Brisa da Tarde | Curtindo a Vida em Família

Tipos de brita: da construção à decoração

Oi, gente!

Tudo bem com vocês? Aqui está tudo bem!

Bastante utilizada na construção civil, a brita (também chamada de pedra britada) é um produto agregado, confeccionado através da extração e trituração de rochas como granito, gnaisse, dolomito e calcário.

O que nem todo mundo sabe é que essa pedra é bastante diversa, apresentando-se em diversos tamanhos e formatos. Elas são classificadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de acordo com sua granularidade.

Versatilidade da brita

Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

A brita número 1, com malha de até 19 mm, é a mais comum e a preferida em obras – ela compõe diversas etapas de uma edificação, desde o concreto das colunas até as vigas e lajes.

Por outro lado, as britas de números 3, 4 e 5 – cujas malhas variam de 25 mm a 100 mm – são muito pouco utilizadas em construções comuns. Devido ao seu tamanho, vão bem em projetos de aterro, nivelamento de linhas férreas, fossas, sumidouros e estações de esgoto.

Em formatos diferentes, as britas também guardam algumas particularidades: as de superfícies lisas e arredondadas reduzem a porosidade entre os grãos e facilitam a fluidez do concreto. Já as angulosas e rugosas privilegiam a aderência do cimento. Veja mais aqui tipos de brita e seus usos na construção civil.


Do estacionamento à decoração do jardim

A versatilidade das pedras britadas é tanta que, além de serem utilizadas em diversas etapas de obra, também servem para compor pátios com estacionamento, decoração de jardins e, até mesmo, projetos interiores de paisagismo.

Versatilidade da brita

Imagem de Rochas Brasil Pedras Decorativas por Pixabay

As possibilidades são muitas: em vasos e canteiros, ao redor da piscina ou da churrasqueira, em caminhos para a passagem de pessoas e veículos no pátio, em áreas de lazer para as crianças, etc.

Elas também ficam incríveis no revestimento do chão de jardins de inverno, harmonizadas com móveis, deques e elementos de madeira.

Veja 5 dicas para planejar a sua construção ou reforma e economizar

Além de dar graça e formato ao ambiente, as britas ajudam a nivelar e permeabilizar o solo e a manter a limpeza do espaço, mantendo afastados insetos e animais indesejados.

A grande vantagem em relação às outras pedras utilizadas para esse fim é a economia – elas costumam ter preços mais em conta no mercado e ainda podem ser reaproveitadas a partir dos resíduos de obra.


Isolamento térmico

Por fim, quer saber outra grande utilidade da brita? Elas são ótimos materiais para compor sistemas de isolamento térmico e acústico em prédios.

Versatilidade da brita

Imagem de Rochas Brasil Pedras Decorativas por Pixabay

Quando combinadas com o poliestireno expandido – material isolante bastante utilizado em terraços e lajes -, ajudam a proteger a edificação dos raios solares e da radiação ultravioleta, promovendo maior controle da temperatura no interior.

Surpreendente descobrir tanta funcionalidade e versatilidade em um material tão simples, não é mesmo? A dica é sempre consultar um especialista para avaliar qual dos tipos de brita é mais apropriado para a sua obra ou projeto.


Esse artigo foi útil para você? Conte nos comentários!

Aproveite a leitura do blog e descubra também as diferenças entre os pisos cerâmicos e o porcelanato.

Beijinhos

Comente

comments

6 dicas para evitar a umidade em casa
5 dicas para montar um quarto de criança
Como fazer a transição do bebê da banheira para o chuveiro
Acompanhe as nossas notícias

Assine

Close