Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Tipos de parto para escolher

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Quanto mais eu leio e vejo vídeos sobre relatos de parto, mais eu fico indecisa sobre qual tipo de parto eu quero para mim. Tenho medo da dor do parto normal, mas também da recuperação do parto cesariana.

No Brasil, já existe o parto normal com analgesia que é feito com aplicação de anestesia epidural ou raquidiana. Já pensei em tentar o parto normal com analgesia também, mas ainda estou com muitas dúvidas.

O que dizem os especialistas?

O tocoginecologista Carlos Alberto Politano, coordenador dos Representantes Credenciados da SOGESP, diz que é muito importante a escolha do tipo de parto pela gestante. “A preferência da cesariana se deve a uma conjuntura de fatores que se interpõe durante o período gestacional desde medo pelo desconhecido, passando por experiências desagradáveis de parentes e culminando com a influência do meio social em que vive”, analisa o médico.

Parto normal X Cesárea

Segundo Politano, o importante é pensar no bem-estar da mãe e do bebê. “Nesse momento, mais do que nunca, com todo avanço da tecnologia na área médica, não podemos pensar em prós e contras quando a nossa preocupação é o binômio materno-fetal. É inaceitável uma complicação por uma cesariana inadequadamente indicada, assim como um parto extremamente demorado e nascimento de uma criança com sequelas futuras. Precisamos urgentemente derrubar esse muro em que de um lado estão os médicos que acham que a cesariana é sempre a melhor via de parto e do outro os colegas que vão ao extremo para fazer um parto via vaginal”, afirma.

Para as mulheres que precisam escolher o tipo de parto, o tocoginecologista faz uma advertência quanto ao que pode ajudar na hora do nascimento do bebê. “(…) Quando a mulher chega ao consultório com um teste positivo de gravidez, ela tem uma quantidade imensa de dúvidas. Nesse momento, começa a se definir a via de parto. O acolhimento a essa paciente é a chave de tudo. Ali, se inicia uma empatia entre médico e gestante, que tem de sair dessa consulta com suas dúvidas dirimidas e confiante de que a escolha do médico que vai acompanhar a gestação, parto e puerpério foi a correta”, acrescenta.

Direito da paciente

O ideal, para Politano, é a mulher perguntar ao médico que a está atendendo se ele faz parto normal ou só cesariana. “É preciso discutir todas as possibilidades de ambos de forma clara, de tal modo que a decisão, que é sempre direito da paciente, se superponha ao ideal para aquela gestação. Importante nesse momento é informar que intercorrências gestacionais podem definir a via de parto para a segurança de ambos”, informa.

“Não existe mais espaço na obstetrícia moderna para, durante o trabalho de parto, a mulher ficar deitada sem se movimentar. Ela naturalmente se adéqua a posições mais confortáveis. É interessante mudar a posição, caminhar, se exercitar durante o trabalho de parto. Na hora do nascimento, a posição vertical pode ser escolhida pela mulher, de tal forma que se sinta mais confortável e com facilidade para em empurrar o bebê”, finaliza Carlos Alberto Politano.

Conversas com a minha médica

A minha médica é muito legal porque ela consegue tirar todas as minhas dúvidas sobre tudo. O meu problema é ter que escolher e pensar se essa escolha será boa para mim e para o meu bebê. É muito difícil!

Todos os tipos de parto têm riscos, eu sei, mas confesso que ainda estou em dúvidas sobre isso. Acredito que deve ser mais medo do que dúvidas. Quem sabe, daqui a alguns meses, eu decido! Ainda tenho tempo!

Barriga de 4 meses


Quem quiser me ajudar com esse dilema, pode deixar o seu comentário no final deste post. Por favor, deixem relatos de parto, dicas sobre parto, etc. Este espaço também é de vocês!

Beijinhos

Comente

comments

Desmame natural da Micaela
Uma carta ao meu namorado…
Festa da Galinha Pintadinha | Aniversário de 1 ano da Micaela
7 comentários
  • Katarina Rabelo

    Oi, Fernanda! Essa decisão é bem difícil mesmo e muito pessoal. Você já está fazendo o melhor que é se informar sobres as vias de parto. Assim escolherá sabendo os benefícios e riscos de cada um. O meu parto foi normal, com analgesia. Tem relato no blog. Eu sempre quis normal e fui atrás de uma equipe que ficou alinhada comigo, isso é extremamente importante. Infelizmente no Brasil o desejo da mulher não é respeitado e as que optam por parto normal (a maioria delas) são induzidas a cesárea. Escolha com seu coração! O corpo é seu, e o parto também!! Leia sobre a importância de esperar entrar em trabalho de parto (em uma gravidez saudável), mesmo que a opção seja cesárea. Adoro tema maternidade! Pode ver pelo tamanho do comentário rsrsrs Beijo

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Katarina!

      Vou conversar melhor com a minha médica. Sei que a escolha é minha, mas estou muito em dúvida mesmo! Vou ler o seu relato de parto no seu blog! O que você disse sobre entender que é uma dor de nascimento e não de sofrimento me deixou mais ciente do que é um parto! Obrigada!!

      Fico feliz ao saber que você gosta desse tema aqui no blog!

      Muito obrigada pelas suas palavras! Beijinhos

      Responder
  • Katarina Rabelo

    Sobre a dor, o que me ajudou foi trabalhar meu psicológico pra aceitar e entender que é uma dor de nascimento e não sofrimento. Cada contração e dor significa que está mais próximo do bebê nascer.

    Responder
  • Thami Sgalbiero

    Duas amigas minhas estão grávidas, vou mandar seu post pra elas, porque pode ajudar né? Eu to bem longe e ter um bebê, mas acho bom o parto normal.
    Beijos!
    Thami Sgalbiero postado recentemente…Looks selecionados: AMAs 2017My Profile

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Thami!

      Muito obrigada por me ajudar a divulgar o post! Estou realmente precisando de ajuda!

      Beijinhos

      Responder
  • Talita Rodrigues Nunes

    Oi, Fernanda! O mais importante, para ter uma escolha consciente, é se informar – e isso já estás fazendo!
    Eu também gostava de ler relatos de parto quando estava grávida, me ajudava bastante. Por isso, vou deixar o meu aqui para dares uma olhada:
    http://somelhora.com.br/2016/08/09/relato-de-parto-vinicius/
    Talita Rodrigues Nunes postado recentemente…Sobre o que é o Natal? (poema de Natal)My Profile

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Talita!

      Vou ler o seu relato de parto também!

      Beijinhos

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close