Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Saúde mental: Cuidar da mente para ser feliz

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Ter uma vida feliz tem a ver com uma série de fatores como gostar do que faz, ganhar dinheiro suficiente, ter objetivos aos quais se dedicar, ter alguém com quem dividir o dia-a-dia… Todos esses fatores têm uma coisa em comum: estão de uma forma ou outra relacionados com nosso psicológico.

Com a correria da rotina, muita gente passa a deixar um pouco de lado a saúde mental e acaba por sobrecarregar a mente de forma que, a cada dia, se sentem mais cansados, mais chateados e sem vontade de sair de casa para correr atrás de seus objetivos.

Para evitar esses esgotamentos, é necessário cuidar da mente, assim como se cuida do corpo, se atentando para alguns pontos-chave:


Cuide da autoestima

A autoestima é um fator bastante importante na saúde mental porque ela está intimamente relacionada a como olhamos para nós mesmos. Sentir-se feio(a), achar-se gordo(a), não gostar das pernas ou dos olhos podem ser pensamentos bastante violentos para a saúde mental, já que cultivar pensamentos negativos tende a tornar a mente cada vez mais pessimista, sem esperança.

Se você não gosta daquela pinta no rosto, por exemplo, retirá-la cirurgicamente pode ser uma opção. Se você odeia ser careca, um transplante capilar pode melhorar sua qualidade de vida sim.

Nem sempre é necessário tão grande mudanças. Tente começar olhando para a parte de você que você ama. Perceba aquilo de que gosta e, principalmente, trabalhe seu amor próprio. Entenda que só você é você, o que o(a) torna imensamente especial.


Não leve trabalho para casa

Uma vida feliz é feita de equilíbrio. Chegar em casa e poder descansar, passar tempo com quem você ama e praticar atividades que lhe fazem bem é essencial para manter a saúde mental em dia.

Acontece que, atualmente, devido ao grande volume de tarefas, é comum que o horário de trabalho se estenda e acabe terminando horas depois que você chegou em casa. Muitas vezes, fica impossível deixar o trabalho para lá.

Se a quantidade de serviço só aumenta e a tendência é que você leve trabalho para casa, talvez, o simples ato de utilizar uma agenda já pode lhe ajudar a organizar com as atividades do serviço, de modo que chegar em casa signifique de fato descansar.

Outra maneira de tentar organizar as coisas é passar a acordar mais cedo para que você aproveite um período altamente produtivo sozinho em silêncio.


Deixe de lado pessoas negativas

Ser carismático e atencioso é sempre um motivo para ser amado, porém, por vezes, esse tipo de atitude pode, aos poucos, minar a sua saúde mental.

Crédito: Financial Serenity Blog

No dia-a-dia, lidamos com vários tipos de pessoas: das mais alegres, otimistas e cheias de planos até as mais negativas e reclamonas. Se você ainda desperdiça seu tempo ouvindo reclamações e lamentações, é hora de parar antes que esse sentimento negativo o(a) atinja.

Dar suporte a amigos e familiares que passam por momentos difíceis é fundamental, pois todos temos dias em que precisamos ser ouvidos. Só que, se o caso é de pessoas que vivem a vida a lamentando, evite encontrá-las, não estenda os assuntos e não se deixe afetar.


Para viver bem e curtir nossa família, é fundamental cuidarmos da nossa saúde mental. Por isso, vale a pena refletir sobre esses 3 pontos que, com simples mudanças na rotina, podem fazer com que você tenha qualidade de vida.

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

3 sucos para emagrecer
Açúcar refinado: o grande vilão
Puberdade precoce
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close