Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Qual é a melhor idade para ser mãe?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

As mulheres da nossa sociedade atual, antes de engravidarem, querem ter sucesso profissional e serem brilhantes em outras áreas da vida. Com isso, a maternidade acaba sendo postergada.

Ao contrário do homem, que está sempre produzindo espermatozoides, as mulheres já nascem com uma quantidade pré-determinada de óvulos que vão reduzindo com o passar dos anos até chegarem à menopausa. De acordo com os especialistas em ginecologia e obstetrícia, a mulher apresenta uma queda constante até os 35 anos de idade e declina acentuadamente após esse período.

Portanto, do ponto de vista médico, a idade ideal para engravidar é até os 35 anos. Após essa idade, as mulheres correm mais riscos de não conseguirem engravidar, além do aumento no risco de malformações cromossômicas fetais e complicações durante a gravidez, tais como pré-eclâmpsia, prematuridade e diabetes gestacional.

medicogravida

A orientação médica é muito importante para quem deseja engravidar acima dos 35 anos

Chances de gravidez com o passar dos anos

Independentemente da idade, é muito importante verificar o estado de saúde da mulher. Muitas doenças e hábitos podem prejudicar a fertilidade feminina, tais como a endometriose e o tabagismo, por exemplo.

Se considerarmos uma mulher saudável, que não possui doenças crônicas ou qualquer enfermidade que possa interferir na reserva ovariana, as chances dela engravidar em cada faixa etária são:

  • Dos 26 aos 30 anos: 18% de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 31 aos 35 anos: 15% de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 36 aos 40 anos: 9% de chance por ciclo menstrual;
  • Dos 41 aos 42 anos: 4% de chance por ciclo menstrual; e,
  • Dos 43 aos 45 anos: 0,2% de chance por ciclo menstrual.

Assim, se você está planejando engravidar, converse com o seu ginecologista obstetra antes dos preparativos para as tentativas. Faça todos os exames que ele pedir e deixe que ele avalie a sua saúde. Se você já está na faixa dos 30 anos, é muito importante um acompanhamento médico que ele a oriente as melhores formas de conseguir engravidar.

Um grande beijo!

Comente

comments

Clipping: Melhores Blogs de 2020 para Famílias
Meu pai, meu herói
Clipping: 12 brinquedos educativos indicados por mães blogueiras
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close