Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Sintomas do trabalho de parto

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Na terça-feira, completei 35 semanas de gravidez e, a cada dia, vejo o parto da Micaela se aproximando! Na segunda-feira, fui à consulta do pré-natal e a médica me disse que vamos marcar o parto no começo do mês de abril. Provavelmente, ela agendará o parto para o dia 17 ou 18 de abril (no dia 17, eu completo 39 semanas).

Com a aproximação do parto, resolvi pesquisar um pouco mais sobre os sintomas do trabalho de parto. Gente, são vários os indícios de que o parto está realmente se aproximando. Querem ver? Então, deem uma olhadinha:

1) Tampão mucoso

Embora não aconteça com todas as gestantes, até 15 dias antes do início do trabalho de parto, a futura mamãe pode perder o famoso tampão mucoso que nada mais é do que um muco consistente e amarelado, contendo um pouco de sangue, saindo pela vagina. Esse tampão veda a comunicação entre o mundo externo e o útero, fazendo com que as bactérias não atinjam o bebê.

Detalhe do tampão mucoso abaixo da cabecinha do bebê

Se isso acontecer, ligue imediatamente para o seu médico.


2) Aumento das dores nas costas

Outro indício do início do trabalho de parto é o aumento das dores nas costas. Não são aquelas dores que costumamos ter durante a gestação, mas sim dores como se fossem cólicas fortes.


3) Contrações

Se as contrações começarem a vir ritmadas e em intervalos de 10 minutos ou em intervalos menores, pode ter certeza de que você já entrou em trabalho de parto. Essas contrações diferem das de treinamento por serem ritmadas e dolorosas, se assemelhando a uma cólica renal ou a uma dor de barriga forte, que começa nas costas e termina na frente. Cada uma dura de 30 a 40 segundos.

Comece a monitorá-las e vá imediatamente para o hospital.


4) Dilatação

As contrações fazem com que ocorra a dilatação. Podem ocorrer as contrações sem dores e a gestante não perceber que está dilatando. Durante este tempo, é esperado que ocorra 1 cm de dilatação a cada 1 hora.

Dilatação


5) A bolsa estourou

Todas as futuras mamães morrem de medo de a bolsa estourar quando estão fora de casa. A bolsa d'água (com o líquido amniótico) envolve o bebê e, quando ela estoura, o parto deverá ocorrer em, no máximo, 48 horas.

O líquido é bem diferente da urina e a gestante não consegue controlá-lo. O líquido é quase transparente e tem cheiro de água sanitária. Em alguns casos, o líquido começa a gotejar aos poucos.

Se a bolsa estourar, não é preciso se desesperar. Tome um banho, ligue para o seu obstetra e vá para o hospital. Se o líquido estiver com uma cor amarronzada, vá direto para o hospital, pois pode ser um caso de descolamento de placenta.


Bom, pessoal, é isso! Espero que este post seja útil a todas as futuras mamães!

Beijinhos e até a próxima!

Comente

comments

Receitas de papinhas da pediatra da Micaela
Como escolher uma babá-eletrônica
Dicas de presentes para o papai: compartilhando momentos
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close