Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Viajando com segurança

Oi, gente!

Tudo bem com vocês?

Chegou a hora das suas tão merecidas férias e você decide que vai viajar com os amigos ou família e a única coisa que deseja é que tudo corra bem. Caso não se prepare corretamente, essas férias podem até correr muito bem, mas a probabilidade de acontecer alguma coisa será muito maior.

Apesar de não ser algo que você ou outra pessoa normalmente pense quando vai viajar, a segurança é um requisito muito importante. Não se esqueça de proteger a sua casa para que você não fique se preocupando com ela durante a sua viagem.

A seguir, vamos listar aqui alguns cuidados necessários para diminuir o risco de problemas para que nada estrague as suas férias:

Aproveite a tecnologia

Gostando ou não, é impossível negar que a tecnologia está entre nós e, cada vez mais, estará e também que ela facilita bastante determinadas coisas. Atualmente, existe um número muito grande de aplicativos que ajudam muito o turista ou viajante, sendo que alguns deles foram criados mesmo para essas pessoas e outros não.

Existem aplicativos para ver opiniões sobre restaurantes, acompanhar a reserva do hotel, traçar um percurso, para criar checklists para não se esquecer de nada, etc. Veja aqui os melhores aplicativos para viajar, que poderão estar à distância de um clique. Também já falamos sobre esse item aqui no blog.

Cuidado com o seu dinheiro

Vários cuidados podem ser tratados neste tema. O erro mais comum entre os viajantes inexperientes ou, mesmo aqueles que nunca pensam muito em segurança, é colocar o dinheiro ou outros pertences valiosos no bolso de trás da mochila. Nesse lugar, facilmente, alguém pode abrir o zíper sem que você se dê conta.

Uma forma muito boa de guardar dinheiro, documentos, cartões de crédito, etc. é usando uma bolsa pequena para prender à cintura como pochetes ou mini-bolsas. Sim, pode não ser a coisa mais elegante do mundo, tanto nos homens como nas mulheres, mas a beleza tem que ser sacrificada para garantir a sua segurança.

Mochilas

O mesmo acontece com as mochilas. Quando você está viajando, elas se tornam a sua vida porque é lá em que você normalmente guarda a maioria das coisas e, se tiver feito uma viagem muito longa, provavelmente, será difícil recuperá-la caso a perca ou seja roubado.

Um conselho muito bom é que leve sempre com você um cadeado com código. Na maioria dos lugares, existe sempre a possibilidade de guardar as suas coisas dentro de um armário e, tendo esse cadeado, é uma segurança extra e um trabalho a mais para quem for roubá-lo.

Outro ponto a destacar é que você não deve largar a sua mala em qualquer lugar público, mesmo que seja apenas para ir ali comprar um sorvete. Lugares turísticos sempre têm pessoas atentas a essas situações e você não sabe se não estão exatamente esperando que você largue a mala para a levarem.

Por fim, nunca feche o zíper da mala em cima, mas sim de lado. Em cima, ele pode ir se abrindo com a movimentação e também é um lugar bem mais fácil de ser aberto por alguém sem você se dê conta disso.

Fraudes e enganações

Acontece um pouco por todo o lado, especialmente em países mais pobres, mas não pense que isso acontece somente nesses lugares. Existem muitas fraudes que podem acontecer como, por exemplo, alguém que peça dinheiro para ajudar a filha que tem câncer ou que foi roubado enquanto estava viajando e precisa de dinheiro para se orientar, etc. Existem muitos esquemas para enganar turistas e tem alguns tão bons que fazem muitas pessoas caírem.

Outro exemplo é um vendedor de rua que está vendendo pulseiras. Ele ata uma no seu pulso que depois não dá para tirar, só cortando e faz com que você, depois, “tenha que pagá-la”.

Outra coisa é ter atenção no lugar onde compra as suas passagens, reserva de hotel, etc. Certifique-se sempre de que é um lugar de confiança e, mais importante, que tem bem visível o seu número de contato (exemplo: GOL, Azul Linhas Aéreas, etc.) para que, se houver algum problema, basta você ligar, falar com um atendente e resolver na hora.

Resumindo, não dê muita confiança a quem o aborda na rua enquanto está viajando, especialmente, se for para pedir ajuda ou o ajudar até por ser um turista.

E então? Já ficou sabendo um pouco mais sobre segurança enquanto viaja? Existem outras coisas como cuidados com saúde, locais que visita, polícia, comida, etc., mas isso é assunto para outro post! Tenha cuidado, previna-se e aproveite umas boas férias.

Um grande beijo e até a próxima!

Comente

comments

Cantina San Marco
Serras Gaúchas: últimas impressões
Serras Gaúchas: Castelinho Caracol e Centro de Gramado
2 comentários
  • Katarina Rabelo

    Ótimas dicas! Quando fui pro Rock in Rio, em 2015, os aplicativos e dicas pelo Cel me ajudaram bastante a aproveitar a cidade nos poucos dias que fiquei por lá

    Responder
    • Fernanda

      Oi, Katarina!

      Muito obrigada! Esses aplicativos são demais! Se puder, deixe aqui os nomes dos aplicativos para o pessoal!

      Beijinhos

      Responder
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close