu sei, não é fácil! Temos contas e mais contas para pagar: escola, faculdade, plano de saúde, prestação do carro, etc. Minha vida é assim também e eu digo: com planejamento é possível!!

A grande dica é: calcule o montante do que vai precisar.

Às vezes, achamos que é mais do que podemos pagar e, na hora, vemos que não é bem assim. Veja o que você pode cortar de supérfluo no seu dia-a-dia, pois sempre temos gastos diários que podem ser cortados ou diminuídos e, assim, por dia. No final do mês, vira uma quantia que, daqui um ano, pode virar sua viagem!!


Base de cálculo da viagem

A base de cálculo é feita em cima de preço de passagem aérea, hospedagens, transporte e gastos diários. Para o cálculo de gastos diários, pense em alimentação, ingressos, estacionamentos ou transporte urbano, que, em média, é de 50 a 80 “dinheiros”. Por exemplo: se você vai para os EUA, a moeda é o dólar; se você vai para Europa, a moeda é euro; então, calcule de 50 a 80 dólares ou 50 a 80 euros!


Com quanto tempo de antecedência devo começar a planejar a viagem?

Quanto antes, melhor! Se for para o exterior ou uma viagem mais elaborada como, por exemplo, um cruzeiro romântico, dê preferência a um ano de antecedência e, no mínimo, seis meses. Para se ter uma ideia, com 6 meses de antecedência, já é para estar comprando algumas coisas como passagens aéreas e reservando hotéis, pois os preços são melhores (de 4 a 6 meses antes), pois dá para parcelar no cartão, etc.


Espero ter ajudado com essas poucas dicas… Faça hoje uma estimativa e veja que a sua viagem dos sonhos pode ser real!

Mande sugestões de temas e dúvidas que terei o maior prazer em responde-las. Quer uma ajuda ou dica especial? Escreva para o meu e-mail: tripscometrue01@gmail.com que responderei o mais rápido possível!!

Beijos e Boa Viagem!!!

Comente

comments

Aquário de São Paulo
Chácara Turma da Mônica
Dicas de hospedagem com crianças
2 comentários
  • Tiago Cassemiro

    Ótimas dicas para economizar! Ás vezes as pessoas acham que está fora de alcance e é impossível, mas se for calcular direitinho e colocar na ponta do lápis, gastam mais durante o ano, com baladas, churrascos de fim de semana etc, do que a quantia que precisam pra realizar um desejo! Essas dicas não servem somente para viagem, mas para qualquer outro objetivo pretendido! Abraços…

    Responder
    • Fernanda

      É verdade! A gente gasta sem perceber!

      Abs

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close