Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Reaproveitando materiais escolares

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

As férias escolares ainda estão rolando, mas, logo logo, as crianças voltaram à escola. Muitas dessas crianças já pensam em comprar materiais escolares novos para surpreenderem o coleguinha. Em meio à crise que estamos passando, é importante reaproveitar os materiais escolares.

Sustentabilidade e meio ambiente são assuntos que estão presentes no nosso cotidiano. De acordo com Marcia Murillo, pedagoga da empresa Mercur, “repensar nossas práticas cotidianas se torna fundamental para vivermos de forma mais equilibrada e sustentável; precisamos evitar o desperdício que, assim como está escrito em um dos materiais de comunicação da empresa, ‘é tudo aquilo que não precisa levar na mochila’”, declara.

A partir do mês de agosto, muitas escolas estarão retornando a vida escolar. Este é o momento de pais, crianças e adolescentes escolherem novos materiais escolares que mais se adequam às suas necessidades. É importante refletir antes da compra e substituir atitudes consumistas por atitudes responsáveis.

Confira algumas dicas que podem auxiliá-los nessa escolha:

1) Cadernos com capas lisas

Você já viu que cadernos com capas de cores lisas custam muito menos do que cadernos de marcas ou personagens? O que você acha de fazer o caderno do seu filho para este ano escolar? Você pode personalizar seus cadernos com fotos, recortes de revista e desenhos (colados na capa) ou, ainda, encapando-os com tecido e cola. É uma boa maneira de entreter as crianças nas férias e, com certeza, os cadernos deles serão modelos únicos.

Personalizando cadernos escolares - reaproveitando materiais escolares

Crédito: YouTube – Carol Vieira

2) Canetas, lápis de cor e demais materiais de desenho e/ou escrita

Tudo o que restou no estojo do seu filho dos anos passados pode ser testado, limpo e reaproveitado. Esta limpeza pode ser realizada com álcool e uma flanela. Você pode lavar os estojos e completá-los com o que estiver faltando. Utilizar os materiais até o final da vida útil é uma excelente forma de ser sustentável.

3) Canetas hidrográficas secas

Você pode desmontar a caneta, retirar o refil/carga de dentro dela e deixar de molho na água, separando, se assim desejar, cada cor em um pote diferente. Se quiser guardar a tinta, escolha um pote com tampa e deixe-a de molho por algumas horas. Você terá uma tinta muito semelhante à aquarela. Utilize com pincel.

4) Pastas

Pastas já utilizadas que estão com um aspecto mais gasto podem ser revigoradas com a colagem de adesivos e serem utilizadas por mais tempo.

5) Mochila e estojos

Você pode comprar desenhos e bordados e aplicá-los na mochila ou no estojo do seu filho. Existem muitas opções para aplicá-los em diferentes tipos de superfície. Essa é uma forma interessante de dar uma cara nova a antigos materiais. O mesmo pode ser feito utilizando bottons para agregar o sentido que você desejar ao estojo ou mochila.

Customizando mochilas com bottons - reaproveitando materiais escolares

Crédito: Mercado Livre

6) Novo caderno

Folhas limpas de cadernos antigos podem ser unidas às de outros cadernos e transformadas em uma nova encadernação.

7) Agendas antigas

As agendas podem ser reutilizadas como blocos de rascunho, pois sempre ficam páginas em branco que podem, dessa forma, ser reaproveitadas.

8) Giz de cera com cara de novo

Existem muitas técnicas que ensinam a reaproveitar pedaços muito pequenos de giz de cera.  Basta separá-los por cores, colocar os pedaços de giz em formas de silicone ou de metal e levar ao forno. O tempo de derretimento depende muito do tamanho dos pedaços de giz. Geralmente, entre 3 e 7 minutos é suficiente. Quando o giz estiver totalmente derretido, retire do forno e aguarde esfriar. Pronto, você terá novos giz de cera com formatos inusitados e feitos por você.

Giz de cera no forno - reaproveitando materiais escolares

Crédito: Pra ti bem feito

9) Cuidado com os materiais escolares

Não custa lembrar que cuidar dos materiais ao longo do ano, evitando que caiam no chão, ou deixá-los largados em qualquer lugar, pode ajudar a mantê-los em ordem e sem danos. Isto é uma forma de evitarmos a compra de novos materiais. Ser um consumidor consciente não reflete apenas no nosso bolso, reflete em todo o mundo que nos cerca!

Bom, pessoal, espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Comente

comments

Amamentação: dicas da vida real
Aproveite o Dia das Crianças
Receitas de papinhas da pediatra da Micaela
4 comentários
  • Lorraine Faria

    ótimas dicas fer! eu também sempre uso a agenda dos anos anteriores como bloco de notas.. ou mesmo p rascunho de algumas coisas! 😀

    beeeijo

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Lo!

      Essa dica é muito legal! Eu também faço isso! Só é importante retirar as folhas usadas, principalmente as que têm dados seus importantes, picá-las e jogá-las fora para ninguém roubar as suas informações…

      Beijinhos

      Responder
  • Patrícia Farias

    Ótimas dicas de reaproveitamento, muito boas mesmo!

    Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close