Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Como detectar os sintomas de infertilidade?

Oi, gente!

Tudo bem com vocês?

Os problemas em conceber uma criança ou com a realização da gravidez para seu eventual fim proveitoso se enquadram na definição de infertilidade. A infertilidade é a incapacidade de um indivíduo de engravidar, no caso das mulheres, ou a incapacidade para induzir a gravidez, no caso dos homens. A incapacidade de um indivíduo para realizar uma gravidez ao seu termo também é apelidado infertilidade. Como se reconhece a infertilidade? Como detectar os sintomas de infertilidade?

Os sinais de infertilidade nem sempre são evidentes. A maioria das pessoas passa pela vida sem saber que há um problema com seus sistemas reprodutivos, atribuindo gestações fracassadas de providência. Na verdade, os abortos são o indicador mais comum de infertilidade.

Nas mulheres, os sinais de infertilidade são mais facilmente reconhecidos em comparação com os homens.

Sinais de infertilidade nas mulheres

A endometriose causa do revestimento do útero para crescer fora do útero. As infecções bacterianas podem começar por volta do útero e se espalhar para outros órgãos reprodutivos, resultando em infertilidade. Miomas no útero são indicativos de infertilidade. Os tumores do colo do útero, muitas vezes, podem causar estenose ou estreitamento do colo do útero, o que é um indicador comum de infertilidade.

Infertilidade feminina

A endometriose é um dos sintomas da infertilidade. Converse com o seu médico para saber se você sofre desse mal.

Ovular antes do décimo dia e após o vigésimo dia do próprio ciclo menstrual, manchas pré-menstrual, sintomas da menopausa, etc., são indicativos de defeito da fase lútea, e, assim, são sinais também. Ciclos menstruais irregulares são a indicação mais comum em mulheres que possam ter alguns problemas com a fertilidade. No entanto, um ciclo menstrual irregular não é conclusivo em si mesmo, mas é definitivamente um dos sinais de infertilidade.

Questões em relação ao peso do corpo são muitas vezes indicadores de ser infértil. Para uma mulher, sendo muito fina ou anoréxica, vai certamente dificultar a gravidez, já que o corpo não tem as necessidades nutricionais adequadas ou a força necessária.

Alternativamente, a obesidade também pode ser um sinal. A obesidade é acompanhada por desequilíbrio hormonal, o que afeta o sistema reprodutivo e gravidez.

Sinais de infertilidade nos homens

Assim como nas mulheres, os homens também possuem problemas com infertilidade por causa da obesidade da ou anorexia, sendo uma indicação de que ele é estéril. Além destes, defeitos anatômicos também podem ser sinais de infertilidade. Testículos que não desceram ou danos ao escroto e as gônadas são possíveis indicadores também. Usar roupas apertadas ou expor os testículos ao calor pode tornar a pessoa incapaz de produzir o número necessário de espermatozoides ou incapaz de produzir espermatozoides por completo, resultando em infertilidade.

Infertilidade masculina

Muitos homens não procuram ajuda para tratar a infertilidade. Se detectar algum problema, consulte o seu médico imediatamente.

Determinando os sinais de infertilidade

Há muitos procedimentos médicos para detectar os sinais que ajudam a determinar se um indivíduo é fértil ou não. Os médicos costumam prescrever um ou mais dos seguintes exames médicos:

Histerossalpingografia: Um corante injetado na vagina é monitorizado para verificar se há obstrução nas trompas de falópio ou do útero.

Laparoscopia: Se a doença e outros problemas físicos estão presentes nos ovários, trompas ou no útero, a infertilidade é sugerida. Isto pode ser detectado por meio de laparoscopia.

A infertilidade é um problema que pode ser resolvido se for abordada de forma holística, em que se  utiliza um método multifacetado de cura. Obtendo exames regulares de saúde, tomando suplementos para combater o problema existente, fazendo exercícios e realizando técnicas de redução de estresse são apenas parte da solução holística para a infertilidade. A abordagem holística não é apenas uma maneira infalível de aumentar suas chances de concepção, mas também garante uma gravidez segura e saudável.

Espero que tenham gostado do post de hoje!

Beijinhos

Este texto foi gentilmente cedido por Juliane Freitas.

Comente

comments

Nosso ensaio fotográfico em casa
Mamães na Web.com.br
Comemorando o Dia das Mães na quarentena
6 comentários
  • Lorraine Faria

    Alerta importantíssimo Fernanda!!! ótimo texto Juliane 😀

    beeeijos :*

    Responder
  • Meirilene Reis

    Passando pra dar uma espiadinha e gostei demais. Muito conteúdo seu blog. parabéns! Voltarei sempre.

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Meirelene!

      Fico feliz por ter gostado!!

      Beijinhos

      Responder
  • Vania

    Algumas de minhas amigas que não coseguiram engravidar, tentaram tratamentos sem sucesso. As que conseguiram foi através de entregar tudo nas mãos de Deus! Deixaram a ansiedade de lado e depois de 10 ou mais anos tentando, quando menos esperavam engravidaram e ficaram felizes da vida. Outras não conseguiram. Não tinha mesmo que ser. Amei opost. Um beijo!

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Vania!

      Cada organismo reage de um jeito, mas essas dicas sempre ajudam! hehehe…

      Beijinhos

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close