Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

São Thomé das Letras

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

A nossa primeira viagem como um casal foi em junho de 2009 e o destino escolhido foi a cidade de São Thomé das Letras, em Minas Gerais. Escolhemos essa cidade porque ela nos chamou a atenção por ser um tanto quanto mística.

São Thomé das Letras fica no sul de Minas Gerais a cerca de 1.400 metros de altitude. Ela é cercada de muitas grutas, vales, cachoeiras e trilhas. Um lugar muito gostoso de visitar! A cidade é toda de pedra são tomé, aquelas pedras que costumamos usar ao redor de piscinas porque não esquenta.

A cidade foi construída em cima de um solo rochoso que gera um grande campo magnético. Isso faz com que muitas lendas surjam a partir disso. É muita história para contar!

Hospedagem

Nós nos hospedamos na Pousada dos Anjos, uma pousada charmosa e com um precinho camarada. A pousada é muito linda e tem um café-da-manhã mineiro delicioso!

São Thomé das Letras

Pousada dos Anjos

Ficamos em um quarto simples, mas muito fofo. A nossa janela dava vistas a um vale lindíssimo.

São Thomé das Letras

Acordar com essa vista não tem preço!

Olhando para esse vale, eu me lembro que o Elton ficou impressionado na primeira noite ali. Dormimos com a janela aberta para ficar admirando esse vale lindo. No meio da noite, o Elton acordou e foi para a janela. Ele me disse que viu uma luz muito forte se movimentando muito rápido de uma montanha para a outra. Não parecia avião porque se movimentava muito rápido.

Ele chegou a me chamar, mas eu estava tão cansada que eu disse que veria no dia seguinte. 😀 Ele ficou bravo comigo! Só sei que ele ficou sentado na cama a noite inteira tentando entender o que ele tinha visto! Segredos de São Thomé das Letras.


Passeios e restaurantes

Depois de um café-da-manhã delicioso, saímos para conhecer a cidade. Ela é toda de pedra e os carros têm dificuldades de andar ali. Se você não quiser prejudicar o seu carro, ande a pé ou alugue um 4×4.

A cidade é muito linda e tem estilo bem mineiro mesmo! Tem muitas lojinhas místicas e restaurantes deliciosos!

São Thomé das LetrasSão Thomé das LetrasSão Thomé das Letras

Nós almoçamos no Restaurante da Sinhá que tem uma comida mineira feita no forno à lenha que é divina! O melhor de tudo: é baratinha!!!

São Thomé das Letras

Para fazer os passeios, contratamos um jipeiro para nos levar aos pontos turísticos mais famosos do lugar. Fomos até a famosa Ladeira do Amendoim, onde dizem que "o carro desce para cima". Gente, eu nunca vi aquilo! Queria poder ter filmado na época!

O nosso guia e motorista estacionou o jipe na ladeira e o deixou em ponto morto. Ao invés do carro descer, o carro começou a subir sozinho! É um negócio doido aquilo!

De lá, fomos comprovar que ali tinha um campo magnético fortíssimo. Existem duas pedras que marcam os pontos positivos e negativos. O nosso guia me pediu para subir em cima da pedra que tinha energia negativa e abrir os braços. Gente, a minha pressão caiu! Precisei me sentar! Parece que a pedra sugou a minha energia! Fiquei um tempo sentada no chão até me recuperar!

Para melhorar, o nosso guia me pediu para subir em cima da pedra com energia positiva e abrir os braços. Sim, eu melhorei na hora!

O nosso guia nos disse que, por causa do solo, o local vira um imã gigantesco e realmente ali tem energia. O Elton, para comprovar tudo isso, resolveu levar o multímetro dele para saber se realmente passa energia no lugar. O Elton mediu o solo e o multímetro acusou a corrente elétrica passando ali! Muito legal!

São Thomé das Letras

Perto das pedras que sugam e nos dão energia


Dia de chuva

O dia seguinte amanheceu com muita chuva. Ficamos muito tristes por não poder aproveitar o lugar. Aí, paramos para pensar: se não sairmos um pouco, não vamos aproveitar nada! Então, a dona do hotel nos disse que, quando chove, muitas pessoas costumam fazer o passeio de quadriciclo, colocando capas de chuva e sacos plásticos nos pés para não sujar demais os tênis. Foi o que fizemos!

Encontramos uma empresa que alugava quadriciclos no centro da cidade e fomos passear. O guia nos levou para a Cachoeira do Flavio. Como choveu bastante, a água estava meio lamacenta, mas não tirou a sua beleza!

São Thomé das Letras

Capas de chuva e sacos plásticos nos pés

São Thomé das Letras

Quadriciclo com o maridão

São Thomé das Letras

Sim, tô me achando… kkkk…

São Thomé das Letras

Cachoeira do Flávio

São Thomé das Letras

Amor na Cachoeira do Flavio

São Thomé das Letras

Ié, ié!

Depois de lá, ainda demos uma passadinha na cachoeira Vale das Borboletas. É linda! Muitas pessoas costumam se banhar ali, mas nós não tivemos essa coragem não porque estava frio.

Não liguem para a minha cara não! É que eu tinha acabado de escorregar e cair no meio da água! Só para constar…

São Thomé das Letras

Sim, eu caí…

São Thomé das Letras

Cachoeira Vale das Borboletas – detalhe – minha cara de quem tinha acabado de cair


À noite, a chuva deu uma trégua e fomos jantar na Pizzaria Ser Criativo. Eles servem pizza na pedra! Gente, que pizza gostosa!!! Valeu cada centavo!!

São Thomé das Letras

Pizzaria Ser Criativo

São Thomé das Letras

Nós na Pizzaria Ser Criativo

Fundação Harmonia

No dia seguinte, a dona da pousada nos indicou um passeio bem diferente: passar um dia inteiro na Fundação Harmonia. Pegamos o nosso carro e fomos para lá. Trata-se de uma entidade sem fins lucrativos, onde moram algumas pessoas que vivem de maneira ecológica e natural.

A fundação é lindíssima. Tem monumentos homenageando todas as religiões e crenças. Os moradores cuidam do lugar e tratam os visitantes como se fossem da família.

Nós almoçamos na fundação. O almoço foi vegetariano, mas muito delicioso. A fundação também é uma pousada, onde as pessoas podem se hospedar e participar da rotina dos moradores e de cursos e terapias que eles proporcionam a todos. Adorei conhecer o lugar porque me transmitiu uma paz muito grande! Quero voltar lá!

São Thomé das Letras

Monumento indiano

São Thomé das Letras

Monumento indiano

São Thomé das Letras

Monumento dedicado às mulheres


Bom, pessoal, esta foi a nossa primeira viagem em casal! Foi muito agradável e inesquecível!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Londres com a família
5 dicas para viajar com crianças pequenas
Brotas
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close